Novembro
30/11/2017
Objetivo: Refletir sobre a importância de ajudar o próximo.
Descrição: A união das pibidianas do Bairro da Juventude trouxe um espetáculo do
Magico de Oz, para encerramento do ano, apresentando para todas as crianças
presente da Educação Infantil. Este teatro trouxe a oportunidade das crianças
refletirem sobre a importância de ajudarem o próximo independente da raça, sexo
e religião, assim trazendo o amor, união, respeito, esperança, harmonia,
coragem, entre outros.
Novembro
23/11/2017
Tema: Números
seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome
da brincadeira: Dançando e bamboleando, números e
letras identificando.
Objetivo:
Estimular a identificação e diferenciação entre números e letras.
Descrição: As
bolsistas colaram nas crianças numerais de 0 a 5 e nas cadeiras que estavam
sentadas também. Cada criança se dirigiu ao centro da sala, se apresentou e
disse para a turma o número que constava em sua camiseta e o número que
constava na cadeira, trabalhando a oralidade e contribuindo, deste modo, a
posicionar as cadeiras em forma de retângulo. As bolsistas explicaram como
ocorreria a atividade do dia: a música tocada, quando pausada desafiaria
cada criança a identificar e sentar em seus respectivos números. Como a
atividade tinha por objetivo a identificação dos numerais, nenhuma cadeira foi
retirada, entretanto as bolsistas trocaram as posições das cadeiras em três
momentos. Poucas crianças tiveram dificuldade em encontrar o número, nestes
casos as bolsistas caminharam com a criança em volta das cadeiras
estimulando-as a encontrar seu número e identificar os demais números.
A
atividade seguinte se deu da seguinte forma: cada criança recebeu uma letra em
sua camiseta, todas precisavam estar de mãos dadas e um único bambolê passaria
de corpo em corpo, e por meio do movimento corporal, cada criança soletrou a
letra antes ou enquanto o bambolê circulava. As bolsistas comentaram que assim
como as letras unidas formam palavras, as crianças de mãos dadas formavam a
união da equipe para realizar o desafio proposto. Foi uma atividade
participativa e divertida.
Novembro
20/11/2017
Objetivo: Representar em forma de numero a quantidade de objetos presente.
Descrição: Iniciamos a aula perguntando aos alunos se lembravam o que as pibidianas
vinham trabalhando, eles responderam os números, pedimos então que falassem o
número que eles haviam aprendido, assim eles contaram 1, 2, 3,4 e 5. Após a
contagem dos alunos com o auxílio de um quadro de giz desenhamos o número 1 perguntávamos
que número era aquele e assim sucessivamente até chegar no 5, assim que eles
reconheciam como se desenhava os números pedíamos para que individualmente eles
vinham até o quadro para aprender desenhar o número. Em seguida entregamos
lápis de escrever e uma folha com atividades de contar os objetos presentes ali
e desenhar o número no quadrado ao lado da quantidade dos objetos que havia.
Alguns alunos apresentaram dificuldade na coordenação motora e as pibidianas
auxiliaram para conseguir realizar a atividade.
Novembro
16/11/2017
Tema: Números
seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome
da brincadeira: Reforçando números e letras.
Objetivo:
Saber diferenciar números de letras.
Descrição: As
bolsistas contaram a história do livro “Os números: quadrinhas dos Filopatas”
da autora Elisabeth Bosetti. Enquanto contavam a história, a mesma foi
contextualizada por um painel numérico. Após a contação as crianças foram
divididas em grupos e cada grupo recebeu números e letras misturados sobre as
carteiras. As crianças tiveram o desafio de separar nos potes “números” e
“alfabeto”, ou seja, as letras e os números. Por fim, foi realizada a
brincadeira de morto-vivo com os números. Onde, foi colocado em cada criança um
número de 0 a 5, então elas formaram equipes com números iguais. De mãos dadas
foram posicionadas em filas. As bolsistas lançavam o desafio “0 vivo”, estas
precisavam ficar de pé de mãos dadas; “5 morto” estas precisavam ficar
agachadas de mão dadas, com a finalidade de trabalhar em conjunto. Foi uma
atividade de diversão, autonomia e participação coletiva e individual.
Novembro
13/11/2017
Objetivo: Representar em forma de objeto ou desenho a quantidade do número
indicado.
Descrição: Retomamos com a atividade dos números, realizando a contagem de 1 a 5 e
mostrando para eles com os objetos da sala de aula a quantidade de cada
número. Após está demonstração chamamos
alguns alunos para separar os objetos conforme o número que falávamos, como por
exemplo: número 3 o aluno teria que pegar 3 objetos e assim realizamos com os
demais alunos. Em seguida entregamos uma folha com um número sortido que
variava de 1 a 5 e as crianças desenhavam objetos ou bolinha para representar a
quantidade do número que pedia.
Novembro
09/11/2017
Tema: Números
de 0 a 5 seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome
da brincadeira: Pulando com os números.
Objetivo: Movimento
e corporeidade ao identificar e quantificar os números.
Descrição: As
bolsistas apresentaram nove varetas as crianças e montaram junto com elas um
“pula-pula numérico”. A cada vareta posicionada no chão em forma de zigue-zague
as crianças realizavam a contagem e identificavam qual número se referia. As
bolsistas também levaram conjuntos de números de 0 a 9 e cartões com perguntas.
As crianças foram organizadas em suas respectivas cadeiras em forma de U, ou
seja em volta do pula-pula numérico. Após a confecção do pula-pula, cada
criança escolhia um cartão, uma bolsista lia a pergunta, por exemplo: Quantos anos
você tem? Quantas pessoas moram na sua casa? Quantos animais você tem? Quantas
professoras há na sala, entre outras. Então a criança procurava o número
ordinal que correspondia a resposta, falava para a turma e apresentava o
número. Após pulava o pula-pula numérico, trabalhando a lateralidade (esquerda
e direita) com auxílio dos amigos cantando os números pulados. Foi uma
atividade participativa e divertida.
Novembro
06/11/2017
Objetivo: Construir o número por meio da massinha de modelar.
Descrição: Iniciamos a aula apresentando os números de 1 a 5 e realizando a
contagem dos mesmos com as crianças. As que apresentavam dificuldade utilizamos
objetos que há na sala para representar melhor os números e a quantidade, o
mesmo era feito utilizando os dedos para contar. Após esta apresentação dos
números dividimos a turma em cinco grupos e entregamos um número para cada,
junto com uma massinha de modelar, cada aluno teria que representar o número na
massinha. Alguns alunos apresentaram dificuldade na coordenação motora e as
pibidianas auxiliaram para conseguir realizar a atividade.
30/10/17
Tema: Números.
Objetivo: Aprender sobre os números por meio de vídeos.
Descrição: Em continuação à sequência didática dos números, as
crianças foram levadas à sala de cinema da escola, para que elas pudessem
assistir um desenho do Ursinho Pooh sobre os números e alguns vídeos de canções
contando os numerais. Após, de volta a
sala, as pibidianas retomaram o conteúdo dos vídeos, podendo colocar em prática
o que aprenderem, contando objetos reais.
Outubro
26/10/2017
Tema: Números de 0
a 5 seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome
da brincadeira: Contando os números.
Objetivo: Escrever e
quantificar os números.
Descrição: As bolsistas
apresentaram a música "Os números" do Reino das Crianças para
relembrar o conteúdo trabalhado na atividade anterior sobre números e
quantidades. Durante a canção foram colocados nos corpos das bolsistas a
representação numeral conforme a música tocava. Em seguida, as bolsistas
interagiram com as crianças sobre a nomenclatura dos números na medida que iam
retirando os números afixados em seus corpos. Após, as bolsistas distribuíram a
cada criança uma folha A4 com uma tabela de 3 colunas e duas linhas,
esclarecendo o próximo passo, onde cada criança escreveria os numerais de 0 a 5
em cada quadrado da tabela e em seguida, quantificariam com palito(s) de dente
a(s) quantidade(s) correspondente(s). Foi uma atividade de aprendizado e
participação ativa de todas as crianças. E as dificuldades encontradas durante
o processo foram trabalhadas de forma lúdica e dialógica.
Outubro
23/10/17
Tema: História dos números.
Objetivo: Ouvir a história dos números.
Descrição: Neste dia, as pibidianas contaram a história dos números
ás crianças, e após a contação, questionou-se as crianças sobre o que haviam
compreendido da história, dialogando sobre o conteúdo do livro. Em seguida,
contou-se junto das crianças números de 1 a 10, retomando um pouco da história.
Outubro
09/10/2017
Tema: Dia das crianças.
Objetivo: Celebrar o dia das crianças.
Descrição: Este dia de atuação foi um dia especial em comemoração
ao dia das crianças. Por isso, foram realizadas pinturas faciais nas crianças
pelas pibidianas, e em seguida, as crianças foram levadas a assistir uma
contação de história preparada pelas professoras da Educação Infantil da
escola.
Outubro
05/10/2017
Tema: Números de 0 a 5 seguindo
a sequência didática “O Beija-flor”.
Nome da brincadeira: Conhecendo os números.
Objetivo: Aprender a identificar os
números e ter noções de quantidade.
Descrição: As bolsistas realizaram a contação de história do livro “Livro de
Números do Marcelo” da autora Ruth Rocha, de maneira interativa entre bolsistas
e crianças, questionado, apresentando a ilustração do número e a quantidade
referente ao número. Para contribuir com a aprendizagem, as bolsistas levaram
os números de 0 a 10 impressos em folhas de papel A4, que foi apresentado de
acordo com a leitura do livro, questionando as crianças. Após a contação de
história, as bolsistas apresentaram o dado de 0 a 5 (substituindo o 6 pelo 0) e
a quantidade de 6 beija-flores impressos em papel, sendo 1 deles na imagem
original. E explicaram como ocorreria a brincadeira, que se deu da seguinte
forma: cada criança jogaria o dado no chão, e teria por desafio identificar o
nome do número que apareceria na parte superior do dado e a contagem das
figuras de beija-flores que representam a quantidade do número identificado.
Todas as crianças participaram com alegria e inclusive ajudaram os colegas que
tinham dificuldade em identificar ou quantificar os números. Por fim, foram
reforçadas a identificação dos números.
Outubro
02/10/2017
Tema: Alfabeto.
Objetivo: Relacionar imagens e suas respectivas letras iniciais.
Descrição: Neste dia, realizou-se uma atividade em que foram
distribuídos às crianças balões com letras dentro. Em seguida, uma criança de
cada vez, estourou o balão e a partir da letra encontrada, teve que pegar entre
algumas figuras espalhadas no chão, aquela a qual correspondesse a letra inicial
do nome do que estava representado na imagem com a sua letra encontrada no
balão.
Setembro
28/09/2017
Tema: Letras do
alfabeto
Nome da brincadeira: Colocando a mão na massa.
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio
da massa de modelar.
Descrição: As bolsistas realizaram com as crianças da turma a
transformação da junção dos ingredientes sal, farinha de trigo, água e corante,
em massa de modelar. Cada criança contribuiu com sua participação na colocação dos
ingredientes, que foram misturados e amassados num primeiro momento pelas
bolsistas até adquirir a consistência necessária, e após foi distribuído às
crianças que tiveram por desafio criar letras do alfabeto. Foi uma atividade
divertida e todas ficaram satisfeitas em produzir as letras com massa de modelar
e poder levar para casa.
Setembro
25/09/2017
Tema: O
alfabeto.
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto através de figuras.
Descrição: As pibidianas trouxeram várias figuras e espalharam pelo chão. Chamamos
uma criança por vez para escolher uma figura e a mesma tinha que falar as
letras inicial e final da palavra que representava a figura. Caso necessitasse
de ajuda, as pibidianas apresentavam a palavra por escrito, a fim de que, as
crianças reconhecessem as letras relacionadas com as figuras colocadas.
Setembro
21/09/2017
Tema: Letras do
alfabeto
Nome da brincadeira: Dança dos Balões
Objetivo: Reconhecer as letras por meio da brincadeira.
Descrição: As bolsistas realizaram a leitura do livro “As letras:
quadrinhas dos filopatas” da autora Elisabeth Bosetti. Após, conversaram com as
crianças explicando como aconteceria a brincadeira. As cadeiras foram
organizadas em formato retangular, e cada criança recebeu um balão (amarelo ou
rosa) que continha um segredo: uma letra do alfabeto. A música começaria a
tocar e assim que fosse pausada, as crianças deveriam sentar nas cadeiras. Como
haviam duas cadeiras a menos, duas crianças não conseguiriam sentar, então
estas estourariam seus balões, procurariam o segredo, então seriam desafiadas a
identificar a letra e uma palavra que compõe esta letra. As bolsistas foram
surpreendidas, pois as crianças não queriam sentar nas cadeiras quando a música
era pausada, todas queriam estourar os balões. Elas ficaram muito animadas e
ansiosas com a sua letra e a letra do colega. Por fim, as letras foram coladas
em um balão feito de E.V.A. amarelo e afixado no mural da sala.
Setembro
18/09/2017
Tema: Bingo
das letras
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto através de um bingo.
Descrição: A professora regente da sala que preparou a atividade e nós a
auxiliamos, a atividade foi realizada da seguinte maneira: a sala foi dividida
em 5 grupos onde cada criança recebeu uma cartela contendo algumas letras do
alfabeto e tinha um saquinho com todas as letras. Cada criança teve duas
chances para retirar uma letra do saquinho, se a letra que tirasse tivesse em
sua cartela deveria marcar. Lembrando que as crianças tinham que falar a letra,
as que não lembraram as pibidianas ajudaram. Cada pibidiana orientou um grupo.
Setembro
14/09/2017
Tema: Letras do
alfabeto
Nome
da brincadeira:
Boliche das Letras
Objetivo: Desenvolver habilidades
cognitivas por meio de jogo didático.
Descrição: As bolsistas realizaram a leitura
do livro “Longe-perto” da autora Vera Lúcia Dias. Foi montando um cenário de
boliche, por meio de garrafas pet com as letras do alfabeto e uma bola leve de
tecido. Em seguida, cada criança ali presente, foi desafiada a acertar com bola
de pano uma garrafa pet e identificar a letra e uma possível palavra que compõe
esta letra. Após, as bolsistas mostraram a imagem de um objeto com a palavra
referida em caixa alta, onde a letra poderia estar presente tanto no início,
quanto no meio ou no fim da palavra.
Setembro
11/09/2017
Tema:
Brincando com as letras
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto.
Descrição: Neste dia as bolsistas realizaram com as crianças a brincadeira do
“caçador de letras”, a brincadeira era da seguinte forma: a turma seria
dividida em dois grupos e cada criança representava uma letra do alfabeto, as
bolsistas desenharam uma linha no chão e escolheram duas crianças para serem os
caçadores que teriam que ficar nessa linha, quando alguma bolsista chamava uma
letra, a criança que representasse essa letra tinha que atravessar a linha sem
deixar que o caçador pegasse, pois se pegasse a criança que foi pega teria que
ser o caçador e assim consequentemente.
Setembro
04/09/2017
Tema: A História da escrita
Objetivo: Conhecer a origem da escrita.
Descrição: Neste dia as bolsistas trouxeram para as crianças alguns livros
brincantes sobre a “História da Escrita”, lemos para os mesmos. Na sequência
explicamos sobre os livros e como surgiu a escrita. Depois distribuímos
pequenos livros feitos com folha de papel pardo para que os mesmos construíssem
um livro da História da Escrita individualmente. Em cada página continha um
desenho diferente, foram participativos e criativos na construção do material.
31/08/2017
Tema: Letras do alfabeto
Nome da brincadeira: Alfabeto
móvel
Objetivo: Desenvolver habilidades
cognitivas por meio de jogo didático
Descrição: As bolsistas realizaram a leitura
do livro “Lino” do autor André Neves. Após a leitura, dialogaram com as
crianças sobre os elementos que constituem o livro e elas prontamente
responderam que são: folhas, desenhos e palavras. Então as bolsistas complementaram
que para formar as palavras são necessárias as letras. Após, propuseram o
desafio de escolherem uma das 26 letras de E.V.A. que estava sobre a mesa,
falar em voz alta para os colegas o nome da letra, afixarem no painel onde
havia o contorno das letras do alfabeto e comentarem palavras que a letra
escolhida poderia estar presente. Foi uma atividade muito participativa e
prazerosa.
Agosto
28/08/2017
Tema: O alfabeto.
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto e associa-las a
palavras que comecem com as letras sorteadas.
Descrição: depois de assistir a um filme do “Barney do A
a Z- Agora eu sei o ABC” levamos as crianças para a sala e demos inicio a
atividade. As crianças foram separadas em dois grupos e cada uma tinha em mãos
uma letra do alfabeto. Entre os dois grupos no meio, tinha uma boneca que se
chamava Beta e que queria conhecer palavras novas. Uma Pibidiana sorteava as
letras, a criança que tinha a letra sorteada ia até o meio pegava a boneca e
falava uma palavra que começava com a letra. Através dessa atividade percebemos
que algumas crianças já conseguem associar a inicial da letra com outras
palavras, outras ainda associam as inicias das letras com nomes de colegas.
Agosto
24/08/2017
Tema: Letras do
alfabeto
Nome da
brincadeira: Jogo da memória
Objetivo: Desenvolver habilidades cognitivas por meio de jogo didático
Descrição: As bolsistas iniciaram a atividade ao som da música Be-A-Ba das
Letras do compositor Toquinho, na voz de Elba Ramalho. Em seguida, apresentaram
às crianças o jogo da memória das letras e palavras trabalhadas no encontro
anterior, com a finalidade de trabalhar a atenção, cognição e a oralidade de
cada criança. Foi esclarecido as regras e observadas as ações de cada criança
durante a execução do jogo. Houveram atitudes variadas, salientamos a
importância de trabalhar em equipe, o respeito às regras e aos colegas, bem
como a paciência e a organização como virtudes para toda a vida.
Agosto
21/08/2017
Tema: O alfabeto.
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem o alfabeto.
Descrição: Neste dia realizamos com as crianças a montagem do alfabeto
coletivo. Primeiramente apresentamos o alfabeto para as crianças, e as mesmas
repetiam oralmente as letras. Após a apresentação, entregamos uma letra para
cada aluno que por ordem alfabética deveriam colocar na sequência e ao fim
colar o alfabeto na parede. Com esta atividade conseguimos perceber que algumas
crianças já conheciam o alfabeto e associavam as letras com objetos, outras
conheceram as letras e sua sequência durante a atividade.
Agosto
17/08/2017
Tema: Letras do alfabeto.
Nome da brincadeira: Pescando as letras.
Objetivo: Ampliar o conhecimento das
letras.
Descrição: Foi montando um cenário de
pescaria, por meio de peixes de papel com as letras do alfabeto. As
bolsistas iniciaram a atividade ao som da música Be-A-Ba das Letras do
compositor Toquinho, na voz de Elba Ramalho. Em seguida, cada criança ali
presente, foi desafiada a pescar um peixe, identificar a letra e uma possível
palavra que compõe esta letra. Após, as bolsistas mostraram a imagem de um
objeto com a palavra referida em caixa alta, onde a letra poderia estar
presente tanto no início, quanto no meio ou no fim da palavra. A criança que
pescou o peixe agora teria o desafio de colori-lo e ao fim foi montado um
painel com o alfabeto na ordem pescada.
Agosto
10/08/2017
Tema: Letras do alfabeto.
Nome da brincadeira: Estimulando os sentidos.
Objetivo: Instigar os cinco
sentidos e identificar letras.
Descrição: As bolsistas vendaram as
crianças com TNT marrom. O desafio proposto foi cada criança ao ouvir a
história “Panda e o Tesouro dos Cinco Sentidos”, da autora Izabel Zambujal,
desafiar seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, durante a
leitura. Após, as bolsistas planejaram entregar as crianças gravetos para cada
uma delas desenharem na areia um desenho ou letra(s) do alfabeto,
desenvolvendo a atenção e concentração, de acordo com a experiência vivenciada.
Agosto
07/08/20
Tema: Recepção das crianças à volta
as aulas.
Descrição: Iniciamos a aula todas caracterizadas e fantasiadas com muita animação e empolgação. Interagimos com as crianças cantando e participando das atividades propostas nas musicas de cantiga de roda.
Descrição: Iniciamos a aula todas caracterizadas e fantasiadas com muita animação e empolgação. Interagimos com as crianças cantando e participando das atividades propostas nas musicas de cantiga de roda.
Foi um momento de confraternização, de muitas risadas. As
crianças se envolveram e participaram com muito entusiasmo.
28/06/2017
Tema: Letras do Alfabeto
Nome
da brincadeira: Contabilizando as palavras
Objetivo: Reconhecer letras, noções de quantidade e
números.
Descrição: As bolsistas distribuíram as crianças cartões de
cartolina com seus respectivos nomes, bem como grãos de feijão. O desafio
proposto foi cada criança utilizar os grãos de feijão para descobrir quantas
letras compõe o seu nome.
As
bolsistas planejaram apresentar as crianças a amarelinha caracol, desenvolvendo
a atenção, a concentração, o equilíbrio e a persistência da criança, incluindo
a realização da contagem e reconhecimento dos números. Porém, não foi possível,
porque a professora solicitou as bolsistas afixarem os nomes nas carteiras, não
sobrando tempo para aplicar a atividade-casada planejada.
Junho
26/06/2017
Tema: Sessão cinema “A historia da escrita”.
Objetivo: Compreender a história da escrita por um meio
audiovisual.
Descrição: Nesse dia levamos as crianças ao cinema da escola para
assistir o filme “Os croods”. No qual fizemos uma fala antes de começar assistir
o filme, pedindo para que as crianças prestarem a atenção de como os croods se
comunicavam e como contavam suas histórias. Após o filme conversamos um pouco
sobre o mesmo, e fizemos uma breve fala de como nossa escrita se modificou com
o passar do tempo.
Junho
19/06/2017
Tema: Brincando de Estátua.
Objetivo: Reconhecer as letras do
alfabeto visualmente e auditivamente.
Descrição: Neste dia as crianças brincaram de estátua em uma versão
modificada com o objetivo voltado para a alfabetização. Nessa brincadeira as
crianças se movimentavam ao som de uma música, quando as pibidianas falavam e
mostravam uma letra do alfabeto, a criança que tivesse a letra em seu nome
tinha que ficar em posição de estatua, e as outras que não possuíam a letra em
seu nome continuavam se movimentando. Em seguida realizamos a brincadeira “A
galinha quer pôr”, também modificada para trabalhar a alfabetização.
Inicialmente foi dada a uma criança uma letra do alfabeto impressa em um papel,
em que a mesma deveria colocar a letra atrás do amigo que no qual o nome
começasse com aquela letra, para facilitar os amigos que estavam na roda
sentados tinham a sua frente seus nomes escritos no crachá. O amigo que ficava com letra levantava e as
pibidianas davam outra letra para continuar a brincadeira e assim todos
participarem.
Junho
15/06/2017
Tema: Letras do Alfabeto
Nome
da brincadeira: Construindo uma caverna
Objetivo: Comunicar-se por meio da escrita primitiva e
identificar letras
Descrição: As bolsistas iniciaram a fala relembrando as crianças
sobre a história da escrita, o filme Croods e a importância de se comunicar
através da escrita. Em seguida, as bolsistas construíram junto com as crianças
uma caverna de papel pardo. Posteriormente, as bolsistas pintaram as mãos das
crianças com guache e elas transmitiram para a caverna as suas marcas. E por
fim, as bolsistas distribuíram pedras de carvão as crianças, elas escolherem
uma letra do alfabeto e escreverem na caverna com o carvão.
Junho
12/06/2017
Tema: Dominó
Alfabético
Objetivo: Desenvolver habilidades para a construção do jogo aprendendo as
letras do alfabeto.
Descrição: Neste
dia, apresentamos para as crianças um jogo de dominó com as letras do alfabeto.
Em grupos, ensinamos as crianças a jogar o jogo, seguindo as regras do jogo as
crianças deveriam encaixar a mesma letra que estava posta em cima da mesa, como
por exemplo A com A, B com B e assim sucessivamente, se não tivesse a letra
passava a vez. A curiosidade e o
interesse em participar tomaram conta de todas as crianças, sendo que esta
atividade proporcionou a aprendizagem das regras do jogo de dominó e o
reconhecimento das letras do alfabeto.
Junho
08/06/2017
Tema: Letras do Alfabeto
Nome
da brincadeira: A história da escrita
Objetivo: Reconhecer a história da escrita assistindo
o filme Croods
Descrição: Neste dia as bolsistas levaram as crianças até a sala
de cinema da escola que tinha sido reservada antecipadamente. Inicialmente foi feita
uma fala sobre a história do filme “os Croods” dirigido por Chris Sanders e
Kirk De Micco que iria ser apresentado vinculado a história da escrita, pois no
filme apresenta a história de uma família primitiva que vivia em uma caverna e
seus métodos de escrita eram diferentes dos métodos modernos que fazem parte do
dia a dia das crianças.
Junho
05/06/2017
Tema: Amarelinha
do alfabeto.
Objetivo: Identificar as letras que
compõem o alfabeto, relacionando as letras iniciais com palavras.
Descrição: Iniciamos a aula com a criação da amarelinha no piso do
pátio da escola. Com a ajuda das crianças descrevemos as letras do alfabeto em
ordem aleatória na amarelinha, na qual as mesmas escreveram com giz escolar as
letras que foram sorteadas. A brincadeira era jogar a almofada na amarelinha e conforme
a letra que caísse elas teriam que falar uma palavra com a inicial da letra,
correspondente ao quadrado da amarelinha. Essa atividade proporcionou as
crianças habilidade, coordenação motora, concentração e associação de palavras conhecidas.
Junho
01/06/2017
Tema: Letras do Alfabeto
Nome
da brincadeira: Fazer arte com argila
Objetivo: Desenvolver habilidades cognitivas por meio da
argila
Descrição: As bolsistas apresentaram às crianças a argila,
esclarecendo que cada uma delas iria produzir uma letra do alfabeto manuseando
a argila. Nesta prática, as crianças formaram grupos, mas trabalharam
individualmente. As crianças produziram letras variadas e falaram palavras em
que a letra estava presente. Ficaram muito felizes com esta atividade e produziram
objetos com a argila que sobrou. Os artesanatos ficaram expostos na sala em
pratinhos descartáveis com os nomes das crianças que participaram da atividade.
Maio
29/05/2017
Tema: Quem
sou eu?
Objetivo: Promover a autoestima e o autoconhecimento da criança.
Descrição: Iniciamos com a apresentação do cartaz, mostrando para a turma a imagem escolhida pela criança. Demonstrando as semelhanças que cada criança encontrou com a foto escolhida. Após todas as apresentações, conversamos com as crianças relembrando todas as atividades realizadas sobre a temática. Exemplificando e relembrando-os sobre a importância de sermos diferentes, que mesmo a pessoa parecendo ter a mesma cor de pele, ela é diferente também, porque nenhuma pessoa tem exatamente a mesma cor de pele. Conforme Ulisses Tavares: Somos todos arco-íris.
Objetivo: Promover a autoestima e o autoconhecimento da criança.
Descrição: Iniciamos com a apresentação do cartaz, mostrando para a turma a imagem escolhida pela criança. Demonstrando as semelhanças que cada criança encontrou com a foto escolhida. Após todas as apresentações, conversamos com as crianças relembrando todas as atividades realizadas sobre a temática. Exemplificando e relembrando-os sobre a importância de sermos diferentes, que mesmo a pessoa parecendo ter a mesma cor de pele, ela é diferente também, porque nenhuma pessoa tem exatamente a mesma cor de pele. Conforme Ulisses Tavares: Somos todos arco-íris.
Maio
22/05/2017
Tema: Quem sou eu?
Objetivo: Perceber e valorizar suas diferenças.
Descrição: Damos continuidade neste dia à aula anterior. Fizemos um cartaz com a participação das crianças, onde colaram suas imagens e juntamente colocávamos a fala da criança, onde elas caracterizavam suas semelhanças com a da foto escolhida. Neste mesmo cartaz apresenta-se a frase de Ulisses Tavares: “Não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris”.
Objetivo: Perceber e valorizar suas diferenças.
Descrição: Damos continuidade neste dia à aula anterior. Fizemos um cartaz com a participação das crianças, onde colaram suas imagens e juntamente colocávamos a fala da criança, onde elas caracterizavam suas semelhanças com a da foto escolhida. Neste mesmo cartaz apresenta-se a frase de Ulisses Tavares: “Não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris”.
Maio
18/05/2017
18/05/2017
Tema: Letras
do Alfabeto
Nome da brincadeira: A história da escrita
Objetivo:
•
Conhecer a história da escrita
•
Identificar as letras que já conhecem.
Descrição: Realizamos
a leitura do livro “A história do Lápis” da autora Ruth Rocha. Após a leitura,
entregamos as crianças folhas de papel, onde elas desenharam com carvão um
objeto que chamou a atenção na história. Bem como, ao pronunciar o nome do
objeto, escreveram ao lado da figura uma letra que faça parte da palavra
referente ao objeto desenhado. Os desenhos foram colados no papel pardo pelas
crianças e afixados no mural externo da escola pelas bolsistas.
Maio
15/05/2017
15/05/2017
Tema: Quem sou eu?
Objetivo: Perceber e valorizar suas diferenças.
Objetivo: Perceber e valorizar suas diferenças.
Descrição: Neste dia, entregamos as
crianças revistas para que encontrassem imagens na qual elas se identificassem.
Para a realização da atividade, algumas crianças apresentaram dificuldades para
achar a imagem no qual se identificassem, porém auxiliamos as crianças fazendo
perguntas sobre como elas eram, característica da pele, do cabelo, dos olhos,
entre outros.
Maio
08/05/2017
Tema: Identidade.
Objetivo: Reconhecer sua identidade.
Descrição: Iniciamos a aula com a história "As Tranças de Bintou”, um livro brincante reelaborado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/UNESC. Após a contação, relacionamos as características das crianças com as de Bintou. Posteriormente apresentamos a “caixa do tesouro” para as crianças, convidando-as individualmente para olharem o que se encontrava dentro da caixa. Na caixa havia um espelho, no qual refletia a imagem da criança, elas deveriam guardar segredo para que a finalidade da dinâmica ocorresse corretamente. No segundo momento desta atividade perguntamos a todos “qual o tesouro que havia dentro da caixa?” Alguns conseguiram entender o propósito do jogo, outros perceberam apenas o espelho. Fizemos a intervenção sobre as diferenças de cada um, sendo que essas diferenças são características no qual chamamos de identidade. No entanto, o tesouro que havia dentro da caixa eram eles. Cada um com suas diferenças, tornando-se assim um tesouro precioso.
Objetivo: Reconhecer sua identidade.
Descrição: Iniciamos a aula com a história "As Tranças de Bintou”, um livro brincante reelaborado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/UNESC. Após a contação, relacionamos as características das crianças com as de Bintou. Posteriormente apresentamos a “caixa do tesouro” para as crianças, convidando-as individualmente para olharem o que se encontrava dentro da caixa. Na caixa havia um espelho, no qual refletia a imagem da criança, elas deveriam guardar segredo para que a finalidade da dinâmica ocorresse corretamente. No segundo momento desta atividade perguntamos a todos “qual o tesouro que havia dentro da caixa?” Alguns conseguiram entender o propósito do jogo, outros perceberam apenas o espelho. Fizemos a intervenção sobre as diferenças de cada um, sendo que essas diferenças são características no qual chamamos de identidade. No entanto, o tesouro que havia dentro da caixa eram eles. Cada um com suas diferenças, tornando-se assim um tesouro precioso.
Deste modo, deixamos a nossa contribuição sobre as
diferentes identidades valorizando e respeitando as suas diferenças e as
diferenças do outro, pois não existem pessoas iguais todos nós somos diferentes.
Maio
04/05/2017
Tema: Jogos
Nome da brincadeira: Brincando se aprende
Objetivo: Desenvolver
habilidades cognitivas por meio de jogos didáticos
Descrição:
As bolsistas levaram jogo da memória, quebra-cabeça e varetas para as crianças
jogarem. Nesta prática, as crianças foram divididas em grupos. Em cada grupo
foram esclarecidas as regras e observadas as ações de cada criança durante a
execução dos jogos. Houveram atitudes variadas, salientamos a importância de
trabalhar em equipe, o respeito as regras e aos colegas, bem como a paciência e
a organização como virtudes para toda a vida.
Abril
27/04/2017
Tema: Literatura infantil
Objetivos:
Interagir oralmente com a história narrada e criar um espantalho
Descrição:
Por meio do teatro, as bolsistas apresentaram a história “Firmino, o amigo dos
pássaros”, do autor José Jorge Letria, utilizando sons da natureza para
contribuir na ludicidade. Após a contação, as crianças desenharam um espantalho
no papel pardo e por meio de papéis coloridos apresentados, elas vestiram o
espantalho utilizando a imaginação.
Abril
24/04/2017
Tema:
Contação de História
Nome da Brincadeira: Lá vem a história
Objetivo:
Compreender os sentidos da páscoa.
Neste
dia foi levado a história do “Coelhinho que não era de páscoa” e essa atividade
ocorreu na sala específica para contações de histórias, em que contamos
utilizando palitoche com os personagens do livro. As crianças ficaram bastante
atentas quando questionadas, responderam de acordo com o que estava na
história. Logo após voltamos para sala e as crianças fizeram um quebra cabeça,
pintando e recortando, para assim, finalizarmos a atividade sobre a Páscoa.
Abril
20/04/2017
Tema: Literatura infantil
Objetivo:
Interagir com a contação de uma história
Descrição:
Por meio de contação de história foi apresentado o capítulo “o casamento”, do
livro “Reinações de Narizinho”, do autor Monteiro Lobato.
Após a contação, foi conversado com as crianças sobre o
dia nacional do livro infantil, uma homenagem ao aniversário de Monteiro
Lobato. A ilustração foi anexada no mural da sala.
Abril
17/04/2017
Tema:
Descobrindo os sentidos da Páscoa
Nome da Brincadeira: É hora
de assistir e descobrir o que é Páscoa.
Objetivos: Reconhecer os sentidos da páscoa e os seus símbolos.
A
aula teve início por meio de dois vídeos, um deles chamava-se a “História da
Páscoa" em que exibia histórias da páscoa, contadas e encenadas por crianças; e o outro foi da turma da Mônica “O conto de Páscoa", em que
falava sobre os símbolos da páscoa. As crianças gostaram bastante e todos
prestaram atenção nos vídeos, e quando questionadas souberam responder. Além
dos vídeos, elas também tiveram a visita
de um dos personagens mais famosos e esperados na Páscoa: o coelhinho,
que na verdade era uma coelhinha. Para que ela aparecesse, tivemos que
fazer a mágica, e quando as crianças a viram, ficaram surpresas e encantadas.
Houve muita diversão, e todas as crianças tocaram na coelhinha, alegando que o seu pelo era muito macio.
Abril
10/04/2017
Tema: Hora
de por a mão na massa.
Nome da Brincadeira: Receitas com cenoura
Objetivos: Identificar o legume (cenoura) e experimentar o sabor da mesma crua,
cozida e o sabor no bolo.
Neste
dia, fomos até a cozinha para a preparação do bolo de cenoura. A professora havia esquecido como fazer o bolo, por isso,
todos nós fizemos a mágica (que costumamos fazer quando queremos que algo apareça) e a professora lembrou da receita, após isso, todas as crianças participaram
da preparação do bolo. Enquanto o
bolo assava, as crianças experimentavam a cenoura crua, o suco de cenoura e a
cenoura cozida. Depois do bolo pronto, foi o momento de degustação.
Abril
06/04/2017
Tema: Contação de
história
Nome da brincadeira:
Conhecendo as cores
Objetivo:
Identificar as cores em sala de aula
Descrição:
As bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as cores” da autora
Ruth Rocha. As crianças ficaram em círculo, sentadas em almofadas coloridas e
em um tapete laranja, com o intuito de fazer parte de um cenário colorido. Sendo
assim, a história foi contextualizada por meio da imaginação e brincadeiras.
Abril
03/04/2017
Tema:
Descobrindo objetos vendados
Nome da Brincadeira: Enxergando com as mãos
Objetivos: Identificar os objetos por meio do tato.
A
atividade iniciou com uma mágica em que "apareceram" objetos dentro
da caixa, em seguida, com os olhos vendados convidamos as crianças individualmente
para adivinhar os objetos que tinham diferentes texturas, apenas tocando neles.
Depois pedimos que elas falassem o que pensavam que era após isso mostramos o
objeto, sendo que elas deveriam guardar segredo e não contar para os colegas o
que tinham tocado e visto.
Março
30/03/2017
Tema: Contação de História.
Nome
da brincadeira:
Conhecendo as cores
Objetivo: Aperfeiçoar o conhecimento das cores
Descrição: Apresentamos a história do livro
“Flicts” do autor Ziraldo Alves Pinto. Levamos um dado de E.V.A. colorido para
brincar e contextualizar a história. Esta atividade foi realizada apenas com a
segunda turma (4 a 5 anos). A professora supervisora incorporou a dinâmica o
reconhecimento dos nomes de cada criança em papel cartolina no chão. Ou seja,
após a identificação da cor do dado jogado pela criança, esta procuraria seu
nome no papel, junto aos dos demais, sobre o chão. O resultado foi positivo e
divertido, a grande maioria conseguiu realizar a brincadeira com sucesso.
Posteriormente,
ajudamos a professora supervisora a organiza-los para o almoço.
Março
27/03/2017
Tema: Identidade
Nome da Brincadeira: Quem é meu amigo.
Objetivo: Respeitar as diferenças, e
reconhecer-se como uma crianças importante perante ao grupo.
Descrição: Nesse dia a brincadeira foi
“Quem é meu amigo", no qual era vendado os olhos da criança e
através do tato ela tinha que adivinhar quem era o(a) amigo(a), sempre com o
questionamento das acadêmicas, em que as mesmas perguntavam se o amigo era
maior ou menor, se tinha cabelos longos ou curtos entre outras perguntas.
Mostrando que todos nós somos diferentes e que através de nossas diferenças
somos reconhecidos.
Março
23/03/2017
Tema: Contação de História
Nome
da brincadeira: A importância do abraço.
Objetivo: Desenvolver a afetividade com as
crianças.
Descrição: Apresentamos a história do livro
“Douglas quer um abraço” do autor David Melling. Levamos um urso para
contextualizar a história. A professora supervisora apropriou-se da história do
livro e trabalhou lateralidade, grande e pequeno. Houve a participação de todas
as crianças das duas turmas.
Na segunda
turma (4 a 5 anos) após a prática, aproveitamos o dia lindo de sol e levamos as
crianças para brincar no parque. Posteriormente, ajudamos a professora
supervisora a organiza-los para o almoço.
Março
20/03/2017
Tema: Identidade
Nome da Brincadeira: Contação de História
"NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”
Objetivo: Trabalhar a Identidade e as diferenças. Cada um tem sua identidade, e todos somos diferentes.
Descrição: Nesse
dia contamos a história “NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”, a mesma
foi contada por meio da sombrinha literária, e com a ajuda
das crianças na hora de fazer a mágica para que a
história aparece-se, os mesmos ficaram encantados. E quando foi feito o
questionamento todos souberam responder. A história relata que
não somos iguais no caso da história a girafa (Nina) não era igual, e que mesmo
não sendo igual ela tinha sua identidade e seu lugar no mundo, todas as
conheceram por suas característica de uma boa treinadora, e todas as sua amigas
passaram a respeitar a girafa Nina.
Março
16/03/2017
Tema: Apresentação
Nome
da brincadeira:
Dinâmica do cachorro de pelúcia
Objetivo: Conhecer a professora supervisora e
as crianças
Descrição: Apresentamos o cachorro de pelúcia
com o nome de Ted para as crianças. Solicitamos para formar um grande círculo,
em que o brinquedo de pelúcia passou de mão-em-mão, nos incluindo na
brincadeira. Então, cada criança apresentou-se ao cachorro e ficou livre para
fazer nele o que estivesse com vontade. Algumas abraçaram, outras fizeram
carinho, outras rejeitaram.
Na
primeira turma da Educação Infantil (2 a 3 anos) nem todos conseguiram
participar, logo improvisamos cantigas e obteve a participação do grupo.
Na
segunda turma da Educação Infantil (4 a 5 anos) todos participaram e souberam
dizer seus nomes.
Março
13/03/2017
Tema: Conhecendo
as crianças
Nome da Brincadeira: Piquenique da Apresentação
Objetivo: Conhecer as crianças e a professora, e nos
apresentar aos mesmos;
Descrição: Nosso primeiro
dia no PIBID foi conhecer as crianças por meio de um piquenique no bosque.
Realizamos uma brincadeira do “Bom dia” com o objetivo de conhecê-los melhor,
percebendo como está a audição, memória e concentração. Durante essa
brincadeira as crianças tinham que acertar o nome do colega que estava falando
“bom dia” a mesma encontrava-se de olhos vendados, quem acertava passava
a vez. Foi um dia muito divertido, conversamos bastante, falamos um pouquinho
de nós e contamos porque estávamos ali. Fomos bem recebidas pelas crianças,
professoras e todos da instituição!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário