O III Congresso Ibero-americano de
Humanidades, Ciências e Educação, que se realizará de 22 a 25 de maio de 2018
na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Criciúma/SC), terá como temática Produção e democratização do
conhecimento na Ibero-América, remetendo a discussões e ações
político-sociais que visam a debater a construção, acesso e circulação dos
conhecimentos nesse espaço. Desta forma, o evento se coloca como o lugar para a
interlocução entre pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação, profissionais
da educação superior e básica, bem como estudantes das áreas de Humanidades,
Ciências e Educação e demais interessados pela temática. A exemplo das edições
anteriores, o evento assegura um espaço substantivo para construção coletiva de
conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais.
Página do evento: III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação
Segunda Circular – Submissão de Trabalhos, Pôster, Minicursos e Oficinas: III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação
________________________________________________
"O
evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior
(IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul.
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação."
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul.
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação."
A
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO E. F.
Isadora da
Silva Lemos
Professora
Mestra Gislene Camargo
As
experiências relacionadas à iniciação à docência na escola campo proporcionou a
análise das diferentes metodologias, especialmente referentes ao processo de
alfabetização. Pudemos averiguar que as crianças se relacionam melhor com os
conhecimentos abordados de forma lúdica. Uma vez que, as crianças do primeiro
ano do Ensino Fundamental, são as crianças que há poucos anos, estavam no
pré-escolar da Educação Infantil. Embasadas nas obras de BRASIL (1998), FONSECA
(2002), VYGOTSKY (1998), dentre outros, analisaremos fontes que expliquem o lúdico
no processo de ensino e aprendizagem.
_______________________________________________
A
Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade
do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em
2017 o tema da VIII SCT UNESC será "A Matemática está em tudo".
_______________________________________________
do PIBID
________________________________________________
Bolsistas: Amanda Goulart
Juliana Dal Pont Becker
Cinara Lino
Colonetti
Titulo: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
Resumo:
A presente pesquisa apresentada
está em fase de desenvolvimento. Ela busca investigar as contribuições do PIBID
para a formação inicial de professores na perspectiva dos bolsistas de
graduação. Ela caracteriza-se por ser qualitativa com o desenvolvimento de
estudos bibliográficos, análise documental e entrevistas estruturadas.
Destacamos como objetivos específicos: Analisar a relação entre a teoria e a
prática no contexto das escolas, verificar a partir das respostas se a prática
vai de encontro aos objetivos do PIBID. A formação docente está em contínuo
aprimoramento, devido aos contextos sociais e também as novas tecnologias,
entre outros fatores. Com base nessa reflexão, desenvolveu-se a metodologia:
que envolveu a leitura proficiente do regulamento do PIBID, sua proposta, depois
foi realizada uma roda de conversa a partir de alguns questionamentos que foram
surgindo. E dentre eles, um é o nosso tema principal. Então, foram
entrevistados a principio quatro bolsistas de graduação (dois bolsistas de
artes visuais e dois de pedagogia).
Palavras-chave: Formação inicial do docente, Bolsistas licenciados, Contribuições do Pibid
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Beatriz
Teixeira Back, Aline Dagostin Spillere, Patrícia Tavares Nichele, Gislene
Camargo.
Liliane de
Bem Vieira, Alicia de Brida Andrade, Gislene Camargo.
Caroline
Fenali Fernandes, Eliziane de Brittos, Gislene Camargo
Bolsistas: Juliana
Ugioni Daminelli
Micleiton dos Santos Hilario
Cinara Lino Colonetti
Titulo: UM OLHAR SOBRE A
PRÁXIS NO PIBID COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo:
Esse relato traz reflexões sobre a práxis no PIBID.
Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de
aprendizagem. O objetivo da nossa atividade foi proporcionar uma alfabetização
e letramento por meio da ludicidade do brincar. A atividade tinha como objetivo
que os alunos buscassem/procurassem o maior número de palavras que não repetiam
letras. As correções das palavras foram feitas no quadro, onde cada aluno
escreveu a palavra da forma que considerada correta. Questionando-os se existia
outra forma de escrever. Outra atividade proposta foi formar palavras a partir
de uma letra do dado. O mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma
palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início, meio ou no fim, as
palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal. Cada passo só é válido
quando temos o reconhecimento dos nossos alunos que retribuem de maneira
simplificada e de grande importância, por isso sabemos que se esforçam para
buscar até a última vírgula que sabemos. Temos que dar mais importância a esses
pequenos detalhes e deixar de lado a vaidade do querer quantidade e não
qualidade.
Palavras-chave: PIBID, Leitura e escrita, Alfabetização.
________________________________________________
UMA VISÃO ALÉM DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DE UMA
PRÁTICA DO PIBID
Vanessa Budny Boaventura, Thainá Serafim Pereira, Gislene Camargo
Pedagogia; Universidade do Extremo Sul
Catarinense-UNESC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-
PIBID.
O presente artigo surgiu a partir de uma proposta
de atividade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o
mesmo busca refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização e letramento
no Brasil. Bem como, a relevância da literatura no processo de
ensino-aprendizagem, já que a mesma estimula a criatividade e a imaginação, de
modo a contribuir para a formação de um sujeito crítico. A fundamentação
teórica utilizada foi Amado (2013), Brasil (1997) Domingues (2010), Fonseca
(2012), Kleiman (2010), Mortatti (2006), Pereira (2007) e Soares (2004). Por fim, serão relatadas experiências
promovidas pelo PIBID, as quais contribuíram grandemente para nossa formação. Possibilitou às acadêmicas-bolsistas a
realização de uma práxis engrandecedora, de modo a promover significativos
conhecimentos, tanto no processo de ensino aprendizagem dos educandos do 2º ano, quanto na formação de
docentes.
Palavras-chave:
Literatura 1. Alfabetização 2. Letramento 3.
________________________________________________
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Beatriz
Teixeira Back, Aline Dagostin Spillere, Patrícia Tavares Nichele, Gislene
Camargo.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, BRASIL,
SANTA CATARINA
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) oportunizou que acadêmicas do curso de Pedagogia da UNESC,
desenvolvessem uma atividade lúdica relacionada ao alfabeto, nesse caso a
atividade “A amarelinha alfabética”, que foi realizada pelas pibidianas em
conjunto com crianças de 4 e 5 anos de idade, na escola campo. Partindo dessa
experiência, construiu-se o presente artigo, com o objetivo de abordar a
importância da brincadeira entrelaçada com a alfabetização e o letramento na
Educação Infantil. Para fundamentar essa questão, buscou-se reunir conceitos e
conhecimento de diversos pesquisadores da área, como COLELLO (2014), FANTIN
(2000), GALVÃO (1995), KLEIMAN (2002), MICOTTI (2014), VYGOTSKI (1995), entre
outros, para agregar na discussão de uma pesquisa bibliográfica. Por fim,
observou-se que as crianças puderam concretizar o objetivo da atividade que foi
realizada, evidenciando a importância da alfabetização ser trabalhada em
conjunto com o letramento, o que possibilitou às bolsistas, constatar que a
brincadeira deve permear as situações de ensino e aprendizagem, no sentido de
alfabetizar/letrando com significado.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento.
Brincar. Educação Infantil. PIBID.
________________________________________________
HISTÓRIA
DA ESCRITA: UM MUNDO DE DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS
Liliane de
Bem Vieira, Alicia de Brida Andrade, Gislene Camargo.
PIBID, PEDAGOGIA, UNESC. CRICIÚMA/SC – BRASIL.
RESUMO: No primeiro semestre do ano de 2017
no subprojeto de Pedagogia do PIBID da Universidade do Extremo Sul Catarinense,
voltado para a área de alfabetização, teve atuação em duas escolas do município
de Criciúma (SC). Durante este semestre, a partir de um tema da sequência
didática foi desenvolvido um plano de aula e aplicado neste período, no qual
foi abordado o tema “As letras do alfabeto” na Educação Infantil. Neste artigo
serão relatadas e discutidas as atividades aplicadas pelas alunas bolsistas do
PIBID na escola Padre Paulo Petruzzellis, ressaltando a importância de conhecer
a história da escrita na Educação Infantil tendo de referência autores como
Neta (2003) e Soares (2011), Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da
rede municipal de ensino de Criciúma e entre outros.
Palavras-chave:
História da escrita, crianças, Educação Infantil, letras e Pibid.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CORES NA EDUCAÇÃO
INFANTIL, ALÉM DA IMAGINAÇÃO
Gisele da Silva Milanez, Morgana Marcelino, Gislene Camargo
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.
RESUMO:
O Projeto
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao acadêmico uma
experiência sistematizada entre teoria e prática, portanto, o relato de ensino
descrito nesse artigo, desvela o projeto desenvolvido na Educação infantil
sobre as cores, que teve como pano de fundo a Contação de história, cujo nome
da brincadeira foi Conhecendo as cores, que teve por objetivo Identificar as
cores em sala de aula de forma lúdica, didática e participativa. Nesta
atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as
cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da
imaginação e brincadeiras. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas como
bases teóricas BRASIL (2010), COLELLO (2014), FANTIN (2000) e GIL (2002). Esse projeto
de ensino possibilitou às bolsistas a compreensão sobre o quanto a interação, as brincadeiras, a
imaginação e a criatividade na vivência em sala de aula
são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto esses
elementos são essenciais no desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave:
Educação
Infantil, PIBID,
Interações, Brincadeira.
________________________________________________
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA: TRAÇOS DE UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA REALIZADO POR PIBIDIANAS DO SUBPROJETO DO PIBID/PEDAGOGIA – UNESC
Caroline
Fenali Fernandes, Eliziane de Brittos, Gislene Camargo
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.
O
presente resumo demonstra dados de um relato de experiência que apresenta como
temática: função social da escrita: traços de um relato de
experiência realizado por pibidianas do subprojeto do PIBID/Pedagogia – UNESC. Deste modo, objetivou-se neste artigo, compreender
por meio de um relato de experiência acerca da função social da escrita, como a
escola tem trabalhado o uso da função social da escrita durante o processo de
alfabetização e letramento dos alunos. Para elucidar a pesquisa, apresentou-se
como base teórica: Oliveira (1999), Gontijo (2009), Kleiman (2005), Brasil
(1997), Libâneo (1990) e das fontes bibliográficas encontradas no site da UNESC
(2017) e da CAPES (2008). A metodologia utilizada para a realização do artigo
foi a pesquisa bibliográfica, além das observações e as intervenções das
bolsistas por meio do relato de experiência com uma turma do 1º ano das séries
iniciais, de uma escola da rede municipal de Criciúma/SC, e viabiliza o cunho
de pesquisa qualitativa. As observações com base no estudo de campo realizado
no PIBID/Alfabetização buscaram compreender como acontece a alfabetização e
letramento, de modo com que se pudesse trabalhar a função social da escrita,
bem como a sua fundamentação teórica e importância para a criança no momento de
transição da educação infantil para o ensino fundamental. Com efeito, ao
relacionar a teoria e a prática por meio de um projeto sobre a função social da
escrita, as bolsistas puderam observar que é importante que se trabalhe acerca
da função social da escrita, uma vez que não se tem relevado a primazia da
mesma para a comunicação, durante a alfabetização dos alunos.
Palavras-chave:
PIBID, relato de experiência, função social da escrita, alfabetização e
letramento.
________________________________________________
VI Seminário Institucional do PIBID/UNESC
Sinopse: O Subprojeto Pibid Pedagogia se inspirou na linguagem poética para representar a constituição do SER Professor na Iniciação à Docência. Foram palavras que fluíram das 40 bolsistas e representam poeticamente o processo de ensino e aprendizagem. Alfabetização, Letramento, Inclusão e Educação Infantil foram os protagonistas dos nossos conhecimentos.
Mostra fotográfica:
________________________________________________
O SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual) tem como propósito socializar resultados de estudos decorrentes de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura (Artes, Pedagogia, História, Letras, etc.) e programas de pós-graduação Stricto Sensu de Criciúma e região.
_______________________________________________
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsistas: Aline Rodrigues Borba
Gabriela Borges da Cunha
Gabriela Borges da Cunha
Titulo: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFÂNTIL: DESAFIOS ENCONTRADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA
Resumo:
Muito se discute sobre a importância do jogo
e da brincadeira na educação infantil, porém, ainda há insatisfação quanto à
qualidade do ensino e da aprendizagem nesse processo. O presente trabalho visa documentar práticas de jogos e de
brincadeiras vivenciadas no PIBID, do curso
de Pedagogia da UNESC durante o ano
de 2016. No desenvolvimento do projeto PIBID buscou-se descrever, algumas das
atividades pedagógica desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID na instituição e
na escola campo, refletindo sobre a importância dos jogos e das brincadeiras e
de tal projeto para a escola e principalmente para formação profissional do
acadêmico possibilitando a teoria e a prática.
Palavras-chave: PIBID. Jogos e Brincadeiras. Educação Infantil.
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsistas: Amanda da Silva Lourenço
Maria Aparecida Rodrigues Brígido Ghizi
Titulo: MEIO AMBIENTE: A IMPORTÂNCIA DE PRESERVÁ-LO
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências realizadas no PIBID INCLUSÃO, realizado na escola Moacyr Jardim de Menezes localizada no bairro Ceará em Criciúma. O projeto: Meio Ambiente: a importância de preservá-lo, foi proposto pela professora e foi aplicado em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, composta por 14 alunos de 6 à 7 anos, com duração de dois meses e tinha como objetivo orientar os alunos sobre a importância da preservação do mesmo. As situações de aprendizagem deram-se a partir de interações, utilizando instrumentos, como: histórias, vídeos, pinturas e construção de brinquedos com materiais recicláveis.
Palavras-chave: Experiências. Meio Ambiente. Ensino Fundamental.
_______________________________________________
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsistas: Juliana Ugioni Daminelli
Micleiton dos Santos Hilario
Titulo: DA TEORIA PARA A PRÁTICA NO PIBID
Resumo:
Esse relato traz reflexões sobre a teoria e a prática no PIBID. Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessa atividade foi brincar com as palavras, instigando os alunos a descobrirem e pesquisarem palavras que não repetissem letras, com o apoio do dicionário. Em outro momento, a atividade proposta era formar palavras a partir de uma letra do dado, o mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início meio ou no fim, as palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal.
Palavras-chave: 1. PIBID 2. Leitura e Escrita 3.Alfabetização
________________________________________________
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
Titulo: A IMPORTÂNCIA DO ÁBACO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO
Resumo:
O Pibid/Pedagogia atuando na turma do 4° ano da escola EMEIEF Padre Carlos Wecki, constatou a dificuldade dos alunos em letrar-se matematicamente, desta forma desenvolvemos algumas técnicas que poderiam auxiliar nesta aprendizagem. Muitas dessas técnicas auxiliaram neste letramento matemático, mas por sua vez não foram capazes de solucionar o problema, tendo em vista todo o esforço já produzido trouxemos um velho e esquecido material didático que por muito tempo desenvolveu sua atividade muito bem. O ábaco que estava jogado e pegando poeira foi o transformador desta realidade, através do concreto utilizando o tivemos resultados jamais esperados.
Palavras-chave: Pibid 1. Letramento 2. Ábaco 3.
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
Titulo: UM OLHAR DIFERENTE SOBRE AS CASAS DECIMAIS
Resumo:
Após observar a necessidade da turma do 4° ano que faz parte
do subprojeto Pibid Pedagogia, de aprender as casas decimais com material concreto
na matéria de matemática, as bolsistas desenvolveram com os alunos um ábaco com
materiais alternativos. Os materiais foram levados pelos próprios alunos e cada
um confeccionou o seu, criando assim um significado mais gratificante para os
mesmos.
________________________________________________
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsista: Gabriela de Abreu Ghisleri
Bolsista: Gabriela de Abreu Ghisleri
Titulo: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo:
Este trabalho tem com objetivo relatar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado da Educação Infantil, realizado em um CEIM no município de Criciúma, numa turma de Creche com 20 crianças de 2 a 3 anos. O Estágio foi realizado durante sete dias, sendo dois de observação e cinco de atuação. Foi elaborado e desenvolvido um Projeto de Ensino “No mundo dos animais”, com o objetivo estimular as crianças a desenvolverem atitudes de respeito e preservação dos animais. As situações de aprendizagem desenvolvidas deram-se a partir das interações, utilizando as mais diferentes linguagens, como: contação de histórias, brincadeiras, pinturas e músicas.
Palavras Chave: Educação Infantil. Estágio. Experiências.
________________________________________________
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
TÍTULO: LITERATURA:
IMAGINAÇÃO EM AÇÃO
RESUMO:
A literatura é
um recurso importante no processo de ensino aprendizagem, principalmente na
alfabetização e letramento. Visto que, auxilia no desenvolvimento cognitivo e
linguístico dos educandos, buscamos em uma atuação do PIBID, propiciar autoria
dos mesmos por meio de uma obra literária. Deste modo, apresentamos à turma do
2° ano o livro sem palavras, de Micheli Iococca “As Aventuras de Bambolina”,
com intuito de eles desenvolverem a imaginação e a criatividade na construção
coletiva da escrita para esta obra. Com isso, obtivemos um retorno positivo por
parte das crianças, as quais foram participativas e dedicadas durante toda a
atividade.
Palavras-chave: Literatura. Aprendizagem. Letramento.
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsistas: Isadora da Silva Lemos
Luana Zampoli
TÍTULO: A
BRINCADEIRA DA AMARELINHA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
RESUMO:
O
Pibid/Pedagogia atuando na turma do 1° ano da escola EMEIEF Acácio Alfredo
Villain, percebeu a importância de trabalhar com o reconhecimento das letras do
alfabeto. Desta forma, constatou-se a necessidade em apresentar as letras de
modo lúdico, fazendo o uso da brincadeira “Amarelinha”. Feita a contação da
história da amarelinha, trazendo a história de como essa brincadeira chegou no
Brasil, as crianças desenharam suas amarelinhas com letras no lugar de números.
Assim, brincaram de “Amarelinha Alfabética” no pátio da escola, de modo com que
ao pular nas “casas”, foram nomeando as letras, de maneira lúdica.
Palavras-chave: Alfabeto, PIBID, Lúdico.
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
TÍTULO: CONHECENDO AS CORES
RESUMO:
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao
acadêmico na educação infantil uma experiência sistematizada entre teoria e
prática. No planejamento e execução das atividades realizadas em grupo,
será relatado neste SELEP o tema “Contação de história”, cujo nome da
brincadeira foi “Conhecendo as cores” que teve por objetivo “Identificar as
cores em sala de aula” de forma lúdica, didática e participativa. Nesta
atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as
cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da
imaginação e brincadeiras.
Palavras-chave: Educação infantil,
Aprender brincando, PIBID.
________________________________________________
Participação dos Bolsistas
TÍTULO: A HISTÓRIA DA ESCRITA: CONHECENDO E APRENDENDO
RESUMO:
Realizamos
uma atividade com as crianças do Grupo V (4 a 5 anos) com o objetivo de
conhecer a história da escrita. A atividade deu início com “A história do
Lápis” da autora Ruth Rocha. Após a leitura, distribuímos folhas de papel, onde
as crianças desenharam com carvão um objeto que chamou a atenção na história.
Ao pronunciarem o nome do objeto, escreveram ao lado da figura uma letra que
fazia parte da palavra referente ao objeto desenhado. Os desenhos foram colados
no papel pardo pelas crianças e afixados no mural externo da escola.
Palavras-chave: História da escrita, crianças, desenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário