EVENTOS



O III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, que se realizará de 22 a 25 de maio de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Criciúma/SC), terá como temática Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, remetendo a discussões e ações político-sociais que visam a debater a construção, acesso e circulação dos conhecimentos nesse espaço. Desta forma, o evento se coloca como o lugar para a interlocução entre pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação, profissionais da educação superior e básica, bem como estudantes das áreas de Humanidades, Ciências e Educação e demais interessados pela temática. A exemplo das edições anteriores, o evento assegura um espaço substantivo para construção coletiva de conhecimentos, trabalhos colaborativos e parcerias interinstitucionais.


Segunda Circular – Submissão de Trabalhos, Pôster, Minicursos e Oficinas: III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação

________________________________________________


"O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul.
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação."


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO E. F.
Isadora da Silva Lemos
Professora Mestra Gislene Camargo

As experiências relacionadas à iniciação à docência na escola campo proporcionou a análise das diferentes metodologias, especialmente referentes ao processo de alfabetização. Pudemos averiguar que as crianças se relacionam melhor com os conhecimentos abordados de forma lúdica. Uma vez que, as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, são as crianças que há poucos anos, estavam no pré-escolar da Educação Infantil.  Embasadas nas obras de BRASIL (1998), FONSECA (2002), VYGOTSKY (1998), dentre outros, analisaremos fontes que expliquem o lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

_______________________________________________



A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2017 o tema da VIII SCT UNESC será "A Matemática está em tudo".
_______________________________________________

Participação dos Bolsistas
do PIBID


                   Bolsistas: Amanda Goulart
                                     Juliana Dal Pont Becker
                                     Cinara Lino Colonetti


Titulo: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

Resumo: 

A presente pesquisa apresentada está em fase de desenvolvimento. Ela busca investigar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores na perspectiva dos bolsistas de graduação. Ela caracteriza-se por ser qualitativa com o desenvolvimento de estudos bibliográficos, análise documental e entrevistas estruturadas. Destacamos como objetivos específicos: Analisar a relação entre a teoria e a prática no contexto das escolas, verificar a partir das respostas se a prática vai de encontro aos objetivos do PIBID.  A formação docente está em contínuo aprimoramento, devido aos contextos sociais e também as novas tecnologias, entre outros fatores. Com base nessa reflexão, desenvolveu-se a metodologia: que envolveu a leitura proficiente do regulamento do PIBID, sua proposta, depois foi realizada uma roda de conversa a partir de alguns questionamentos que foram surgindo. E dentre eles, um é o nosso tema principal. Então, foram entrevistados a principio quatro bolsistas de graduação (dois bolsistas de artes visuais e dois de pedagogia).

Palavras-chave: Formação inicial do docente, Bolsistas licenciados, Contribuições do Pibid
________________________________________________


Participação dos Bolsistas
do PIBID


                   Bolsistas: Juliana Ugioni Daminelli
                                     Micleiton dos Santos Hilario
                                     Cinara Lino Colonetti




Titulo: UM OLHAR SOBRE A PRÁXIS NO PIBID COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I 

Resumo: 

Esse relato traz reflexões sobre a práxis no PIBID. Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem. O objetivo da nossa atividade foi proporcionar uma alfabetização e letramento por meio da ludicidade do brincar. A atividade tinha como objetivo que os alunos buscassem/procurassem o maior número de palavras que não repetiam letras. As correções das palavras foram feitas no quadro, onde cada aluno escreveu a palavra da forma que considerada correta. Questionando-os se existia outra forma de escrever. Outra atividade proposta foi formar palavras a partir de uma letra do dado. O mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início, meio ou no fim, as palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal. Cada passo só é válido quando temos o reconhecimento dos nossos alunos que retribuem de maneira simplificada e de grande importância, por isso sabemos que se esforçam para buscar até a última vírgula que sabemos. Temos que dar mais importância a esses pequenos detalhes e deixar de lado a vaidade do querer quantidade e não qualidade.

Palavras-chave: PIBID, Leitura e escrita, Alfabetização.
________________________________________________

UMA VISÃO ALÉM DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA DO PIBID

Vanessa Budny Boaventura, Thainá Serafim Pereira, Gislene Camargo

Pedagogia; Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID.

O presente artigo surgiu a partir de uma proposta de atividade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o mesmo busca refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização e letramento no Brasil. Bem como, a relevância da literatura no processo de ensino-aprendizagem, já que a mesma estimula a criatividade e a imaginação, de modo a contribuir para a formação de um sujeito crítico. A fundamentação teórica utilizada foi Amado (2013), Brasil (1997) Domingues (2010), Fonseca (2012), Kleiman (2010), Mortatti (2006), Pereira (2007) e Soares (2004).  Por fim, serão relatadas experiências promovidas pelo PIBID, as quais contribuíram grandemente para nossa formação.  Possibilitou às acadêmicas-bolsistas a realização de uma práxis engrandecedora, de modo a promover significativos conhecimentos, tanto no processo de ensino aprendizagem dos  educandos do 2º ano, quanto na formação de docentes.
                    
Palavras-chave: Literatura 1. Alfabetização 2. Letramento 3.


________________________________________________

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Beatriz Teixeira Back, Aline Dagostin Spillere, Patrícia Tavares Nichele, Gislene Camargo.


UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, BRASIL, SANTA CATARINA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportunizou que acadêmicas do curso de Pedagogia da UNESC, desenvolvessem uma atividade lúdica relacionada ao alfabeto, nesse caso a atividade “A amarelinha alfabética”, que foi realizada pelas pibidianas em conjunto com crianças de 4 e 5 anos de idade, na escola campo. Partindo dessa experiência, construiu-se o presente artigo, com o objetivo de abordar a importância da brincadeira entrelaçada com a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Para fundamentar essa questão, buscou-se reunir conceitos e conhecimento de diversos pesquisadores da área, como COLELLO (2014), FANTIN (2000), GALVÃO (1995), KLEIMAN (2002), MICOTTI (2014), VYGOTSKI (1995), entre outros, para agregar na discussão de uma pesquisa bibliográfica. Por fim, observou-se que as crianças puderam concretizar o objetivo da atividade que foi realizada, evidenciando a importância da alfabetização ser trabalhada em conjunto com o letramento, o que possibilitou às bolsistas, constatar que a brincadeira deve permear as situações de ensino e aprendizagem, no sentido de alfabetizar/letrando com significado.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Brincar. Educação Infantil. PIBID.
________________________________________________

HISTÓRIA DA ESCRITA: UM MUNDO DE DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS

Liliane de Bem Vieira, Alicia de Brida Andrade, Gislene Camargo.


PIBID, PEDAGOGIA, UNESC. CRICIÚMA/SC – BRASIL.

RESUMO: No primeiro semestre do ano de 2017 no subprojeto de Pedagogia do PIBID da Universidade do Extremo Sul Catarinense, voltado para a área de alfabetização, teve atuação em duas escolas do município de Criciúma (SC). Durante este semestre, a partir de um tema da sequência didática foi desenvolvido um plano de aula e aplicado neste período, no qual foi abordado o tema “As letras do alfabeto” na Educação Infantil. Neste artigo serão relatadas e discutidas as atividades aplicadas pelas alunas bolsistas do PIBID na escola Padre Paulo Petruzzellis, ressaltando a importância de conhecer a história da escrita na Educação Infantil tendo de referência autores como Neta (2003) e Soares (2011), Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Criciúma e entre outros.

Palavras-chave: História da escrita, crianças, Educação Infantil, letras e Pibid.


INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AS CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Gisele da Silva Milanez, Morgana Marcelino, Gislene Camargo

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.

RESUMO: O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao acadêmico uma experiência sistematizada entre teoria e prática, portanto, o relato de ensino descrito nesse artigo, desvela o projeto desenvolvido na Educação infantil sobre as cores, que teve como pano de fundo a Contação de história, cujo nome da brincadeira foi Conhecendo as cores, que teve por objetivo Identificar as cores em sala de aula de forma lúdica, didática e participativa. Nesta atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da imaginação e brincadeiras. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas como bases teóricas BRASIL (2010), COLELLO (2014), FANTIN (2000) e GIL (2002). Esse projeto de ensino possibilitou às bolsistas a compreensão sobre o quanto a interação, as brincadeiras, a imaginação e a criatividade na vivência em sala de aula são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto esses elementos são essenciais no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil, PIBID, Interações, Brincadeira.
________________________________________________

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA: TRAÇOS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO POR PIBIDIANAS DO SUBPROJETO DO PIBID/PEDAGOGIA – UNESC

Caroline Fenali Fernandes, Eliziane de Brittos, Gislene Camargo


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Criciúma/SC – Brasil.

O presente resumo demonstra dados de um relato de experiência que apresenta como temática: função social da escrita: traços de um relato de experiência realizado por pibidianas do subprojeto do PIBID/Pedagogia – UNESC. Deste modo, objetivou-se neste artigo, compreender por meio de um relato de experiência acerca da função social da escrita, como a escola tem trabalhado o uso da função social da escrita durante o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Para elucidar a pesquisa, apresentou-se como base teórica: Oliveira (1999), Gontijo (2009), Kleiman (2005), Brasil (1997), Libâneo (1990) e das fontes bibliográficas encontradas no site da UNESC (2017) e da CAPES (2008). A metodologia utilizada para a realização do artigo foi a pesquisa bibliográfica, além das observações e as intervenções das bolsistas por meio do relato de experiência com uma turma do 1º ano das séries iniciais, de uma escola da rede municipal de Criciúma/SC, e viabiliza o cunho de pesquisa qualitativa. As observações com base no estudo de campo realizado no PIBID/Alfabetização buscaram compreender como acontece a alfabetização e letramento, de modo com que se pudesse trabalhar a função social da escrita, bem como a sua fundamentação teórica e importância para a criança no momento de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Com efeito, ao relacionar a teoria e a prática por meio de um projeto sobre a função social da escrita, as bolsistas puderam observar que é importante que se trabalhe acerca da função social da escrita, uma vez que não se tem relevado a primazia da mesma para a comunicação, durante a alfabetização dos alunos.

Palavras-chave: PIBID, relato de experiência, função social da escrita, alfabetização e letramento.


________________________________________________

VI Seminário Institucional do PIBID/UNESC








Sinopse: O Subprojeto Pibid Pedagogia se inspirou na linguagem poética para representar a constituição do SER Professor na Iniciação à Docência. Foram palavras que fluíram das 40 bolsistas e representam poeticamente o processo de ensino e aprendizagem. Alfabetização, Letramento, Inclusão e Educação Infantil foram os protagonistas dos nossos conhecimentos.

Mostra fotográfica: 


________________________________________________



O SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual) tem como propósito socializar resultados de estudos decorrentes de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura (Artes, Pedagogia, História, Letras, etc.) e programas de pós-graduação Stricto Sensu de Criciúma e região.
_______________________________________________


Participação dos Bolsistas
do PIBID

Bolsistas: Aline Rodrigues Borba                            
Gabriela Borges da Cunha    





Titulo: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFÂNTIL: DESAFIOS ENCONTRADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA

Resumo: 

Muito se discute sobre a importância do jogo e da brincadeira na educação infantil, porém, ainda há insatisfação quanto à qualidade do ensino e da aprendizagem nesse processo. O presente trabalho visa documentar práticas de jogos e de brincadeiras vivenciadas no PIBID, do curso de Pedagogia da UNESC durante o ano de 2016. No desenvolvimento do projeto PIBID buscou-se descrever, algumas das atividades pedagógica desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID na instituição e na escola campo, refletindo sobre a importância dos jogos e das brincadeiras e de tal projeto para a escola e principalmente para formação profissional do acadêmico possibilitando a teoria e a prática.

Palavras-chave: PIBID. Jogos e Brincadeiras. Educação Infantil.

________________________________________________


Participação dos Bolsistas
do PIBID

Bolsistas: Amanda da Silva Lourenço

                                Maria Aparecida Rodrigues Brígido Ghizi


Titulo: MEIO AMBIENTE: A IMPORTÂNCIA DE PRESERVÁ-LO

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências realizadas no PIBID INCLUSÃO, realizado na escola Moacyr Jardim de Menezes localizada no bairro Ceará em Criciúma. O projeto: Meio Ambiente: a importância de preservá-lo, foi proposto pela professora e foi aplicado em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, composta por 14 alunos de 6 à 7 anos, com duração de dois meses e tinha como objetivo orientar os alunos sobre a importância da preservação do mesmo. As situações de aprendizagem deram-se a partir de interações, utilizando instrumentos, como: histórias, vídeos, pinturas e construção de brinquedos com materiais recicláveis.


Palavras-chave: Experiências. Meio Ambiente. Ensino Fundamental.
_______________________________________________

Participação dos Bolsistas
do PIBID

Bolsistas: Juliana Ugioni Daminelli
                         Micleiton dos Santos Hilario



Titulo: DA TEORIA PARA A PRÁTICA NO PIBID

Resumo:


Esse relato traz reflexões sobre a teoria e a prática no PIBID. Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessa atividade foi brincar com as palavras, instigando os alunos a descobrirem e pesquisarem palavras que não repetissem letras, com o apoio do dicionário. Em outro momento, a atividade proposta era formar palavras a partir de uma letra do dado, o mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início meio ou no fim, as palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal.

Palavras-chave: 1. PIBID 2. Leitura e Escrita 3.Alfabetização

________________________________________________


Participação dos Bolsistas
do PIBID


Bolsistas: Fernanda Cardoso Rocha
Natália Oliveira dos Reis
Ricardo Klima




Titulo: A IMPORTÂNCIA DO ÁBACO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO


Resumo:


O Pibid/Pedagogia atuando na turma do 4° ano da escola EMEIEF Padre Carlos Wecki, constatou a dificuldade dos alunos em letrar-se matematicamente, desta forma desenvolvemos algumas técnicas que poderiam auxiliar nesta aprendizagem. Muitas dessas técnicas auxiliaram neste letramento matemático, mas por sua vez não foram capazes de solucionar o problema, tendo em vista todo o esforço já produzido trouxemos um velho e esquecido material didático que por muito tempo desenvolveu sua atividade muito bem. O ábaco que estava jogado e pegando poeira foi o transformador desta realidade, através do concreto utilizando o tivemos resultados jamais esperados.


Palavras-chave: Pibid 1. Letramento 2. Ábaco 3.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID


Bolsistas: Ana Karolyne Rodrigues Matias
Fernanda Vitorino Antunes


Titulo: UM OLHAR DIFERENTE SOBRE AS CASAS DECIMAIS

Resumo:


Após observar a necessidade da turma do 4° ano que faz parte do subprojeto Pibid Pedagogia, de aprender as casas decimais com material concreto na matéria de matemática, as bolsistas desenvolveram com os alunos um ábaco com materiais alternativos. Os materiais foram levados pelos próprios alunos e cada um confeccionou o seu, criando assim um significado mais gratificante para os mesmos.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID

Bolsista: Gabriela de Abreu Ghisleri


Titulo: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo:

Este trabalho tem com objetivo relatar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado da Educação Infantil, realizado em um CEIM no município de Criciúma, numa turma de Creche com 20 crianças de 2 a 3 anos. O Estágio foi realizado durante sete dias, sendo dois de observação e cinco de atuação. Foi elaborado e desenvolvido um Projeto de Ensino “No mundo dos animais”, com o objetivo estimular as crianças a desenvolverem atitudes de respeito e preservação dos animais. As situações de aprendizagem desenvolvidas deram-se a partir das interações, utilizando as mais diferentes linguagens, como: contação de histórias, brincadeiras, pinturas e músicas.

Palavras Chave: Educação Infantil. Estágio. Experiências.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID


Bolsistas: Thainá Serafim Pereira
                         Vanessa Budny Boaventura



TÍTULO: LITERATURA: IMAGINAÇÃO EM AÇÃO


RESUMO:
A literatura é um recurso importante no processo de ensino aprendizagem, principalmente na alfabetização e letramento. Visto que, auxilia no desenvolvimento cognitivo e linguístico dos educandos, buscamos em uma atuação do PIBID, propiciar autoria dos mesmos por meio de uma obra literária. Deste modo, apresentamos à turma do 2° ano o livro sem palavras, de Micheli Iococca “As Aventuras de Bambolina”, com intuito de eles desenvolverem a imaginação e a criatividade na construção coletiva da escrita para esta obra. Com isso, obtivemos um retorno positivo por parte das crianças, as quais foram participativas e dedicadas durante toda a atividade.

Palavras-chave: Literatura. Aprendizagem. Letramento.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID

 Bolsistas: Isadora da Silva Lemos
    Luana Zampoli

TÍTULO: A BRINCADEIRA DA AMARELINHA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

RESUMO:
O Pibid/Pedagogia atuando na turma do 1° ano da escola EMEIEF Acácio Alfredo Villain, percebeu a importância de trabalhar com o reconhecimento das letras do alfabeto. Desta forma, constatou-se a necessidade em apresentar as letras de modo lúdico, fazendo o uso da brincadeira “Amarelinha”. Feita a contação da história da amarelinha, trazendo a história de como essa brincadeira chegou no Brasil, as crianças desenharam suas amarelinhas com letras no lugar de números. Assim, brincaram de “Amarelinha Alfabética” no pátio da escola, de modo com que ao pular nas “casas”, foram nomeando as letras, de maneira lúdica.

Palavras-chave: Alfabeto, PIBID, Lúdico.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID


Bolsistas: Gisele da Silva Milanez
                           Morgana Marcelino de Souza



TÍTULO: CONHECENDO AS CORES

RESUMO:
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao acadêmico na educação infantil uma experiência sistematizada entre teoria e prática. No planejamento e execução das atividades realizadas em grupo, será relatado neste SELEP o tema “Contação de história”, cujo nome da brincadeira foi “Conhecendo as cores” que teve por objetivo “Identificar as cores em sala de aula” de forma lúdica, didática e participativa. Nesta atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da imaginação e brincadeiras.

Palavras-chave: Educação infantil, Aprender brincando, PIBID.
________________________________________________


Participação dos Bolsistas

do PIBID


Bolsistas: Alicia De Brida Andrade
             Liliane de Bem Vieira




TÍTULO: A HISTÓRIA DA ESCRITA: CONHECENDO E APRENDENDO


RESUMO: 
Realizamos uma atividade com as crianças do Grupo V (4 a 5 anos) com o objetivo de conhecer a história da escrita. A atividade deu início com “A história do Lápis” da autora Ruth Rocha. Após a leitura, distribuímos folhas de papel, onde as crianças desenharam com carvão um objeto que chamou a atenção na história. Ao pronunciarem o nome do objeto, escreveram ao lado da figura uma letra que fazia parte da palavra referente ao objeto desenhado. Os desenhos foram colados no papel pardo pelas crianças e afixados no mural externo da escola. 

Palavras-chave: História da escrita, crianças, desenho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário