domingo, 10 de dezembro de 2017

Semana de Ciência e Tecnologia

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Gisele da Silva Milanez, Morgana Marcelino, Gislene Camargo

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.

RESUMO: O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao acadêmico uma experiência sistematizada entre teoria e prática, portanto, o relato de ensino descrito nesse artigo, desvela o projeto desenvolvido na Educação infantil sobre as cores, que teve como pano de fundo a Contação de história, cujo nome da brincadeira foi Conhecendo as cores, que teve por objetivo Identificar as cores em sala de aula de forma lúdica, didática e participativa. Nesta atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da imaginação e brincadeiras. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas como bases teóricas BRASIL (2010), COLELLO (2014), FANTIN (2000) e GIL (2002). Esse projeto de ensino possibilitou às bolsistas a compreensão sobre o quanto a interação, as brincadeiras, a imaginação e a criatividade na vivência em sala de aula são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto esses elementos são essenciais no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil, PIBID, Interações, Brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário