domingo, 10 de dezembro de 2017

Semana de Ciência e Tecnologia


FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA: TRAÇOS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO POR PIBIDIANAS DO SUBPROJETO DO PIBID/PEDAGOGIA – UNESC

Caroline Fenali Fernandes, Eliziane de Brittos, Gislene Camargo


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.

O presente resumo demonstra dados de um relato de experiência que apresenta como temática: função social da escrita: traços de um relato de experiência realizado por pibidianas do subprojeto do PIBID/Pedagogia – UNESC. Deste modo, objetivou-se neste artigo, compreender por meio de um relato de experiência acerca da função social da escrita, como a escola tem trabalhado o uso da função social da escrita durante o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Para elucidar a pesquisa, apresentou-se como base teórica: Oliveira (1999), Gontijo (2009), Kleiman (2005), Brasil (1997), Libâneo (1990) e das fontes bibliográficas encontradas no site da UNESC (2017) e da CAPES (2008). A metodologia utilizada para a realização do artigo foi a pesquisa bibliográfica, além das observações e as intervenções das bolsistas por meio do relato de experiência com uma turma do 1º ano das séries iniciais, de uma escola da rede municipal de Criciúma/SC, e viabiliza o cunho de pesquisa qualitativa. As observações com base no estudo de campo realizado no PIBID/Alfabetização buscaram compreender como acontece a alfabetização e letramento, de modo com que se pudesse trabalhar a função social da escrita, bem como a sua fundamentação teórica e importância para a criança no momento de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Com efeito, ao relacionar a teoria e a prática por meio de um projeto sobre a função social da escrita, as bolsistas puderam observar que é importante que se trabalhe acerca da função social da escrita, uma vez que não se tem relevado a primazia da mesma para a comunicação, durante a alfabetização dos alunos.

Palavras-chave: PIBID, relato de experiência, função social da escrita, alfabetização e letramento.

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