Novembro
23/11/2017
Tema: Números seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome da brincadeira: Dançando e bamboleando, números e letras identificando.
Objetivo: Estimular a identificação e diferenciação entre números e letras.
Descrição: As bolsistas colaram nas crianças numerais de 0 a 5 e nas cadeiras que estavam sentadas também. Cada criança se dirigiu ao centro da sala, se apresentou e disse para a turma o número que constava em sua camiseta e o número que constava na cadeira, trabalhando a oralidade e contribuindo, deste modo, a posicionar as cadeiras em forma de retângulo. As bolsistas explicaram como ocorreria a atividade do dia: a música tocada, quando pausada desafiaria cada criança a identificar e sentar em seus respectivos números. Como a atividade tinha por objetivo a identificação dos numerais, nenhuma cadeira foi retirada, entretanto as bolsistas trocaram as posições das cadeiras em três momentos. Poucas crianças tiveram dificuldade em encontrar o número, nestes casos as bolsistas caminharam com a criança em volta das cadeiras estimulando-as a encontrar seu número e identificar os demais números.
A atividade seguinte se deu da seguinte forma: cada criança recebeu uma letra em sua camiseta, todas precisavam estar de mãos dadas e um único bambolê passaria de corpo em corpo, e por meio do movimento corporal, cada criança soletrou a letra antes ou enquanto o bambolê circulava. As bolsistas comentaram que assim como as letras unidas formam palavras, as crianças de mãos dadas formavam a união da equipe para realizar o desafio proposto. Foi uma atividade participativa e divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário