E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

Novembro
29/11/17

Tema: Encerramento do Pibid 2017.

Objetivo: Assistir um espetáculo dança.

Descrição: A música é um instrumento de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, visto que traz benefícios para as áreas cognitiva, social, cultural, afetiva e motora, consequentemente contribui para o desenvolvimento integral da criança. Em virtude disso, no enceramento do PIBID/UNESC na escola Acácio Alfredo Villain, apresentamos a coreografia da música “Pano encantado” de Lu Chamusca, para toda a escola. Neste sentido, revelamos as crianças que por meio da nossa imaginação um pedaço de pano pode se transformar no que queremos: em um barco, uma casa, um cavalo, uma flor, uma cama e em tudo que podemos imaginar. Durante a apresentação, os educandos assistiam com atenção e alguns nos acompanhavam na dança. Após, juntamente com a professora supervisora e as crianças do segundo ano, fomos para a sala, na qual tínhamos preparado um café para confraternizarmos. 


Novembro
22/11/2017

Projeto: As fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos animais!

Tema: “A curiosa fábula do Leão e o Rato”

Objetivo: Conhecer a fábula “O Leão e o Rato”, recriando a fábula por meio de um livro que é representado somente por imagens.

Descrição: Primeiramente, as bolsistas retomaram com os alunos as questões trabalhadas sobre "Fábulas", levando os alunos à recordarem o que foi apreendido. Em seguida, apresentaram aos  alunos o livro da seguinte fábula: "O Leão e o Rato", a qual é representada somente por imagens, com o intuito de recriar, por meio das imagens, utilizando somente a oralidade e a imaginação. Após recriarem a fábula, os alunos ilustraram. Por fim, as bolsistas apresentaram a fábula na sua história original.

Novembro
13/11/17

Tema: Gênero textual – Receita.

Objetivo: Compreender a função social e a estrutura de uma receita.

Descrição:  Iniciamos a aula com uma contação de história “A galinha Ruiva” de Ingrid  Biesemeyer Bellinghausen, realizada por meio de uma TV feita de papelão. Após fizemos uma roda de conversa, enfatizando as etapas e os procedimentos que a história apresentava para a confecção de um bolo de milho. Assim, explicamos sobre o gênero textual receita, apresentando seus elementos necessários e sua estrutura adequada. Após, confeccionamos um bolo, por meio da análise de uma receita de bolo de milho. Este momento foi muito especial, as crianças participaram com muito entusiasmo, auxiliando na leitura dos ingredientes. Em seguida, enquanto o bolo assava, pedimos que as crianças imaginassem como ele ficaria e registrasse em um desenho.

Novembro
06/11/17

Tema: Gênero textual – Carta.

Objetivo: Compreender a função social e a estrutura de uma carta.

Descrição: A aula iniciou com uma conversa sobre as diferentes formas de comunicação. Para buscar os conhecimentos prévios dos educandos utilizamos questionamentos como: o que vocês fazem para se comunicar com alguém que está longe? E se não houvesse celular, nem telefone? Desta forma, iniciamos um diálogo sobre um dos mais antigos meios de comunicação: a carta. Tendo em vista que atualmente a comunicação esta restrita aos meios eletrônicos, propiciar aprendizado sobre o gênero textual carta é de extrema importância.  Ressaltamos os elementos, a organização e a finalidade da carta. Bem como, o preenchimento correto do envelope. Após, fizemos as devidas anotações no quadro e as crianças copiaram em seus cadernos. Em seguida, as crianças produziram uma carta para um amigo, o qual foi sorteado por meio de um amigo secreto. As cartas foram encaminhadas para o correio, para que posteriormente fossem entregues aos destinatários. 

Outubro
23/10/17

Tema: Jogos matemáticos

Objetivo: Resolver situações problemas de subtração 

Descrição: Iniciamos a aula dividindo a turma em três grupos, nos quais foram disponibilizados jogos educativos: dominó, trilha e cartas, os mesmos sucediam-se por meio da resolução de problemas de subtração. Para auxiliá-los no processo de cálculo os educandos utilizavam lápis e papel. Durante os jogos foi observado atos de competitividade, isto é, alguns queriam ser o vencedor. Em virtude disso, promovemos um diálogo enfatizando que o importante não é vencer e sim participar. Portando, devido a participação e o entusiasmo das crianças, os jogos propiciaram um aprendizado significativo e repleto de diversão.


Setembro
25/09/2017

Tema: Balões da subtração

Objetivo: Resolver situações problemas de subtração

Descrição: Neste dia preparamos uma dinâmica com balões para resolução de cálculos matemáticos. Colocamos dentro dos balões diversas situações problemas que envolviam a subtração. Seguindo nossas orientações, cada criança escolhia um balão para estourar e em seguida montava a conta no quadro. Todos os educandos deveriam resolver e o primeiro a terminar ia ao quadro apresentar seu resultado. Caso alguém tivesse um resultado diferente ia ao quadro mostrar e juntos resolvíamos as situações para encontrarmos a resposta correta. Durante a atividade as crianças participaram ativamente, no entanto algumas sentiram medo para estourar os balões.


Setembro
13/09/2017

Projeto: As fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos animais!

Tema: “A curiosa Fábula do Cão e a carne”

Objetivo: Conhecer a fábula “O cão e a carne” por meio dos jogos da forca e caça palavras.

Descrição: Inicialmente os alunos foram convidados a sentarem em roda em um grande tapete no chão da sala, para relembrar as curiosidades das fábulas do projeto, a biografia do autor Esopo. Seguida da socialização da fábula do autor “O cão e a carne”.
Posteriormente a sala foi divida em grupos, no quadro havia três forcas que as bolsistas elaboraram com palavras correlacionadas a fábula socializada. Pelas solicitações e empolgação dos alunos o jogo se realizou por várias vezes. Em seguida, foi entregue um caça palavras a cada aluno, que foi produzido pelas bolsistas, com palavras relacionadas a fábula “O cão e a carne”.
Por fim, cada aluno e bolsista construíram seus próprios origamis de “cão” da fábula de Esopo.

Setembro
06/09/2017

Projeto: As fábulas de Esopo: as curiosas histórias dos animais!

Tema: “A curiosa fábula do Galo e da Raposa”

Objetivo: Conhecer as fábulas de Esopo por meio da ludicidade, a fim de conhecer os diferentes tipos de animais.

Descrição: Primeiramente as bolsistas problematizaram junto aos alunos sobre as Fábulas, de modo com que se tivesse um conhecimento prévio sobre o que eles já sabiam a respeito do tema. Em conseguinte, as bolsistas explicaram para as crianças o que são fábulas, como elas se constituem e também, apresentamos o grande fabulista: Esopo. Ao longo do projeto, as crianças conhecerão cinco fábulas do autor.
Em um segundo momento, os alunos foram convidados para irem até o pátio da escola. Ali, foi feita uma roda debaixo de uma sombra em um dia ensolarado. As bolsistas levaram as máscaras do Galo e da Raposa, e ali dramatizaram toda a história da Fábula, de modo com que as crianças conhecessem a mesma, de um modo lúdico e prazeroso.
Posteriormente, os alunos voltaram para a sala. Neste momento, as bolsistas entregaram para cada aluno uma folha com os personagens da história: o galo, a raposa e a árvore. Os alunos, então, coloriram os seus personagens. Depois dos desenhos prontos, construímos os palitoches, cada aluno com os seus personagens.
Por fim, os alunos foram convidados a recontar a fábula, cada um do seu jeito, usando os personagens construídos por eles, a fim de estimular a imaginação em criar uma nova história. 


Agosto
28/08/2017

Tema: Além da terra, o que há?

Objetivo: Confeccionar um livro
                                     

Descrição: Com as pesquisas realizadas no encontro anterior as crianças se prepararam para apresentar o que foi pesquisado. Inicialmente leram e retiraram da pesquisa o que achavam mais importantes, após transcreveram para uma folha A4, as quais foram agrupadas, formando o livro “Galáxia Via láctea”. Tendo em vista que a oralidade é essencial no processo de ensino aprendizagem e na apropriação do conhecimento, convidamos as crianças para apresentar sua pesquisa. Mesmo sendo um momento muito especial, no qual as crianças puderam verbalizar o que foi estudado, algumas ficaram tímidas e optaram por não ir apresentar. No entanto, vale ressaltar que, nos diálogos e na produção do livro as crianças se envolveram efetivamente, apresentando interesse pela temática.

Agosto
21/08/2017

Tema: Além da terra, o que há?

Objetivo: Pesquisar as características dos corpos existentes na Via Láctea.


Descrição: Inicialmente foi feito um sorteio, com intuito de que cada criança ficaria responsável por realizar um trabalho de pesquisa sobre um corpo celeste da Via Láctea. Fomos para o laboratório de informática e iniciamos a pesquisa, a qual as crianças realizaram com entusiasmo, lendo e anotando as devidas informações.

Agosto
16/08/2017
Tema: Cartografia.

Objetivo: 
Reconhecer os diferentes trajetos.


Descrição: 
Inicialmente com as crianças sentadas em roda, questionamos sobre como elas chegavam até a escola, por qual lugares passavam, utilizando um mapa da cidade de Criciúma, mostrávamos o local onde moravam e a escola para verem se era longe ou perto.  Mostramos também que o município de Criciúma está dentro de Santa Catarina, que por sua vez encontra-se na região Sul e assim até chegar ao planeta Terra. Após este momento, fizemos a leitura do poema “Muito prazer, dona Rua” de Murilo Cisalpino, discutindo sobre como é a rua que moram. Após este momento, as crianças foram convidadas a desenhar seu trajeto até a escola e terminado o desenho, eles apresentaram para a turma.

Agosto
14/08/2017

Tema: Além da terra, o que há?

Objetivo: Compreender as características dos corpos existentes na Via Láctea.

Descrição: No primeiro momento do encontro fizemos um diálogo com os educandos para que lembrem a história contada “O menino da Lua” de Ziraldo e os planetas que havíamos ressaltado. Após, apresentamos um solário, por meio do qual explicamos as características e curiosidades do sistema solar. Bem como, oportunizamos o conhecimento sobre a galáxia, satélites naturais e artificiais e asteróides. As crianças ficaram encantadas com o material e demostraram interesse pela temática mediante o questionamento e uma escuta atenta, ou seja, envolveram-se verdadeiramente no diálogo e na interação com as acadêmicas.

Agosto
07/08/2017

Tema: Além da terra, o que há?

Objetivo: Compreender a galáxia Via Láctea



Descrição: Iniciamos a aula apresentando uma caixa misteriosa, na qual tinha bolinhas coladas no fundo que representavam o sistema solar. Com os olhos vendados as crianças utilizaram o tato para descobrir o que estava sendo representado. Nesse momento, questionamos as mesmas para falarem sobre o que sentiam e suas opiniões sobre o que poderia ser. Em seguida, fizemos a contação da história “O menino da lua” de Ziraldo. Após iniciamos um diálogo sobre a mesma ouvindo as interpretações e o conhecimento prévio de cada um em relação ao tema. Por fim, fizemos uma atividade, denominada palavra puxa palavra. Esta se consiste em partir de uma palavra e utilizar as sílabas da mesma para formar outra palavra. Iniciamos a atividade com a palavra Marte e por meio desta surgiram muitas outras palavras, como Maria, tênis, macaco, Rita, avião, mato, rio, nutricionista, etc. As crianças se envolveram efetivamente na atividade, apresentando um resultado positivo.

                                                          Junho
21/06/2017

Tema: Sistema monetário.

Objetivo: Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país.

Descrição: No primeiro momento a professora supervisora da turma apresentou a introdução do tema “sistema monetário” para os alunos, sendo estabelecido um diálogo com os mesmos, sobre seus conhecimentos e questionamentos sobre o assunto. Em seguida, as bolsistas adaptaram a simulação de um mercado, no qual os alunos tornaram-se clientes e funcionários. Os alunos receberam cédulas falsas e em quantidades variadas de um para outro. Foram chamados em dupla, onde um realizava as compras, que não poderia passar do valor estimado, enquanto o outro ficava no caixa, com o auxílio das bolsistas, ele verificava o valor das compras do colega, calculando o troco a ser entregue, posteriormente, trocavam as posições. A atividade teve o objetivo de aprofundar o conhecimento do sistema monetário em situações do cotidiano, trabalhando valores, adição e subtração.

Junho
19/06/2017

Tema: Direitos e deveres da criança e do adolescente

Objetivo: Construir um livro

Descrição: Iniciamos a aula relembrando o Estatuto da Criança e do Adolescente que tínhamos estudados no encontro anterior. Em seguida, cada criança ficou responsável para fazer um desenho que represente um direito e um dever. Os quais, posteriormente foram agrupados, constituindo um livro. As crianças ficaram animadas com a criação do mesmo, se dedicando e caprichando em suas produções.

Junho
14/06/2017

Tema: Pirâmide alimentar.

Objetivo: Identificar os benefícios e quantidades necessárias de cada grupo alimentar.

Descrição: Primeiramente as bolsistas juntamente com os alunos dialogaram sobre os tipos de alimentos que consomem no seu dia a dia. Após, os alunos foram convidados a se sentarem em roda em um tapete grande no meio da sala para ouvir a história “A cesta de dona Maricota” de Tatiana Belinky e ilustração de Martinez, que aborda as vitaminas e benefícios de alguns alimentos de forma lúdica, seguida de uma conversação sobre a mesma.
Posteriormente, as crianças foram convidadas a construir uma pirâmide alimentar num grande papel pardo. Seguida da explicação que é uma forma gráfica de divisão de alimentos para mostrar a quantidade precisa para uma alimentação balanceada. Consequentemente, ampliando os conhecimentos dos alunos sobre os alimentos energéticos, reguladores e construtores. Cada aluno procurou em revistas imagens de alimentos. Em conseguinte, um a um foi até o quadro onde a pirâmide estava exposta, para colar suas imagens no grupo alimentar corresponde, com auxílio das bolsistas e da professora supervisora da sala, para que assim pudessem se apropriar ainda mais do assunto.

Junho
12/06/2017

Tema: Direitos e deveres da criança e do adolescente

Objetivo: Conhecer seus direitos e deveres segundo o ECA

Descrição: Conforme a sugestão da professora regente, neste encontro apresentamos à turma do 2º ano o livro vade mecum e sua função. Enfatizamos o ECA (estatuto da criança e do adolescente), o qual é  um documento que reúne as leis específicas que asseguram os direitos das crianças e dos adolescentes. Após, contamos uma história em quadrinhos “A turma da Mônica em: o estatuto da criança e do adolescente”. A qual os educandos, reescreveram em seus cadernos de forma resumida.
                                                            Maio
31/05/2017

Tema: Pontos Cardeais

Objetivo: Ampliar as noções de localização por meio dos pontos cardeais.

Descrição: Primeiramente as bolsistas problematizaram junto aos alunos como as pessoas se localizavam antes da invenção da tecnologia, indagaram  se reconheciam qual era o lado direito e esquerdo. Em conseguinte, foi situado um fitilho no braço de cada um, para que pudessem reconhecer seu lado direito.
Apresentaram os pontos cardeais por meio da rosa dos ventos, demonstrando a movimentação da terra, em relação ao nascer e o pôr do sol (Leste/Oeste). Ao apresentar os hemisférios Norte e Sul, as bolsistas demonstraram que aquilo que estava a frente dos alunos, representava o Norte e o que estava atrás, representava o Sul.
Posteriormente, os alunos foram convidados a irem ao centro da sala de aula, lugar em que o mapa Mundi estava exposto ao chão, para que pudessem observar como poderiam se localizar através do mapa e dos pontos cardeais. Deste modo, as crianças brincaram no mapa, identificando os hemisférios Norte e Sul e encontraram o Leste e o Oeste, a partir da linha do Equador, inclusive, compreendendo em que hemisfério o Brasil está localizado no globo terrestre.
Por fim, foram convidados a participar de uma brincadeira na quadra da escola, em que um aluno representava o sol, e a partir desta referência, todos tinham de localizar os pontos cardeais.

Maio
29/05/2017

Tema: Lendo, criando e recriando.

Objetivo: Produzir um folder

Descrição: No primeiro momento da aula fizemos as apresentações das histórias por meio dos palitoches, que foram confeccionados no encontro anterior. Foi um momento muito especial, em que as crianças contavam a história, encenando-a. Em seguida, sentamos em roda e mostramos uma imagem, a qual apresentava um cão abandonado. Neste momento, iniciamos uma conversa sobre o abandono, quais as consequências e como podemos evitar. Depois disso, os mesmos grupos que apresentaram o teatro se reuniram para produzirem um folder sobre a temática, o qual foi exposto no pátio da escola juntamente com a releitura da obra de Michele Iacocca, a Bambolina e os palitoches.

Maio
24/05/17

Tema: Zona urbana e zona rural.

Objetivo: Conhecer as zonas rurais e urbanas.

Descrição: Primeiramente as bolsistas  problematizaram aos alunos se sabiam o era zona urbana e rural, após o diálogo contaram a história “O rato do campo e o rato da cidade”, em que envolveu no seu término uma conversação sobre o que as crianças tinham compreendido e como perceberam as zonas rurais e urbanas por meio da história. Após, foi explicado de forma participativa das crianças, relacionando com suas realidades.
Posteriormente foram distribuídos livros, revistas para que as crianças pudessem encontrar figuras que representassem as zonas rurais e urbanas, que foram apresentadas aos colegas e coladas em um cartaz.

Maio
22/05/2017

Tema: Lendo, criando e recriando.

Objetivo: Confeccionar palitoches.

Descrição: Iniciamos a aula conversando com as crianças que já haviam levado Bambolina para sua casa, relataram a experiência e o que fizeram em companhia da boneca. Após questionamos sobre o que havia acontecido no final da história “As aventuras de bambolina”. As crianças comentaram: “Bambolina fez teatro”, “ela fez muitas apresentações”, “ela ficou famosa fazendo teatro” etc. Depois disso, dividimos a sala em três grupos, cada grupo deveria escolher uma história,  que seria dramatizada pela Bambolina vestida de acordo com os personagens da narrativa escolhida.  Cada integrante das equipes desenhou diferentes personagens para Bambolina, que após isso foram pintados, recortados e colados em palitos de picolé.

Maio
17/05/17

Tema: Poema

Objetivo: Identificar as nomenclaturas

Descrição: No primeiro momento, as bolsistas apresentaram aos alunos o poema “bichinho de estimação” de Luciane Camargo. Foi entregue aos alunos uma cópia do mesmo, para que pudessem acompanhar e visualizar o mesmo. posteriormente, foi realizada uma conversa sobre o que caracteriza um poema, para melhor compreensão dos alunos.
Em seguida, foi realizada a atividade do “caça-palavras”, em que, houve uma conversa com os alunos, fazendo uma indagação ao que eles já conheciam sobre o caça-palavras. As bolsistas auxiliaram na atividade, que consistia em os alunos procurar os nomes dos animais que continha no poema em um grande caça palavras, assim como outros nomes diferentes que não continham que foram apresentados pelas bolsistas.

Maio
15/05/2017

Tema: Lendo, criando e recriando.

Objetivo: Confeccionar uma boneca de pano.

Descrição: No primeiro momento conversamos com as crianças para que relembrassem a história “As aventuras de Bambolina”. Logo após, separamos a turma em três equipes para iniciar a confecção da boneca de pano. Cada equipe ficou responsável pela confecção de uma parte da boneca. Em seguida, com o apoio da professora titular, organizamos uma lista contendo um roteiro dos nomes das crianças que levariam a boneca para casa, juntamente com a releitura da obra de Michele  Iacocca que foi construída em coletivo.  Desta forma, todas as crianças vão ter a oportunidade de passar uma noite na companhia da boneca e compartilhar com seus familiares a história, praticando a leitura e sem abandonar a Bambolina, conforme escrito na obra.

Maio
10/05/2017

Tema: Caixa de surpresas

Objetivo: Analisar as sílabas das palavras

Descrição: Inicialmente as bolsistas questionaram aos alunos sobre o que eles achavam que teria dentro da caixa de surpresas. Após a conversação, cada criança se direcionava até a caixa, e de olhos fechados escolhia um objeto surpresa (que eram relacionados ao cotidiano dos alunos), e em seguida o nomeava, por exemplo: “Isto é um lápis’’, então todos os colegas repetiam o nome do objeto escolhido, enquanto acompanhavam as sílabas com palmas. Posteriormente falavam quantas sílabas foram ouvidas.
Após todos dominarem o jogo, escrevemos no quadro os números 1, 2, 3, 4 e 5, usando o mesmo procedimento do inicio do jogo, cada criança escrevia no quadro o nome do objeto tirado da caixa no número correspondente as suas sílabas. Por exemplo: o lápis, foi escrito na coluna com o número 2.
Para finalizar as crianças pintaram um quebra-cabeças que foi entregue a cada um, numa folha sulfite impressa. Em seguida cortaram as peças que incluíam o nome do desenho em sílabas. Por fim montaram e brincaram com os colegas.

Maio
08/05/17

Tema: Lendo, criando e recriando.

Objetivo: Construir um texto coletivo.

Descrição: Iniciamos a aula pedindo para que as crianças fizessem uma roda, para assim apresentarmos uma história diferente: uma história sem palavras. O livro “As aventuras de Bambolina” de Michele Iacocca, refere-se à uma boneca de pano que tinha uma vida tranquila até o dia em que, de repente, foi parar no olho da rua. Sendo jogada pra lá e pra cá, sem carinho e sem casa. Contudo, certo dia encontrou alguém que a transformou em uma marionete. Durante a roda de conversa, as crianças relacionavam a história com suas experiências, comentando: “eu tenho uma boneca velha, e não joguei ela fora quando ganhei uma boneca nova”, “quando eu ganho brinquedo novo eu continuo com meus brinquedos velhos” etc. Após apresentarmos todas as cenas e conversarmos sobre o livro, pedimos para as crianças criassem um texto coletivo, o qual foi escrito no quadro e as crianças copiaram no caderno.

     
                                                           Abril
26/04/2017

Tema: Alfabeto

Nome da Brincadeira: Alfabeto de rótulos

Objetivo:
 Reconhecer as letras de acordo com os rótulos

Descrição: Inicialmente foi confeccionado um cartaz contendo as letras do alfabeto e os rótulos foram colocados em exposição em mesas no centro na sala, a professora já havia pedido para os alunos trazerem rótulos de casa. Os alunos foram chamados um a um para que fossem na mesa, escolhessem um rótulo e dissessem qual a letra inicial dele, mostrando aos demais colegas, em seguida era questionado em que lugar estava a letra no cartaz, o aluno indicava e o colava.


Abril
24/04/2017
Tema: Quebra cabeça

Objetivo: Identificar a sequência das palavras do poema de Vinícius de Moraes.

Descrição: Conforme a sugestão da professora da sala e dando continuidade ao encontro anterior, utilizamos o poema de Vinícius de Moraes “As borboletas”. Dessa forma, iniciamos a aula pedindo para que as crianças se dividissem em 4 grupos, os quais representavam o grupo das borboletas: brancas, azuis, amarelas e pretas.  Após, convidamos as crianças para montar um quebra cabeça diferente. Esse, se constituía com as palavras do poema. Feita a leitura do mesmo, as crianças se reuniram para montar o quebra cabeça. Durante a leitura todas ouviram com atenção e estavam entusiasmadas com a atividade. Nos quatro grupos houve a participação de todos os integrantes. Cada um ajudava de uma maneira, enquanto uma criança lia o poema para o grupo, as outras crianças procuravam as palavras. A colaboração de todos foi indispensável para o sucesso da atividade. É importante ressaltar, que em nenhum momento houve competição para ver qual grupo seria o primeiro a terminar de montar o quebra cabeça. Após montarem, colaram o quebra cabeça no cartaz e utilizando a sua criatividade para decorá-lo.

Abril
19/04/2017

Tema: Amarelinha Alfabética.

Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto por meio da Amarelinha Alfabética.

Descrição: Primeiramente as bolsistas estabeleceram um diálogo com as crianças sobre a brincadeira amarelinha, perguntando quem costuma brincar, quais as regras, se gostam, etc.. Em seguida, contaram como a amarelinha chegou ao Brasil, de que país a brincadeira veio, as regras do jogo e como se brinca e também, as diversas denominações da brincadeira em nosso país e nos países diferentes. Para isso foi utilizado o mapa Mundi, em que as crianças puderam localizar os países em que existe a  brincadeira e tiraram suas dúvidas.
Posteriormente, em uma folha de ofício as crianças fizeram o desenho de uma amarelinha, fazendo o uso das letras no lugar dos números, de modo com que instigasse a imaginação das mesmas. Colaram a  produção em um cartaz que ficou exposto na escola (ao lado da sala). Por fim, as bolsistas convidaram as crianças a irem até a quadra da escola para brincar de “Amarelinha Alfabética”, desse modo, ao pular nas casinhas, identificavam quais eram as letras. E assim, sucessivamente, todas as crianças participaram desta atividade ao ar livre.


Abril
10/04/2017

Tema: Teatro

Objetivo: Dramatizar poemas de Vinícius de Moraes.

Descrição: Inicialmente dividimos a sala em quatro grupos, explicamos às crianças que montaríamos um pequeno teatro para apresentar para turma, assim como a professora da sala nos sugeriu. Os grupos referiam-se aos poemas “A cachorrinha”, “As borboletas”, “Casa”, e “As corujinhas”, de Vinícius de Moraes, cada grupo foi orientado por uma das pibidianas. Após a divisão cada grupo se reunião para conhecer o poema e ensaiar para a apresentação. As crianças estavam ansiosas para apresentar e muito empolgadas falando sobre seu personagem. Em seguida, fizemos as dramatizações dos poemas para a turma. Conversamos sobre os mesmos e retiramos algumas palavras, as quais foram utilizadas na atividade do ditado interativo. Após todas as palavras ditadas fizemos a correção em coletivo, cada criança ia até o quadro e escrevia a palavra. Questionamos se alguém havia escrito diferente e caso tivesse a criança também escrevia no quadro. Com as diferentes formas de escrita da mesma palavra no quadro víamos as diferenças, percebendo e discutindo sobre a sílaba mais complexa das palavras. Durante a atividade as crianças estavam muito ativas, interagiam umas com as outras e todas queriam ir ao quadro.



Abril
05/04/2017

Tema: História da escrita.

Objetivo: Compreender o processo da história da escrita por meio do filme: “Os Croods” (2013).

Descrição: Inicialmente as bolsistas junto aos alunos, relembraram a história da escrita e as brincadeiras realizadas no último encontro. Para a melhor compreensão de como vem sendo o processo da escrita, propiciamos um momento aconchegante e acolhedor, com um grande tapete ao centro da sala, de modo com que todos ficassem confortáveis para assistir ao filme: “Os Croods”, com a direção de Chris Sanders e Kirk de Micco, (2013). Após o término do filme, por meio de um diálogo, todos (professora supervisora, crianças e bolsistas) comentaram sobre as suas ideias e compreensões, relacionadas ao filme e a história da escrita.

        
                                            Março
27/03/2017

Tema: Produção de um texto coletivo.

Objetivo: Explorar a história da arca de Noé por meio de um conto.

Descrição: No encontro anterior trabalhamos a história da arca de Noé por meio de uma música. Neste dia, buscamos levar a mesma história, no entanto, apresentada por meio de um conto. Iniciamos com a contação da história “O dilúvio”, após conversamos sobre a mesma e pedimos para que eles recontassem a história. Considerando a oralidade primordial no processo de ensino aprendizagem, visto que esta tem papel fundamental na apropriação do conhecimento. As crianças foram participativas durante a conversa e com a fala delas construímos um texto coletivo para que copiassem no caderno, assim, exercitando a escrita.                                             

                          Março                         
  22/03/2017

Tema: História da escrita.

Brincadeira: Bingo de letras.

Objetivo: Conhecer a história da escrita e o alfabeto.

Descrição: Primeiramente as bolsistas questionam sobre a história da escrita e se os alunos conheciam outro tipo de alfabeto que não fosse o deles. Feita a contação da história da escrita, os alunos foram levados ao pátio, onde havia uma tira de papel pardo e lápis de carvão, com a proposta de se comunicarem através de desenhos. Posteriormente, o trabalho foi levado a sala de aula, onde os alunos explicaram seus desenhos aos colegas, sendo este fixado ao lado da sala de aula. Num segundo momento, foram distribuídas as cartelas aos alunos e iniciou-se o bingo com diálogo entre a letra e o que conhecem com ela, relacionando a brincadeira com o cotidiano deles.

     
Março
20/03/2017


Tema: A caça ao tesouro.

Objetivo: Explorar a história “A arca de Noé” através da música.

Descrição: Neste dia, levamos a música “A arca de Noé” de Toquinho. Inicialmente, foi distribuída a letra da música para cada criança, apresentamos seu cantor e sua estrutura, a qual contém 12 estrofes. Em seguida, ouvimos e conversamos sobre a mesma. Diante algumas dúvidas e estranhamento das crianças em relação algumas palavras, pedimos para que fizessem a leitura individual e silenciosa e sublinhassem as palavras que não entendiam, para que posteriormente pudéssemos procurar no dicionário seus significados.
Após os esclarecimentos necessários, realizamos a atividade: “A caça pela música”. A turma foi divida em 3 grupos, sendo 2 deles com 4 integrantes e 1 com 5 integrantes. A música foi dividida pelas estrofes, resultando em 12 partes, e escondido pelo pátio da escola. As crianças ficaram animadas com a atividade e foram muito participativas. Correram pelo pátio com olhar atento para todos os espaços da escola, e ao achar uma estrofe comemoravam contentes. A busca pelas estrofes da música durou aproximadamente 10 minutos, pois as crianças eram rápidas e ágeis. Retornando para a sala, cada grupo se reuniu para ver as estrofes que tinham encontrado. Com o auxilio da letra da música completa e das pibidianas, as crianças iam procurando a sequência correta das estrofes, ao encontrá-las foi feita a leitura e colada em um papel pardo. Quando todas as estrofes foram coladas, as crianças decoraram o papel para colocá-lo em exposição.    

                                                                                                       
Março
15/03/2017

Tema: Apresentação

Brincadeira: “Eu sou ...., e você quem é?”

Objetivos: Conhecer as crianças; Apresentar as bolsistas;

Descrição: Inicialmente as crianças foram levadas para o pátio e organizadas em forma de roda, para que a brincadeira fosse explicada e realizada. Após a explicação, as crianças juntamente das bolsistas e a professora mantiveram-se em roda com as mãos unidas, sendo uma por cima e outra por baixo das mãos do colega. A brincadeira iniciou por uma bolsista que perguntou ao aluno do lado esquerdo “Eu sou Luana, e você quem é?” e assim sucessivamente até que chegasse na mesma. Acabada a brincadeira, foi dada uma lembrança aos alunos que posteriormente voltaram para a sala de aula e tiveram um  acompanhamento das bolsistas até o fim do período, auxiliando a professora e reconhecendo as especificidades da turma .



Março
13/03/2017

Tema: Apresentação da turma e das pibidianas.

Objetivo: Conhecer os alunos e nos apresentar através de uma dinâmica.

Descrição: Neste dia, nós retornamos às atividades na escola EMEIEF Acácio Alfredo Villain. Para nos apresentar e conhecer as crianças, preparamos uma dinâmica. Inicialmente foi feito a leitura do livro “Mundo de Coisas” de Marcelo Xavier, o qual apresenta de maneira divertida, diversos objetos e suas respectivas utilidades. Após, disponibilizamos em uma mesa os objetos mencionados na história, com o objetivo de que cada criança escolhesse determinado objeto, dizendo o porquê e em seguida se apresentando. As crianças gostaram da dinâmica e estavam dispostas para participar, escolheram distintos objetos, entre eles: “urso, porque gosto de brincar”, “dinheiro porque da para comprar as coisas” e “travesseiro porque gosto de dormir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário