E.M.E.F DIONIZIO MILIOLI

NOVEMBRO
14/11­/17


Personagens: 

Laurinha

Cachorro (será um urso de pelúcia)

Espantalho

Boneco de lata

Leão

Magico de Oz

Mãe da Laurinha


                        O MAGICO DE OZ


Narradora: Um dia Laurinha e seu cachorro foram dar um passeio no bosque. Houve um forte vendaval e eles foram transportados pelo vento até outro país. Laurinha viu um espantalho que se mexia, andava e falava.

(SOM DO VENTO)

Laurinha pergunta para o espantalho: _ Onde estou? Cadê a minha cidade? Está não é a minha casa!?

Espantalho responde: _ Só quem sabe Te responder é o mágico de Oz. E eu vou te ajudar a procurá-lo por que quero pedir para o mágico um cérebro para ser muito inteligente.

Narradora: Então Laurinha e o espantalho vão para uma grande aventura achar o mágico do Oz, no meio do caminho na floresta encontraram um boneco de lata que chorava muito.

(BONECO CHORANDO)

Espantalho: Por que você está chorando tanto?

Boneco de lata: Porque eu não tenho coração.

Laurinha: _Venha boneco de lata, eu espantalho vamos encontrar o mágico de Oz, venha com a gente ele pode te dar um coração como tanto deseja.

 Narradora: E mais uma vez caminharam pela floreste, depois de um longo tempo, encontraram um leão e todos temeram de medo.

Laurinha: Socorro ele vai nos devorara!

Espantalho: E agora o que vamos fazer?

Boneco de lata: Vamos correr do leão!

Narradora: De repente o bravo cachorro enfrenta o leão.

(LAURINHA JOGA O URSO NO LEÃO, E UM SOM DE LATIDO)

Leão (grita): Socorro! Socorro! Socorro! Ele vai me morder.

Laurinha: Mas que leão é esse?

Leão: Eu sou covarde!

Boneco de lata: _Venha leão, eu espantalho e Laurinha vamos encontrar o mágico de Oz, venha com a gente ele pode te dar a coragem que tanto deseja.

Narradora: Laurinha estava maravilhada. Tudo era tão bonito! Havia grandes flores que falavam com eles e riam. Do alto de uma montanha se via o belo castelo de Oz. Todos estavam muito contentes, com a esperança que o magico de Oz solucionasse os seus problemas. Chegando perto do castelo de repente aparece o grande Mago.

Mago: Olá meus filhos ouvir disser na floresta que estão me procurando.

Laurinha: Sim! Sabe o que é mago eu queria muito ir para minha casa ficar com meus pais estou com tanta saudades.

Espantalho: E eu queria muito um cérebro.

Boneco de lata: E eu quero muito um coração.

Leão: Eu sou o rei da floresta não quero mais ser covarde.

Narrado: Então o grande Mago atendeu os seus pedidos. Mandou que cada um fosse dormir que quando acordassem seus desejos se tornariam realidade.
Laurinha se despediu de seus amigos que choravam por que queriam que ela ficasse.
De repente Laurinha dormiu, e ao acordar levou um susto estava em sua casa com sua mãe, que surpresa! Ela não sabia se tinha sido um sonho ou realidade. De qualquer jeito, tinha sido algo maravilhoso e ela nunca esquecera de sua grande aventura.

FIM!






NOVEMBRO
03/11­/17



Objetivo: Diferenciar antônimos de sinônimos.


Descrição: Primeiramente os bolsistas leram para os alunos o texto “ O Frio Pode Ser Quente”, de Jandira Mansur, depois pediram que os mesmos observassem e identificassem as palavras com sentidos contrários encontradas no texto, registrando alguns exemplos no quadro. Então a partir disso os bolsistas conceituaram a definição de palavras antônimas. Depois os bolsistas mostraram que assim como existem palavras que apresentam sentidos opostos, também existem palavras que apresentam sentidos semelhantes, exemplificando. Os bolsistas conceituaram a definição de palavras sinônimas. Logo após os bolsistas entregaram atividades avaliativas para serem realizadas pelos alunos, sendo que os alunos consultaram o dicionário. E para finalizar, os bolsistas realizaram a dinâmica “o jogo dos sinônimos e antônimos”.



NOVEMBRO
13/11­/17

Objetivo: Reconhecer a tabuada.
               

Descrição: No primeiro momento, uma bolsista fez perguntas sobre a tabuada, com o objetivo de analisar quais as crianças conheciam. No segundo momento a bolsista apresentou a tabela de Pitágoras, com ajuda das crianças e de materiais, deu-se início a construção de uma tabela.



OUTUBRO
31/10­/17

TEMA: Trabalhando Com Situações Problemas


Objetivos:

    Desenvolver raciocínio com situações problemas;

    Resolver problemas;

    Identificar números;

    Desenvolver leitura e escrita;


Descrição: Primeiramente foi apresentado para os alunos situações problemas referente ao cotidiano deles. Em seguida cada bolsista auxiliou um determinado grupo de alunos e apresentou individualmente diferentes situações problemas para que eles resolvessem. Logo após, foi realizado a correção dos mesmos. E para aqueles que tiveram dificuldades para compreender o problema, cada bolsista prestou auxílio para entender o que estava sendo colocado no problema e completar a resolução da atividade.


OUTUBRO
30/10/2017

Objetivo: Relacionar e conceituar os 4 tipos dos Porquês;


Descrição: Os bolsistas falaram o tema da aula, que foi os “Porquês”, em seguida questionaram os alunos se sabiam quantos existem, quais são, e para que são usados. Em seguida passamos o vídeo dos porquês, seguido de uma brincadeira do “Quem sou eu” (Com os porquês). Realizamos uma atividade impressa, para praticar o entendimento de cada porquê. Dando sequências as atividades, realizamos um jogo parecido com o jogo da memória, no qual era necessário a memorização, entregamos para cada aluno 10 frases que deviam ser completadas com os porquês. A atividade foi realizada em dupla, quem conseguisse o número maior de acertos, ganharia o jogo.


OUTUBRO
23/10/17

Objetivos: Interpretar os problemas matemáticos;
               Entender o significado das palavras chave em cada exercício.

Descrição: Primeiramente, os bolsistas relembraram o assunto de problemas matemáticos e levaram placas com as quatro operações para cada aluno. Em seguida os bolsistas leram os problemas nos quais os alunos identificaram qual a operação deverá ser usada, faram isso levantando suas placas, o objetivo dessa primeira atividade é frisar bem as palavras chave, as quais aparecerão nos exercícios seguintes. Na segunda atividade foi dividida a turma em duas equipes e houve uma competição, onde os bolsistas realizaram perguntas sobre problemas matemáticos e as equipe teriam que responder, sendo obrigatório a participação de todos nas respostas das perguntas. No final da aula foi entregue uma folha com seis perguntas sobre este mesmo assunto, que deverá ser feita, individualmente, e entregue para a professora.



OUTUBRO
17/10/17 e 24/10/17

TEMA: Formando Resultados

Objetivos:
Raciocinar rapidamente cálculos matemáticos;
Desenvolver atitudes de interação e troca de experiências;
Memorizar a tabuada de forma lúdica;


Descrição: As pibidianas confeccionaram 20 cartões com barbantes para pendurar no pescoço, sendo que foram dez de cada cor. A sala foi dividida em 2 equipes de 10, em que um era o representante da equipe. Cada membro da equipe tinha 1 carão contendo um número de 0 a 10 (menos o representante). O jogo continha uma caixa surpresa com operações matemáticas. Dessa forma, os representantes um de cada vez retiravam da caixa uma operação e escrevia no quadro a conta. Assim as equipes resolviam e formavam os resultados, pela numeração dos cartões. Esses alunos que tinham o número, deveriam se posicionar em frente ao quadro de forma que todos participantes conseguissem ler o resultado. A equipe que se posicionava primeiro de forma correta com o resultado certo ganhava o ponto da rodada. Além disso, a equipe que ficou em primeiro lugar foi premiada. Para potencializar a aprendizagem e para dar oportunidade para os dois grupos vencer foi realizado a atividade em dois dias de forma a alcançar os objetivos propostos.


OUTUBRO
16/10/2017

Objetivo: Conhecer a diferença entre contos de fadas e fábulas

Descrição: Primeiramente, o bolsista Carlos falou sobre as características das fábulas e dos contos de fadas, relembrando o que a professora havia trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi apresentado para a turma uma caixa das adivinhações, foi entregue uma folha com perguntas para todos. De dentro da caixa foram tiradas imagens de contos de fadas e fábulas, para que os alunos respondessem às perguntas que foram entregues anteriormente, diferenciando o conto e a fábula. Logo após, as crianças receberam uma fábula, para colar no caderno e identificar os parágrafos. Após todos terem respondido às perguntas, foi entregue uma folha para que os alunos escrevessem uma história usando os personagens que foram apresentados até o momento. Mas, antes de escrever, os bolsistas relembraram os alunos sobre o uso do parágrafo. A história escrita foi entregue para a professora.



OUTUBRO
03/10/2017 e 10/10/17

TEMA: Jogo Matemático Da Multiplicação e Divisão

Objetivos:
  Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem;
     Compreender a importância das regras;
     Refletir sobre diferentes estratégias;
  Resolver situações problemas por meio de diferentes estratégias;
    Realizar operações matemáticas;


Descrição: Primeiramente as bolsistas explicaram as regras do jogo aos alunos e auxiliaram na resolução das contas matemáticas propostas pelo jogo.  A sala foi dividida em grupos de cinco componentes cada, sendo que cada grupo teria uma cor: azul, verde, amarelo ou vermelho. Dessa forma, a cada rodada um componente de cada grupo jogou.  A atividade matemática consistiu em um jogo de tabuleiro grande feito com papel pardo possuindo casas com operações matemáticas a serem resolvidas pelos alunos. Ao jogarem um dado, saíram da fase inicial e seguiram um percurso até chegarem à fase final do tabuleiro. Neste percurso realizaram contas matemáticas de multiplicação e divisão.  E para resolução das mesmas, utilizaram o caderno para realização as contas e obter os resultados. Quando acertavam as contas, avançaram casas e quando erravam voltavam casas. 


OUTUBRO
02/10/2017

Objetivo: Conceituar os substantivos.

Descrição: As bolsistas começaram a aula perguntando para os alunos se eles sabem jogar stop, e em seguida explicaram o “Stop dos Substantivos”, que tem por objetivo trabalhar os substantivos simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos, comuns e próprios, e coletivos. Em seguida, entregamos a fábula “O sapo e o boi” para lerem com atenção e preencher os espaços vazios com os substantivos faltantes no texto.


SETEMBRO
05/09/2017 e 26/09/2017

Tema: Pontos turísticos de Santa Catarina

Objetivos:
 Investigar e conhecer os pontos turísticos do Estado; 
 Montar um catálogo turístico dos 10 pontos turísticos de SC;

Descrição: No primeiro momento as pibidianas explicaram o que são pontos turísticos e dialogaram com a turma sobre o tema. Depois, foram expostas imagens e filmagens por drones dos dez pontos turísticos de SC mais visitados. No segundo momento foi formado duplas que ficaram responsáveis para pesquisar informações sobre o seu ponto turístico, de acordo com o roteiro: característica do lugar, dados históricos, data de construção se houver, localização e curiosidades.

No terceiro momento ao retornarem da pesquisa, apresentaram os resultados da pesquisa, em seguida iniciaram a confecção do catálogo de pontos turísticos, na qual cada dupla desenhou o ponto turístico que pesquisou em uma folha ofício, e em tiras de papel escreveram as legendas a partir da pesquisa realizada.



AGOSTO
25/08/2017

Objetivo: Desenvolver cálculos mentais da tabuada;

Descrição: Primeiramente as bolsistas apresentaram aos alunos o jogo do “pião da tabuada”, explicando as regras deste jogo. Depois as bolsistas, solicitaram que os alunos se dividissem em duplas ou trios, então cada dupla ou trio recebeu um “pião da tabuada”, para que os alunos joguem entre si, com o intuito de tornar a memorização da tabuada, algo prazeroso. Ao final das rodadas os alunos trocaram os piões entre si, para que todos da classe tivessem acesso a todos os piões.
                Posteriormente as bolsistas irão promover com os alunos o “bingo da multiplicação/divisão”, em que cada aluno receberá uma cartela de bingo, e este deverá resolver as operações que serão sorteados, para que assim possa vencer o jogo.



AGOSTO
11/08/2017

Objetivo: Desenvolver o raciocínio

Descrição: Dando continuidade ao trabalho realizado com a obra de Ruth Rocha " Marcelo, Marmelo, Martelo" na aula anterior, os alunos apresentaram o teatro baseado na história de Marcelo. As bolsistas entregaram para cada aluno uma revista para que eles possam procurar e recortar objetos, e em seguida colar em uma folha A4 os objetos escolhidos e dar nomes diferentes para cada um como Marcelo fazia.


AGOSTO
04/08/2017

Objetivo: Desenvolver a leitura, escrita, oralidade, compreensão e interpretação de texto.


Descrição: Dando continuidade as atividades da aula anterior, em que os alunos foram divididos em grupos e receberam trechos do livro “ Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha para representar em forma de teatro, foram realizada as apresentações. Os alunos representaram os textos através de teatros de fantoches e palitoches.



JUNHO
26/06/2017

Objetivo: Construir um ábaco e resolver situações problemas matemáticos utilizando o mesmo e panfletos de supermercado.

Descrição: No primeiro momento finalizamos a produção do ábaco com os alunos, e auxiliamos os mesmos a colocar a unidade, dezena, centena, unidade de milhar, unidade de dezena e unidade de centena em cada espaço demarcado no ábaco, para em seguida passarmos as informações de como se utiliza o mesmo. Depois foi colocado no quadro seis balões com números dentro e foi solicitado que um aluno por vez fosse estourando um balão e colocando o número que estava dentro do mesmo no quadro, para que assim forma-se um número no qual eles iriam representar utilizando o ábaco. Após esse momento foi proposto que eles resolvessem algumas questões que iam de encontro com o tema abordado. Esta atividade de estourar o balão e formar o número para ser representado no ábaco foi repetida por algumas vezes para em seguida passamos para próxima atividade planejada para o dia. Logo após este momento, foi proposto então pelas Pibidianas algumas questões matemáticas de adição, subtração e multiplicação utilizando os panfletos de supermercado, no qual cada aluno copiou as questões que foram passadas no quadro e devido ao tempo reduzido eles levaram as mesmas como tarefa de casa. As questões foram produzidas pelas Pibidianas com informações contidas nos panfletos, que foram distribuídos para cada aluno, com a intenção que eles procurassem o produto que estava sendo citado na questão e recorta-se e cola-se o mesmo na resolução das questões.



JUNHO 
19/06/2017

Objetivos:  Identificar os preços dos produtos.
                    Selecionar os produtos que tem na sala de aula com os produtos que constam no mercado,
                   Separar os matérias reutilizáveis de acordo com a sua classificação nos sacos de lixo;
                   Formular preços para colocar nos produtos;
                   Organizar o mercado de acordo como vimos no Triunfo (por prateleiras e de acordo com o que é o produto);

Descrição: No primeiro momento as Pibidianas relembraram a ida até o mercado Triunfo e pediram para que os alunos pegassem as suas anotações com os preços anotados. Em seguida terminamos todos juntos de colocar os preços nos produtos e começamos a organizar o mercado de acordo como observamos no Triunfo. Após o momento da organização separamos alunos para ficar no caixa e para realizar as compras. Os alunos puderam comprar o que desejavam e no final passavam no caixa, pagando com dinheiro e calculando o seu troco, oportunizando assim aos alunos um momento de trocas de conhecimento.


JUNHO
13/07/2017

Objetivo:  Identificar a presença da água no cotidiano.
                 Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água.



Descrição: Para finalizar o tema o ciclo da água as bolsistas trouxeram para sala de aula experimentos do dia a dia onde ocorre o ciclo da água. Os matérias foram: papel plástico, jarra elétrica e copos de gelo. As bolsistas utilizaram a a jarra elétrica e o plástico para demostrar a evaporação, os copos de gelo foram para demostrar o estado líquido para o gasoso e vice-versa.




JUNHO
12/06/2017

Sistema monetário e Mercado


Objetivos:Conhecer a forma de organização de um mercado;

                 Investigar os preços das mercadorias;
                 Registrar preços das mercadorias;

Descrição: No primeiro momento os alunos do 4° ano foram oportunizados a visitarem o mercado do bairro. Nesta saída de estudo, eles observavam atentamente como era organizado o mercado, as prateleiras, quais mercadorias ficavam perto do que e também observavam e faziam anotações dos preços. Posteriormente de volta a sala de aula, iniciamos à organização do “mercadinho” com as embalagens que eles trouxeram de suas casas, para o próximo encontro darmos sequência à atividade.



JUNHO
06/07/2017

Objetivo:  Identificar a presença da água no cotidiano.
                 Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água.


Descrição: Neste dia as bolsistas trabalharam com o tema o ciclo da água através de slides e vídeos mostrando visualmente as diferentes etapas e o processo que constituem o ciclo da água. Em seguida cada aluno fez um desenho em uma folha A4 sobre o ciclo da água e depois cada um fez um poema. Para finalizar a primeira etapa do tema foi feito com os alunos um mural na rua com os poemas e os seus desenhos.



MAIO
30/05/2017

Objetivos: Compreender quais os cuidados que devemos ter com o nosso planeta;
                    Produzir frases sobre o meio ambiente;


Descrição: As pibidianas levaram dois globos de isopor pintados, simbolizando o planeta terra. Nestes globos foram colocados barbantes pendurados transformando-os em mobiles. Cada aluno elaborou uma frase e um desenho sobre a importância de cuidar do planeta terra em um coração confeccionado pelas pibidianas, que foram pendurados nos barbantes do globo terrestre. Depois de pronto, o trabalho dos alunos ficou exposto em sala de aula.


MAIO
22/05/2017

Objetivo Geral: Relacionar o sistema de numeração decimal com os números propostos.

Objetivos Específicos: Desenvolver um material concreto;
                          Identificar os números propostos e classifica- lós;

Descrição: No primeiro dia deste planejamento as Pibidianas relembraram o bilhete que foi para a casa pedindo uma caixa de ovo, após esse momento, as mesmas questionaram os alunos se aquela caixa poderia virar algum material concreto que pudesse os ajudar na separação dos números em milhar, centenas, dezenas e unidades e explicaram como seria feito. Em seguida os alunos foram encaminhados para a sala de artes, as bolsistas distribuíram guaches e pinceis para os alunos pintarem a sua caixa e com o auxílio das pibidianas construírem um ábaco com matérias reutilizáveis no segundo dia, após a tinta secar.



MAIO
16/05/2017

Objetivos: Destacar e discutir aspectos que fortalecem e os que prejudicam os vínculos de amizade no âmbito escolar;
      Construir a importância da confiança e do relacionamento;


Descrição: Neste dia os alunos foram levados para o pátio onde foi realizada uma “Dinâmica da confiança”. Em dupla um aluno será vendado e o outro não, através da voz do colega o aluno vendado terá que andar sobre obstáculos colocados pelas bolsistas mostrando a importância de ouvir e confiar no próximo, em seguida, o colega troca de lugar com o outro.


MAIO
09/05/2017

Objetivos: Analisar o alfabeto datilológico;
                   Conhecer a história da Libra;


Descrição: Neste dia as pibidianas iniciaram a aula com alguns sinais em Libras como: bom dia, boa tarde e boa noite. Logo após uma bolsista apresentou em slide para os alunos a história e as leis conquistadas pelos surdos. Em seguida cada aluno recebeu o alfabeto datilológico para apresentar o seu nome para turma através de sinais. Foi um momento prazeroso e de retorno de cada aluno, segundo o relato da professora no dia seguinte os alunos utilizaram os sinais nas aulas.






MAIO
08/05/2017

Objeto geral: Aprender a escrita correta das palavras utilizando o ditado interativo e o uso dicionário.

Objetivos específicos: Identificar palavras complexas;
                                       Analisar o dicionário;





Descrição: Neste dia iniciamos a aula com uma contação de história da fábula “A lebre e a tartaruga”, no segundo momento trabalhamos palavras encontradas no texto com as sílabas complexas “SS, Ç, RR, CH, LH” em seguida os bolsistas deram início ao ditado interativo, após ditadas todas as palavras os alunos foram convidados a escrever no quadro as mesmas como achavam que era correta. No último momento, cada aluno ganhou um dicionário e procuraram a forma correta de escrever as palavras. 



ABRIL 
 03/04/2017

Objetivos: Reconhecer os encontros vocálicos
                  Identificar os encontros vocálicos.
            Classificar os encontros em hiatos, ditongo ou tritongo.

Descrição:No primeiro momento as Pibidianas relembraram em uma roda de conversa o que são os encontros vocálicos, após esse momento as mesmas convidaram os alunos a realizar uma cruzadinha gigante e coletiva, onde foi feita no papel pardo em um tamanho adequado para que todos participassem.

 Cada aluno achou uma palavra com encontro vocálico sendo que na cruzada também apareceu palavras que não são encontros vocálicos, conforme cada aluno encontrava os mesmos, cada um escrevia no quadro, após esse momento cada um escreveu no seu caderno as palavras encontradas e classificaram em hiatos, ditongo ou tritongo também separando as sílabas de forma correta. Foi um momento muito prazeroso e com trocas de conhecimentos.



ABRIL
11/04/2017

Tema: Sistema Decimal

Objetivo: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.
               Resolver problemas simples de adição e subtração.

Descrição: No primeiro momento foi feito um acolhimento com as crianças conversando sobre o projeto pibid e a função das bolsistas na escola. No segundo momento foi realizado com as crianças uma gincana Decimal. A turma foi dividida em cinco grupos, uma bolsista escrevia no quadro contas de adição ou subtração onde cada grupo resolveria a conta sem utilizar os números, mas o material dourado usando apenas o cognitivo sem utilizar papel ou lápis para resolver as contas.



ABRIL
17/04/2017

Objetivos: Conhecer alguns animais ameaçados de extinção no Brasil;
·                   Relacionar o nome dos animais à suas respectivas imagens;

Descrição:Neste dia as bolsistas apresentaram o vídeo “Animais ameaçados de extinção no Brasil” e posteriormente fizeram uma rodada de jogos com o tema “Animais em extinção”. Primeiramente todos as crianças participaram do Bingo dos animas, onde uma bolsista ia sorteando os animais e eles teriam que achar na cartela se tinha o respectivo animal e escrever o nome do mesmo, depois do bingo jogaram quebra-cabeças, dominós e jogo da memória. As bolsistas sempre auxiliando os alunos durante o jogo e posteriormente durante o andamento da aula. 



ABRIL
18/04/2017

 Tema: Sistema Decimal

 Objetivo: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.
               Resolver problemas simples de adição e subtração.


 Descrição: Neste dia as bolsistas trouxeram para sala de aula a casa Decimal feito com material reutilizáveis. Uma bolsista escrevia no quadro contas de adição ou subtração onde cada criança colocava a conta e o resultado dentro da casa Decimal utilizando apenas o material dourado sem utilizar os números. Depois da conta resolvida a criança transcrevia a conta no quadro.





ABRIL
25/04/2017

Tema: Povoamento em Santa Catarina

Objetivo: Conhecer as histórias dos povos indígenas;
Identificar onde esses povos vivem;


Descrição:  Neste dia foi realizado pelas bolsistas um teatro sobre os povos indígenas discutindo o início do povoamento trazendo as culturas de Umbu, Humaitá, Xokleng, Kaingang, Guarani.

TEATRO INTERATIVO- POVOS INDÍGENAS EM SANTA CATARINA

Pesquisador (GABI):  Analisando artefatos de pedras, rochas frágeis, quartzo etc. Nossa! Os primeiros povos indígenas que viveram em Santa Catarina foram os povos que se chamam: UMBU HUMAITÁ. E eles utilizavam rochas, pedras, para esculpir as peças desejadas (flechas, lanças, e outras coisas. 

Narrador (GABI):  Existiram vários povos indígenas no Estado de Santa Catarina.Com costumes, culturas, línguas e práticas diferentes. Cada povo com suas características.  Vamos viajar agora em alguns anos atrás e ver algumas características de cada povo.

Os Xokleng (ALINE)
(Entra correndo com medo gritando com uma música e me escondo atrás de um aluno)

Pesquisador (narrador ) GABI: Quem é você? O que está fazendo?

ALINE: Estou fugindo dos Bugreiros somos um povo vítimas da colonização os imigrantes europeus querem invadir o nosso território, se esconda, rápido!

Pesquisador (narrador) GABI:  De onde você veio? De onde você é?

ALINE: Sou do Paraná, mas também tem outros grupos da minha tribo no Rio grande do sul. Somos os povos mais sofridos e mais massacrados de Santa Catarina, o nome da minha tribo e Xokleng mais somos conhecidos como Botocudos.

Pesquisador (narrador) GABI:  Mas por que chamam sua tribo de botocudos?

ALINE: Porque lá na minha tribo a caça é feita por homens e grupos de oito pessoas com flechas e lanças pontudas de bambu ou ossos bem afiados. Por volta de 5 a 6 anos existe um ritual feito nos lábios inferior, onde colocamos pedra ou madeira, por isso somos chamados de botocudos.

Pesquisador (narrador) GABI: Mas o que vocês comem lá?

ALINE: No Outono e inverno vamos para a floresta de araucárias nos alimentamos de pinhão. Na primavera e verão vamos para Itajaí lá construímos casas de paus traçados amarrados com cipó. Nos Alimentamos de palmito, frutas, mel e larvas de inseto. Fabricamos cestas e cremamos os corpos em festas de casamentos e rituais religiosos.
(Agora a tribo Xokleng sai entra a tribo Kaingang.)

TRIBO KAINGANG

LEDIR: Entrar com duas meninas e um menino.
e vocês quem são?

LEDIR: Nós somos parente dos XOKLENG, vivemos no oeste de Santa Catarina, a nossa tribo é chamada de KAINGANG.

Narrador (GABI) e como são as casas de vocês?

LEDIR:  de dois tipos: uma construída na superfície do solo e a outra é subterrânea.

Narrador (GABI) Do que a tribo de vocês se alimenta?

LEDIR: nós comemos pinhão também assim como os XOKLENG, feito pão, assado e em sopas. Mas além do pinhão nos caçamos, pescamos, plantamos milho e palmito.

Narrador (GABI) e o costume de vocês como é?

LEDIR: a gente divide a aldeia em dois grupos e demos o nome de um grupo KAMÉ e o outro de KAIRU. E as pessoas que pertence ao KAMÉ só podem casar com as do grupo dos KAIRU, a gente se conhece pela pintura do rosto.

Narrador (GABI) e a tribo de vocês são muitos hoje?

LEDIR: desde o século XIX, estamos em conflito com os colonos que querem se apoderar de nossas terras, perdemos muitos territórios e vimos nossas florestas serem devastadas, mas mesmo assim ainda somos 30 mil que vivemos em 32 reservas indígenas localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
No final apresentaremos a pinha e juntamente com as crianças abriremos para conhecer de onde vem o pinhão que é o alimento das duas tribos.

FIM!




MAIO
02/05/2017

Tema: Povoamento em Santa Catarina

Objetivo: Conhecer as histórias dos povos indígenas;
                 Identificar onde esses povos vivem;


Descrição:  Neste dia trabalhamos com o tema “O povoamento indígenas em Santa Catarina” as bolsistas construíram um pequeno resumo de cada tribo onde foi distribuído para cada criança e também foi apresentado a última tribo os Guarani (Carijó).

Os Guarani (Carijó)

Eram originários da região Norte do Brasil e falavam diversas línguas. Eram sedentários, ou seja, fixavam-se em determinadas regiões, nas quais construíam suas aldeias. Nelas viviam até duzentas pessoas. Eles praticavam a agricultura e faziam plantações. Viviam também da pesca, da caça, e da coleta de mariscos, insetos, mel e frutas. Utilizavam canoas para percorrer grandes distancias. Vivem hoje em diversas regiões do Brasil e em nações vizinhas como Paraguai e Argentina.

Depois do teatro sobre os Guarani foi entregue um texto, cada criança leu em voz alta, no segundo momento as bolsistas discutiram com as crianças sobre cada tribos discutindo as palavras chave e a importância de estudar e preserva as tribos que ainda existem em Santa Catarina. Logo após a discussão as bolsistas dividiram as crianças em grupos de quatros pessoas, cada grupo fez uma reportagem falando a história de uma tribo e a importância da preservação dela. As bolsistas levaram microfones e câmeras de materiais reutilizáveis.







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