Novembro
29/11/17
Tema: Encerramento do Pibid 2017.
Objetivo: Assistir um espetáculo dança.
Descrição: A música é um instrumento de grande importância para o
processo de ensino e aprendizagem, visto que traz benefícios para as áreas
cognitiva, social, cultural, afetiva e motora, consequentemente contribui para
o desenvolvimento integral da criança. Em virtude disso, no enceramento do
PIBID/UNESC na escola Acácio Alfredo Villain, apresentamos a coreografia da
música “Pano encantado” de Lu Chamusca, para toda a escola. Neste sentido,
revelamos as crianças que por meio da nossa imaginação um pedaço de pano pode
se transformar no que queremos: em um barco, uma casa, um cavalo, uma flor, uma
cama e em tudo que podemos imaginar. Durante a apresentação, os educandos
assistiam com atenção e alguns nos acompanhavam na dança. Após, juntamente com
a professora supervisora e as crianças do segundo ano, fomos para a sala, na
qual tínhamos preparado um café para confraternizarmos.
Novembro
22/11/2017
Projeto:
As fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos animais!
Tema: “A
curiosa fábula do Leão e o Rato”
Objetivo:
Conhecer a fábula “O Leão e o Rato”, recriando a fábula por meio de um livro
que é representado somente por imagens.
Descrição: Primeiramente,
as bolsistas retomaram com os alunos as questões trabalhadas sobre
"Fábulas", levando os alunos à recordarem o que foi apreendido. Em
seguida, apresentaram aos alunos o livro
da seguinte fábula: "O Leão e o Rato", a qual é representada somente
por imagens, com o intuito de recriar, por meio das imagens, utilizando somente
a oralidade e a imaginação. Após recriarem a fábula, os alunos ilustraram. Por
fim, as bolsistas apresentaram a fábula na sua história original.
Novembro
13/11/17
Tema: Gênero textual –
Receita.
Objetivo: Compreender a função social e a estrutura de uma receita.
Descrição: Iniciamos
a aula com uma contação de história “A galinha Ruiva” de Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen,
realizada por meio de uma TV feita de papelão.
Após fizemos uma roda de conversa, enfatizando as etapas e os procedimentos que
a história apresentava para a confecção de um bolo de milho. Assim, explicamos sobre
o gênero textual receita, apresentando seus elementos necessários e sua
estrutura adequada. Após, confeccionamos um bolo, por meio da análise de uma
receita de bolo de milho. Este momento foi muito especial, as crianças participaram
com muito entusiasmo, auxiliando na leitura dos ingredientes. Em seguida,
enquanto o bolo assava, pedimos que as crianças imaginassem como ele ficaria e
registrasse em um desenho.
Novembro
06/11/17
Tema: Gênero textual –
Carta.
Objetivo: Compreender a função social e a estrutura de uma carta.
Descrição: A aula iniciou com uma conversa sobre as diferentes
formas de comunicação. Para buscar os conhecimentos prévios dos educandos
utilizamos questionamentos como: o que vocês fazem para se comunicar com alguém
que está longe? E se não houvesse celular, nem telefone? Desta forma, iniciamos
um diálogo sobre um dos mais antigos meios de comunicação: a carta. Tendo em
vista que atualmente a comunicação esta restrita aos meios eletrônicos,
propiciar aprendizado sobre o gênero textual carta é de extrema
importância. Ressaltamos os elementos, a
organização e a finalidade da carta. Bem como, o preenchimento correto do
envelope. Após, fizemos as devidas anotações no quadro e as crianças copiaram
em seus cadernos. Em seguida, as crianças produziram uma carta para um amigo, o
qual foi sorteado por meio de um amigo secreto. As cartas foram encaminhadas
para o correio, para que posteriormente fossem entregues aos destinatários.
23/10/17
Tema: Jogos matemáticos
Objetivo: Resolver situações problemas de subtração
Descrição: Iniciamos a aula dividindo a turma em três grupos, nos
quais foram disponibilizados jogos educativos: dominó, trilha e cartas, os
mesmos sucediam-se por meio da resolução de problemas de subtração. Para
auxiliá-los no processo de cálculo os educandos utilizavam lápis e papel.
Durante os jogos foi observado atos de competitividade, isto é, alguns queriam
ser o vencedor. Em virtude disso, promovemos um diálogo enfatizando que o
importante não é vencer e sim participar. Portando, devido a participação e o
entusiasmo das crianças, os jogos propiciaram um aprendizado significativo e
repleto de diversão.
Setembro
25/09/2017
Tema: Balões da subtração
Objetivo: Resolver situações problemas de subtração
Descrição: Neste dia preparamos uma dinâmica com balões para
resolução de cálculos matemáticos. Colocamos dentro dos balões diversas situações
problemas que envolviam a subtração. Seguindo nossas orientações, cada criança
escolhia um balão para estourar e em seguida montava a conta no quadro. Todos
os educandos deveriam resolver e o primeiro a terminar ia ao quadro apresentar
seu resultado. Caso alguém tivesse um resultado diferente ia ao quadro mostrar
e juntos resolvíamos as situações para encontrarmos a resposta correta. Durante
a atividade as crianças participaram ativamente, no entanto algumas sentiram
medo para estourar os balões.
Setembro
13/09/2017
Projeto: As fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos
animais!
Tema: “A curiosa Fábula do Cão e a carne”
Objetivo: Conhecer a fábula “O cão e a carne” por meio dos
jogos da forca e caça palavras.
Descrição: Inicialmente os alunos foram convidados a sentarem
em roda em um grande tapete no chão da sala, para relembrar as curiosidades das
fábulas do projeto, a biografia do autor Esopo. Seguida da socialização da
fábula do autor “O cão e a carne”.
Posteriormente a sala foi
divida em grupos, no quadro havia três forcas que as bolsistas elaboraram com
palavras correlacionadas a fábula socializada. Pelas solicitações e empolgação
dos alunos o jogo se realizou por várias vezes. Em seguida, foi entregue
um caça palavras a cada aluno, que foi produzido pelas bolsistas, com palavras
relacionadas a fábula “O cão e a carne”.
Por fim, cada aluno e bolsista
construíram seus próprios origamis de “cão” da fábula de Esopo.
Setembro
06/09/2017
Projeto: As
fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos animais!
Tema: “A
curiosa fábula do Galo e da Raposa”
Objetivo: Conhecer
as fábulas de Esopo por meio da ludicidade, a fim de conhecer os diferentes
tipos de animais.
Descrição: Primeiramente
as bolsistas problematizaram junto aos alunos sobre as Fábulas, de modo com que
se tivesse um conhecimento prévio sobre o que eles já sabiam a respeito do
tema. Em conseguinte, as bolsistas explicaram para as crianças o que são
fábulas, como elas se constituem e também, apresentamos o grande fabulista:
Esopo. Ao longo do projeto, as crianças conhecerão cinco fábulas do autor.
Em um segundo momento, os alunos foram convidados para
irem até o pátio da escola. Ali, foi feita uma roda debaixo de uma sombra em um
dia ensolarado. As bolsistas levaram as máscaras do Galo e da Raposa, e ali
dramatizaram toda a história da Fábula, de modo com que as crianças conhecessem
a mesma, de um modo lúdico e prazeroso.
Posteriormente, os alunos voltaram para a sala. Neste
momento, as bolsistas entregaram para cada aluno uma folha com os personagens
da história: o galo, a raposa e a árvore. Os alunos, então, coloriram os seus
personagens. Depois dos desenhos prontos, construímos os palitoches, cada aluno
com os seus personagens.
Por fim, os alunos foram convidados a recontar a fábula,
cada um do seu jeito, usando os personagens construídos por eles, a fim de
estimular a imaginação em criar uma nova história.
Agosto
28/08/2017
Tema: Além da terra, o que há?
Objetivo: Confeccionar um livro
Descrição: Com as pesquisas realizadas no encontro anterior as
crianças se prepararam para apresentar o que foi pesquisado. Inicialmente leram
e retiraram da pesquisa o que achavam mais importantes, após transcreveram para
uma folha A4, as quais foram agrupadas, formando o livro “Galáxia Via láctea”.
Tendo em vista que a oralidade é essencial no processo de ensino aprendizagem e
na apropriação do conhecimento, convidamos as crianças para apresentar sua
pesquisa. Mesmo sendo um momento muito especial, no qual as crianças puderam
verbalizar o que foi estudado, algumas ficaram tímidas e optaram por não ir
apresentar. No entanto, vale ressaltar que, nos diálogos e na produção do livro
as crianças se envolveram efetivamente, apresentando interesse pela temática.
Agosto
21/08/2017
Tema: Além da terra, o que há?
Objetivo: Pesquisar as características dos corpos existentes
na Via Láctea.
Descrição: Inicialmente foi feito um sorteio, com intuito de
que cada criança ficaria responsável por realizar um trabalho de pesquisa sobre
um corpo celeste da Via Láctea. Fomos para o laboratório de informática e
iniciamos a pesquisa, a qual as crianças realizaram com entusiasmo, lendo e
anotando as devidas informações.
Agosto
16/08/2017
Tema: Cartografia.
Objetivo: Reconhecer os diferentes trajetos.
Descrição: Inicialmente com as crianças sentadas em roda, questionamos sobre como elas chegavam até a escola, por qual lugares passavam, utilizando um mapa da cidade de Criciúma, mostrávamos o local onde moravam e a escola para verem se era longe ou perto. Mostramos também que o município de Criciúma está dentro de Santa Catarina, que por sua vez encontra-se na região Sul e assim até chegar ao planeta Terra. Após este momento, fizemos a leitura do poema “Muito prazer, dona Rua” de Murilo Cisalpino, discutindo sobre como é a rua que moram. Após este momento, as crianças foram convidadas a desenhar seu trajeto até a escola e terminado o desenho, eles apresentaram para a turma.
Agosto
14/08/2017
Tema: Além da terra, o que há?
Objetivo: Compreender as características dos corpos
existentes na Via Láctea.
Descrição: No primeiro momento do encontro fizemos um diálogo
com os educandos para que lembrem a história contada “O menino da Lua” de
Ziraldo e os planetas que havíamos ressaltado. Após, apresentamos um solário,
por meio do qual explicamos as características e curiosidades do sistema solar.
Bem como, oportunizamos o conhecimento sobre a galáxia, satélites naturais e
artificiais e asteróides. As crianças ficaram encantadas com o material e
demostraram interesse pela temática mediante o questionamento e uma escuta
atenta, ou seja, envolveram-se verdadeiramente no diálogo e na interação com as
acadêmicas.
Agosto
07/08/2017
Tema: Além da terra, o que há?
Objetivo: Compreender a galáxia Via Láctea
Descrição: Iniciamos a aula apresentando uma caixa misteriosa,
na qual tinha bolinhas coladas no fundo que representavam o sistema solar. Com
os olhos vendados as crianças utilizaram o tato para descobrir o que estava
sendo representado. Nesse momento, questionamos as mesmas para falarem sobre o
que sentiam e suas opiniões sobre o que poderia ser. Em seguida, fizemos a
contação da história “O menino da lua” de Ziraldo. Após iniciamos um diálogo
sobre a mesma ouvindo as interpretações e o conhecimento prévio de cada um em
relação ao tema. Por fim, fizemos uma atividade, denominada palavra puxa
palavra. Esta se consiste em partir de uma palavra e utilizar as sílabas da
mesma para formar outra palavra. Iniciamos a atividade com a palavra Marte e
por meio desta surgiram muitas outras palavras, como Maria, tênis, macaco,
Rita, avião, mato, rio, nutricionista, etc. As crianças se envolveram
efetivamente na atividade, apresentando um resultado positivo.
21/06/2017
Tema:
Sistema monetário.
Objetivo:
Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país.
Descrição: No
primeiro momento a professora supervisora da turma apresentou a introdução do
tema “sistema monetário” para os alunos, sendo estabelecido um diálogo com os
mesmos, sobre seus conhecimentos e questionamentos sobre o assunto. Em seguida,
as bolsistas adaptaram a simulação de um mercado, no qual os alunos tornaram-se
clientes e funcionários. Os alunos receberam cédulas falsas e em quantidades
variadas de um para outro. Foram chamados em dupla, onde um realizava as
compras, que não poderia passar do valor estimado, enquanto o outro ficava no
caixa, com o auxílio das bolsistas, ele verificava o valor das compras do
colega, calculando o troco a ser entregue, posteriormente, trocavam as
posições. A atividade teve o objetivo de aprofundar o conhecimento do sistema
monetário em situações do cotidiano, trabalhando valores, adição e subtração.
Junho
19/06/2017
Tema:
Direitos e deveres da criança e do adolescente
Objetivo:
Construir um livro
Descrição:
Iniciamos
a aula relembrando o Estatuto da Criança e do Adolescente que tínhamos
estudados no encontro anterior. Em seguida, cada criança ficou responsável para
fazer um desenho que represente um direito e um dever. Os quais, posteriormente
foram agrupados, constituindo um livro. As crianças ficaram animadas com a
criação do mesmo, se dedicando e caprichando em suas produções.
Junho
14/06/2017
Tema:
Pirâmide alimentar.
Objetivo: Identificar
os benefícios e quantidades necessárias de cada grupo alimentar.
Descrição: Primeiramente
as bolsistas juntamente com os alunos dialogaram sobre os tipos de alimentos
que consomem no seu dia a dia. Após, os alunos foram convidados a se sentarem
em roda em um tapete grande no meio da sala para ouvir a história “A cesta de
dona Maricota” de Tatiana Belinky e ilustração de Martinez, que aborda as
vitaminas e benefícios de alguns alimentos de forma lúdica, seguida de uma
conversação sobre a mesma.
Posteriormente, as crianças
foram convidadas a construir uma pirâmide alimentar num grande papel pardo.
Seguida da explicação que é uma forma gráfica de divisão de alimentos para
mostrar a quantidade precisa para uma alimentação balanceada. Consequentemente,
ampliando os conhecimentos dos alunos sobre os alimentos energéticos,
reguladores e construtores. Cada aluno procurou em revistas imagens de
alimentos. Em conseguinte, um a um foi até o quadro onde a pirâmide estava
exposta, para colar suas imagens no grupo alimentar corresponde, com auxílio
das bolsistas e da professora supervisora da sala, para que assim pudessem se
apropriar ainda mais do assunto.
Junho
12/06/2017
Tema:
Direitos e deveres da criança e do adolescente
Objetivo:
Conhecer seus direitos e deveres segundo o ECA
Descrição:
Conforme
a sugestão da professora regente, neste encontro apresentamos à turma do 2º ano
o livro vade mecum e sua função. Enfatizamos o ECA (estatuto da criança e do
adolescente), o qual é um documento que reúne as leis específicas
que asseguram os direitos das crianças e dos adolescentes. Após, contamos uma
história em quadrinhos “A turma da Mônica em: o estatuto da criança e do
adolescente”. A qual os educandos, reescreveram em seus cadernos de forma
resumida.
Maio
31/05/2017
Tema:
Pontos Cardeais
Objetivo:
Ampliar as noções de localização por
meio dos pontos cardeais.
Descrição: Primeiramente as bolsistas problematizaram junto aos
alunos como as pessoas se localizavam antes da invenção da tecnologia,
indagaram se reconheciam qual era o lado
direito e esquerdo. Em conseguinte, foi situado um fitilho no braço de cada um,
para que pudessem reconhecer seu lado direito.
Apresentaram
os pontos cardeais por meio da rosa dos ventos, demonstrando a movimentação da
terra, em relação ao nascer e o pôr do sol (Leste/Oeste). Ao apresentar os
hemisférios Norte e Sul, as bolsistas demonstraram que aquilo que estava a
frente dos alunos, representava o Norte e o que estava atrás, representava o
Sul.
Posteriormente,
os alunos foram convidados a irem ao centro da sala de aula, lugar em que o
mapa Mundi estava exposto ao chão, para que pudessem observar como poderiam se
localizar através do mapa e dos pontos cardeais. Deste modo, as crianças
brincaram no mapa, identificando os hemisférios Norte e Sul e encontraram o
Leste e o Oeste, a partir da linha do Equador, inclusive, compreendendo em que
hemisfério o Brasil está localizado no globo terrestre.
Por
fim, foram convidados a participar de uma brincadeira na quadra da escola, em
que um aluno representava o sol, e a partir desta referência, todos tinham de
localizar os pontos cardeais.
Maio
29/05/2017
Tema:
Lendo, criando e recriando.
Objetivo: Produzir um folder
Descrição: No primeiro momento da aula fizemos as apresentações das
histórias por meio dos palitoches, que foram confeccionados no encontro
anterior. Foi um momento muito especial, em que as crianças contavam a história,
encenando-a. Em seguida, sentamos em roda e mostramos uma imagem, a qual
apresentava um cão abandonado. Neste momento, iniciamos uma conversa sobre o
abandono, quais as consequências e como podemos evitar. Depois disso, os mesmos
grupos que apresentaram o teatro se reuniram para produzirem um folder sobre a
temática, o qual foi exposto no pátio da escola juntamente com a releitura da
obra de Michele Iacocca, a Bambolina e os palitoches.
Maio
24/05/17
Tema:
Zona urbana e zona rural.
Objetivo: Conhecer as zonas rurais e urbanas.
Descrição:
Primeiramente as bolsistas problematizaram aos alunos se sabiam o era zona
urbana e rural, após o diálogo contaram a história “O rato do campo e o rato da
cidade”, em que envolveu no seu término uma conversação sobre o que as crianças
tinham compreendido e como perceberam as zonas rurais e urbanas por meio da
história. Após, foi explicado de forma participativa das crianças, relacionando
com suas realidades.
Posteriormente
foram distribuídos livros, revistas para que as crianças pudessem encontrar
figuras que representassem as zonas rurais e urbanas, que foram apresentadas
aos colegas e coladas em um cartaz.
Maio
22/05/2017
Tema:
Lendo, criando e recriando.
Objetivo: Confeccionar palitoches.
Descrição: Iniciamos a aula conversando com as crianças que já
haviam levado Bambolina para sua casa, relataram a experiência e o que fizeram
em companhia da boneca. Após questionamos sobre o que havia acontecido no final
da história “As aventuras de bambolina”. As crianças comentaram: “Bambolina fez
teatro”, “ela fez muitas apresentações”, “ela ficou famosa fazendo teatro” etc.
Depois disso, dividimos a sala em três grupos, cada grupo deveria escolher uma
história, que seria dramatizada pela
Bambolina vestida de acordo com os personagens da narrativa escolhida. Cada integrante das equipes desenhou diferentes
personagens para Bambolina, que após isso foram pintados, recortados e colados
em palitos de picolé.
Maio
17/05/17
Tema:
Poema
Objetivo: Identificar as nomenclaturas
Descrição:
No primeiro momento, as bolsistas
apresentaram aos alunos o poema “bichinho de estimação” de Luciane Camargo. Foi
entregue aos alunos uma cópia do mesmo, para que pudessem acompanhar e
visualizar o mesmo. posteriormente, foi realizada uma conversa sobre o que
caracteriza um poema, para melhor compreensão dos alunos.
Em
seguida, foi realizada a atividade do “caça-palavras”, em que, houve uma
conversa com os alunos, fazendo uma indagação ao que eles já conheciam sobre o
caça-palavras. As bolsistas auxiliaram na atividade, que consistia em os alunos
procurar os nomes dos animais que continha no poema em um grande caça palavras,
assim como outros nomes diferentes que não continham que foram apresentados pelas
bolsistas.
Maio
15/05/2017
Tema:
Lendo, criando e recriando.
Objetivo: Confeccionar uma boneca de pano.
Descrição: No
primeiro momento conversamos com as crianças para que relembrassem a história
“As aventuras de Bambolina”. Logo após, separamos a turma em três equipes para
iniciar a confecção da boneca de pano. Cada equipe ficou responsável pela
confecção de uma parte da boneca. Em seguida, com o apoio da professora titular,
organizamos uma
lista contendo um roteiro dos nomes das crianças que levariam a boneca para
casa, juntamente com a releitura da obra de Michele Iacocca que foi construída em coletivo. Desta forma, todas as crianças vão ter a
oportunidade de passar uma noite na companhia da boneca e compartilhar com seus
familiares a história, praticando a leitura e sem abandonar a Bambolina,
conforme escrito na obra.
Maio
10/05/2017
Tema:
Caixa de surpresas
Objetivo: Analisar as sílabas das palavras
Descrição: Inicialmente as bolsistas questionaram aos alunos sobre o
que eles achavam que teria dentro da caixa de surpresas. Após a conversação,
cada criança se direcionava até a caixa, e de olhos fechados escolhia um objeto
surpresa (que eram relacionados ao cotidiano dos alunos), e em seguida o
nomeava, por exemplo: “Isto é um lápis’’, então todos os colegas repetiam o
nome do objeto escolhido, enquanto acompanhavam as sílabas com palmas.
Posteriormente falavam quantas sílabas foram ouvidas.
Após
todos dominarem o jogo, escrevemos no quadro os números 1, 2, 3, 4 e 5, usando
o mesmo procedimento do inicio do jogo, cada criança escrevia no quadro o nome
do objeto tirado da caixa no número correspondente as suas sílabas. Por
exemplo: o lápis, foi escrito na coluna com o número 2.
Para
finalizar as crianças pintaram um quebra-cabeças que foi entregue a cada um,
numa folha sulfite impressa. Em seguida cortaram as peças que incluíam o nome
do desenho em sílabas. Por fim montaram e brincaram com os colegas.
Maio
08/05/17
Tema: Lendo,
criando e recriando.
Objetivo: Construir um texto coletivo.
Descrição: Iniciamos a aula pedindo para que as crianças fizessem uma roda, para assim apresentarmos uma história diferente: uma história sem palavras. O livro “As aventuras de Bambolina” de Michele Iacocca, refere-se à uma boneca de pano que tinha uma vida tranquila até o dia em que, de repente, foi parar no olho da rua. Sendo jogada pra lá e pra cá, sem carinho e sem casa. Contudo, certo dia encontrou alguém que a transformou em uma marionete. Durante a roda de conversa, as crianças relacionavam a história com suas experiências, comentando: “eu tenho uma boneca velha, e não joguei ela fora quando ganhei uma boneca nova”, “quando eu ganho brinquedo novo eu continuo com meus brinquedos velhos” etc. Após apresentarmos todas as cenas e conversarmos sobre o livro, pedimos para as crianças criassem um texto coletivo, o qual foi escrito no quadro e as crianças copiaram no caderno.
Abril
26/04/2017
Tema: Alfabeto
Nome da Brincadeira: Alfabeto de rótulos
Objetivo: Reconhecer as letras de acordo com os rótulos
Descrição: Inicialmente foi confeccionado um cartaz contendo as letras do alfabeto e os rótulos foram colocados em exposição em mesas no centro na sala, a professora já havia pedido para os alunos trazerem rótulos de casa. Os alunos foram chamados um a um para que fossem na mesa, escolhessem um rótulo e dissessem qual a letra inicial dele, mostrando aos demais colegas, em seguida era questionado em que lugar estava a letra no cartaz, o aluno indicava e o colava.
Abril
24/04/2017
Tema: Quebra cabeça
Objetivo:
Identificar a sequência das palavras do poema de Vinícius de Moraes.
Descrição:
Conforme a sugestão da professora da sala e dando continuidade ao encontro
anterior, utilizamos o poema de Vinícius de Moraes “As borboletas”. Dessa
forma, iniciamos a aula pedindo para que as crianças se dividissem em 4 grupos,
os quais representavam o grupo das borboletas: brancas, azuis, amarelas e
pretas. Após, convidamos as crianças
para montar um quebra cabeça diferente. Esse, se constituía com as palavras do
poema. Feita a leitura do mesmo, as crianças se reuniram para montar o quebra
cabeça. Durante a leitura todas ouviram com atenção e estavam entusiasmadas com
a atividade. Nos quatro grupos houve a participação de todos os integrantes.
Cada um ajudava de uma maneira, enquanto uma criança lia o poema para o grupo,
as outras crianças procuravam as palavras. A colaboração de todos foi
indispensável para o sucesso da atividade. É importante ressaltar, que em
nenhum momento houve competição para ver qual grupo seria o primeiro a terminar
de montar o quebra cabeça. Após montarem, colaram o quebra cabeça no cartaz e
utilizando a sua criatividade para decorá-lo.
Abril
19/04/2017
Tema: Amarelinha
Alfabética.
Objetivo:
Reconhecer as letras do alfabeto por meio da Amarelinha Alfabética.
Descrição:
Primeiramente as bolsistas estabeleceram um diálogo com as crianças sobre a
brincadeira amarelinha, perguntando quem costuma brincar, quais as regras, se
gostam, etc.. Em seguida, contaram como a amarelinha chegou ao Brasil, de que
país a brincadeira veio, as regras do jogo e como se brinca e também, as
diversas denominações da brincadeira em nosso país e nos países diferentes.
Para isso foi utilizado o mapa Mundi, em que as crianças puderam localizar os
países em que existe a brincadeira e
tiraram suas dúvidas.
Posteriormente, em uma folha de ofício as crianças
fizeram o desenho de uma amarelinha, fazendo o uso das letras no lugar dos
números, de modo com que instigasse a imaginação das mesmas. Colaram a produção em um cartaz que ficou exposto na
escola (ao lado da sala). Por fim, as bolsistas convidaram as crianças a irem
até a quadra da escola para brincar de “Amarelinha Alfabética”, desse modo, ao
pular nas casinhas, identificavam quais eram as letras. E assim,
sucessivamente, todas as crianças participaram desta atividade ao ar livre.
Abril
10/04/2017
Tema: Teatro
Objetivo: Dramatizar poemas de Vinícius de Moraes.
Descrição: Inicialmente dividimos a sala em quatro grupos,
explicamos às crianças que montaríamos um pequeno teatro para apresentar para
turma, assim como a professora da sala nos sugeriu. Os grupos referiam-se aos
poemas “A cachorrinha”, “As borboletas”, “Casa”, e “As corujinhas”, de Vinícius
de Moraes, cada grupo foi orientado por uma das pibidianas. Após a divisão cada
grupo se reunião para conhecer o poema e ensaiar para a apresentação. As
crianças estavam ansiosas para apresentar e muito empolgadas falando sobre seu
personagem. Em seguida, fizemos as dramatizações dos poemas para a turma.
Conversamos sobre os mesmos e retiramos algumas palavras, as quais foram
utilizadas na atividade do ditado interativo. Após todas as palavras ditadas
fizemos a correção em coletivo, cada criança ia até o quadro e escrevia a
palavra. Questionamos se alguém havia escrito diferente e caso tivesse a
criança também escrevia no quadro. Com as diferentes formas de escrita da mesma
palavra no quadro víamos as diferenças, percebendo e discutindo sobre a sílaba
mais complexa das palavras. Durante a atividade as crianças estavam muito ativas,
interagiam umas com as outras e todas queriam ir ao quadro.
Abril
05/04/2017
Tema: História da escrita.
Objetivo:
Compreender o processo da história da escrita por meio do filme: “Os Croods”
(2013).
Março
27/03/2017
Tema: Produção de um texto
coletivo.
Objetivo: Explorar a história da
arca de Noé por meio de um conto.
Descrição: No encontro anterior
trabalhamos a história da arca de Noé por meio de uma música. Neste dia,
buscamos levar a mesma história, no entanto, apresentada por meio de um conto.
Iniciamos com a contação da história “O dilúvio”, após conversamos sobre a
mesma e pedimos para que eles recontassem a história. Considerando a oralidade
primordial no processo de ensino aprendizagem, visto que esta tem papel
fundamental na apropriação do conhecimento. As
crianças foram participativas durante a conversa e com a fala delas construímos
um texto coletivo para que copiassem no caderno, assim, exercitando a escrita.
Março
22/03/2017
Tema: História da escrita.
Brincadeira: Bingo de letras.
Objetivo: Conhecer a história da
escrita e o alfabeto.
Descrição: Primeiramente as
bolsistas questionam sobre a história da escrita e se os alunos conheciam outro
tipo de alfabeto que não fosse o deles. Feita a contação da história da escrita,
os alunos foram levados ao pátio, onde havia uma tira de papel pardo e lápis de
carvão, com a proposta de se comunicarem através de desenhos. Posteriormente, o
trabalho foi levado a sala de aula, onde os alunos explicaram seus desenhos aos
colegas, sendo este fixado ao lado da sala de aula. Num segundo momento, foram
distribuídas as cartelas aos alunos e iniciou-se o bingo com diálogo entre a
letra e o que conhecem com ela, relacionando a brincadeira com o cotidiano
deles.
Março
20/03/2017
Tema: A caça ao tesouro.
Objetivo: Explorar a história “A
arca de Noé” através da música.
Descrição: Neste dia, levamos a
música “A arca de Noé” de Toquinho.
Inicialmente, foi distribuída a letra da música para cada criança, apresentamos
seu cantor e sua estrutura, a qual contém 12 estrofes. Em seguida, ouvimos e
conversamos sobre a mesma. Diante algumas dúvidas e estranhamento das crianças
em relação algumas palavras, pedimos para que fizessem a leitura individual e
silenciosa e sublinhassem as palavras que não entendiam, para que
posteriormente pudéssemos procurar no dicionário seus significados.
Após
os esclarecimentos necessários, realizamos a atividade: “A caça pela música”. A
turma foi divida em 3 grupos, sendo 2 deles com 4 integrantes e 1 com 5 integrantes.
A música foi dividida pelas estrofes, resultando em 12 partes, e escondido pelo
pátio da escola. As crianças ficaram animadas com a atividade e foram muito
participativas. Correram pelo pátio com olhar atento para todos os espaços da
escola, e ao achar uma estrofe comemoravam contentes. A busca pelas estrofes da
música durou aproximadamente 10 minutos, pois as crianças eram rápidas e ágeis.
Retornando para a sala, cada grupo se reuniu para ver as estrofes que tinham
encontrado. Com o auxilio da letra da música completa e das pibidianas, as
crianças iam procurando a sequência correta das estrofes, ao encontrá-las foi
feita a leitura e colada em um papel pardo. Quando todas as estrofes foram
coladas, as crianças decoraram o papel para colocá-lo em exposição.
Março
15/03/2017
Tema: Apresentação
Brincadeira: “Eu sou ...., e você
quem é?”
Objetivos: Conhecer as crianças;
Apresentar as bolsistas;
Descrição: Inicialmente as crianças
foram levadas para o pátio e organizadas em forma de roda, para que a
brincadeira fosse explicada e realizada. Após a explicação, as crianças
juntamente das bolsistas e a professora mantiveram-se em roda com as mãos
unidas, sendo uma por cima e outra por baixo das mãos do colega. A brincadeira
iniciou por uma bolsista que perguntou ao aluno do lado esquerdo “Eu sou Luana,
e você quem é?” e assim sucessivamente até que chegasse na mesma. Acabada a
brincadeira, foi dada uma lembrança aos alunos que posteriormente voltaram para
a sala de aula e tiveram um acompanhamento das bolsistas até o fim do
período, auxiliando a professora e reconhecendo as especificidades da
turma .
Março
13/03/2017
Tema: Apresentação da turma e das pibidianas.
Objetivo: Conhecer os alunos e nos apresentar através
de uma dinâmica.
Descrição: Neste dia, nós retornamos às atividades na escola EMEIEF
Acácio Alfredo Villain. Para nos apresentar e conhecer as crianças, preparamos
uma dinâmica. Inicialmente foi feito a leitura do livro “Mundo de Coisas” de
Marcelo Xavier, o qual apresenta de maneira divertida, diversos objetos e suas
respectivas utilidades. Após, disponibilizamos em uma mesa os objetos
mencionados na história, com o objetivo de que cada criança escolhesse
determinado objeto, dizendo o porquê e em seguida se apresentando. As crianças gostaram da
dinâmica e estavam dispostas para participar, escolheram distintos objetos,
entre eles: “urso, porque gosto de brincar”, “dinheiro porque da para comprar
as coisas” e “travesseiro porque gosto de dormir”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário