domingo, 10 de dezembro de 2017

Semana de Ciência e Tecnologia

Beatriz Teixeira Back, Aline Dagostin Spillere, Patrícia Tavares Nichele, Gislene Camargo.


UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, BRASIL, SANTA CATARINA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportunizou que acadêmicas do curso de Pedagogia da UNESC, desenvolvessem uma atividade lúdica relacionada ao alfabeto, nesse caso a atividade “A amarelinha alfabética”, que foi realizada pelas pibidianas em conjunto com crianças de 4 e 5 anos de idade, na escola campo. Partindo dessa experiência, construiu-se o presente artigo, com o objetivo de abordar a importância da brincadeira entrelaçada com a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Para fundamentar essa questão, buscou-se reunir conceitos e conhecimento de diversos pesquisadores da área, como COLELLO (2014), FANTIN (2000), GALVÃO (1995), KLEIMAN (2002), MICOTTI (2014), VYGOTSKI (1995), entre outros, para agregar na discussão de uma pesquisa bibliográfica. Por fim, observou-se que as crianças puderam concretizar o objetivo da atividade que foi realizada, evidenciando a importância da alfabetização ser trabalhada em conjunto com o letramento, o que possibilitou às bolsistas, constatar que a brincadeira deve permear as situações de ensino e aprendizagem, no sentido de alfabetizar/letrando com significado.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Brincar. Educação Infantil. PIBID.

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