UMA VISÃO ALÉM DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA DO PIBID
Vanessa Budny Boaventura, Thainá Serafim Pereira, Gislene Camargo
Pedagogia; Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID.
O presente artigo surgiu a partir de uma proposta de atividade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o mesmo busca refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização e letramento no Brasil. Bem como, a relevância da literatura no processo de ensino-aprendizagem, já que a mesma estimula a criatividade e a imaginação, de modo a contribuir para a formação de um sujeito crítico. A fundamentação teórica utilizada foi Amado (2013), Brasil (1997) Domingues (2010), Fonseca (2012), Kleiman (2010), Mortatti (2006), Pereira (2007) e Soares (2004). Por fim, serão relatadas experiências promovidas pelo PIBID, as quais contribuíram grandemente para nossa formação. Possibilitou às acadêmicas-bolsistas a realização de uma práxis engrandecedora, de modo a promover significativos conhecimentos, tanto no processo de ensino aprendizagem dos educandos do 2º ano, quanto na formação de docentes.
Palavras-chave: Literatura 1. Alfabetização 2. Letramento 3.
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