E.M.E.I.E.F PADRE CARLOS WECKI



OUTUBRO
E
NOVEMBRO


Objetivo: Conhecer as sílabas complexas por meio de texto.

Descrição: Neste dia foi trabalhado as sílabas complexas utilizando o  “A menina e o pássaro” (Rubem Alves) pois as crianças não reconheciam as palavras e não conseguiam pronunciar as mesmas. Contudo foi trabalhado as sílabas em dois meses com várias atividades relacionadas as sílabas complexas como:

Ouvir as histórias A menina e o pássaro (Rubem Alves); 
O sonho e a Fronha (Cecília Meireles)
Discutir sobre a história;
Identificar, no texto, as palavras com sílabas complexas, circulando-as;
Transcrever no caderno as palavras identificadas;
Completar as frases identificando as palavras escritas corretamente.
Organizar as palavras desordenadas, colocando-as em seus respectivos lugares;
Formar palavras com auxílio do alfabeto móvel.

Encontrar palavras no caça palavras.


NOVEMBRO
24/11/17 

Neste dia foi proporcionado uma contação de história para as alunos com um teatro feito de palitoche do livro: O magico de OZ. Após a realização da contação, os alunos recontaram a história.


NOVEMBRO
22/11/2017

Tema: Confraternização.

Objetivo: Proporcionar momentos de descontração e de avaliação do trabalho dos Pibidianos na escola.

Descrição: Foi realizada a acolhida dos alunos, posteriormente conversamos sobre como seria a organização durante a tarde. Começamos com uma apresentação do Mágico de OZ através do teatro de paletroches, ao final conversamos sobre a história onde logo alguns contaram e recontaram a história. O lanche oferecido após foi diferenciado e proporcionado pelos pibidianos. Fizemos algumas brincadeiras e para finalizar uma roda de conversa onde os alunos nos falaram sobre a experiência vivida no PIBID.



NOVEMBRO
17/11/17

Objetivos:Compreender a qual grupo pertencem os animais;
                  Reconhecer os nomes dos animais.

Descrição: As pibidianas distribuíram primeiramente desenhos de animais em preto e branco para os alunos pintarem, em seguida os mesmos teriam que recortar e colar a qual grupo pertencem. Depois do intervalo, foi distribuído uma atividade de caça palavra, onde os alunos teriam que reconhecer os nomes dos animais e pintar.


Novembro
08/11/2017

Objetivo: Reconhecer a tabuada do 0 ao 10
Descrição: No primeiro momento a Pibidiana convidou os alunos para fazer uma “tabuada interativa’’ após esse momento, os alunos resolveram a tabuada em um folha, individualmente , cada aluno ia até o quadro e escrevia o seu resultado, se o de  algum desse diferente o mesmo iria ao quadro e colocaria o resultado ao lado, assim resolveríamos juntos para ver o verdadeiro resultado. 



NOVEMBRO
01/11/2017 e 08/11/2017

Tema: Aves.

Objetivo: Construir ninhos de pássaros utilizando materiais reciclados e materiais provenientes do meio natural.


Descrição: Foi realizada a acolhida dos alunos, posteriormente conversamos de como iria decorrer a aula. Fomos ao pátio da escola procurar galhos, folhas, materiais reciclados entre outros. O momento da produção do ninho foi muito bom, pois os alunos gostaram pelo fato de muitos terem a curiosidade de como as aves faziam seus ninhos.



Novembro
01/11/2017

Objetivo: Reconhecer por meio do bingo as multiplicações.

Descrição: No primeiro momento a Pibidiana convidou os alunos para escolher dez números, após esse momento os mesmos tiveram que encontrar qual a conta que resultaria nesse número. Em seguida cada aluno criou uma uma cartela de bingo com os números escolhidos e escreveram as multiplicações em uma folha, da qual mais tarde serviu para sortear  bingo. Ao final todos jogaram o bingo e o vencedor foi o que acertou mais os resultados das multiplicações.



NOVEMBRO
01/11/2017

Objetivo: Praticar cálculos matemáticos em jogos.

Descrição: Continuando a trabalhar com a multiplicação, iniciamos a aula escrevendo a tabuada do 4 e do 5, cada aluno em seu caderno, em seguida realizamos a correção no quadro, onde os mesmos escreveram suas respostas no quadro e juntos analisamos qual a resposta correta. Ao término, construímos um jogo utilizando a tabuada, o mesmo constituía em analisar qual a resposta correta do cálculo, onde os alunos deveriam montar a tabuada sem utilizar o caderno, apenas com uma folha de rascunho caso fosse necessário.



OUTUBRO
27/10/17

Objetivos: Praticar a leitura;
                  Registrar palavras através do ditado.

Descrição: Começamos fazendo uma leitura do livro “Bambi” para praticar a leitura. Após realizamos um ditado para observar suas maiores dificuldades na escrita das palavras.



OUTUBRO
25/10/17

Objetivo: Conversar e produzir um texto a partir da saída a campo proporcionada.


Descrição: Neste dia conversamos sobre o que eles haviam visto na saída a campo, foram feitos inúmeros comentários positivos e foi claro perceber o quanto foi aprendido, e o quanto a prática proporciona ao indivíduo conceber o conteúdo aprendido. Para finalizar fizemos um produção textual utilizando o que haviam vivenciado.


OUTUBRO
25/10/17

Objetivos: Dramatizar textos literários;
               Calcular a multiplicação na “velha da multiplicação”;

Descrição: Iniciamos com a escolha de um livro literário, cada aluno escolheu o seu e realizou a primeira leitura individual. Na sequência, leram em voz alta para todos. Juntos nomeamos alguns sentimentos em placas feita de papéis. Conforme cada placa era levantada, o aluno deveria ler e dramatizar conforme o sentimento. Após esta atividade, praticamos cálculos matemáticos na “velha da multiplicação”.



OUTUBRO
20/10/17

Objetivo: Comemorar o dia da criança.

Descrição: As pibidianas organizaram o filme “A Masha e o Urso” para os alunos assistirem, também levaram pipoca e suco para confraternização. Ao término do filme, foi levado 2 desenhos em tamanho grande no papel pardo. Os alunos receberam de presente uma caixa de giz de cera, e utilizaram para a pintura no desenho.



OUTUBRO
11/10/17

Objetivos: Praticar os conhecimento teóricos obtidos através de saída a campo;
Proporcionar um momento de descontração.

Descrição: Neste dia fizemos uma visita ao museu de zoologia da UNESC, para que fossem colocados em prática o conhecimento obtido e também a apropriação de novos conhecimentos através do que foi apresentado a eles. Este dia, assim como os outros, foi de grande aprendizagem e prazeroso, pois eles perceberam quanto é importante conhecer a teoria e aplica-la na realidade em que estão.


OUTUBRO
11/10/17

Objetivo: Praticar cálculos matemáticos em jogos;
                              
Descrição: Neste dia, trabalhamos com a multiplicação. Cada aluno escreveu a tabuada em seu caderno, para a correção todos escreveram no quadro as respostas e juntos analisamos qual a resposta correta. Ao término, construímos um jogo da memória do 1, 2 e 3. Começamos a jogar em seguida.

OUTUBRO
04/10/17

Objetivos: Conhecer o que são aves;
Identificar os diferentes tipos de aves;
Reconhecer as aves catarinenses.

Descrição: Como a muito tempo havia sendo solicitado pelos alunos, começamos a trabalhar sobre aves, interligando as disciplinas de português, matemática e ciências. No primeiro momento fizemos uma breve conversa sobre o que eles compreendiam sobre o assunto, posteriormente em grupo eles realizaram um pesquisa e produziram um trabalho escrito utilizando o computador.


OUTUBRO
04/10/17

Objetivo: Desenvolver um jogo de memória da tabuada;


Descrição: No primeiro momento a Pibidiana relembrou a tabuada e após os alunos continuaram a construção do jogo da memória da multiplicação. Ao término da construção, os alunos jogaram, aprenderam e foram desafiados a desenvolver as suas habilidades. Foi um momento de aprendizagem e troca de saberes, porque, um ajudava o outro.

SETEMBRO
27/09/17

Objetivos: Apresentar o mini livro produzido;
Debater sobre como foi a construção do mesmo para eles.

Descrição: Utilizamos este dia para o termino do mini livro. Em seguida, cada aluno fez sua apresentação colocando para o grupo o que utilizou para construir o mesmo, em qual história baseava-se. Ficou nítido a compreensão de todos a partir da importância da leitura e da escrita na construção do cidadão.

SETEMBRO
27/09/17

Objetivo: Aplicar a matemática em jogos;
                              

Descrição: Iniciamos a construção de um jogo chamado “velha da multiplicação”. Ao término da construção, explicamos as regras e juntos praticamos a multiplicação no jogo.


SETEMBRO
27/09/17

Objetivo: Compreender a tabuada e suas regras.

Descrição:  No primeiro momento a Pibidiana relembrou o jogo da semana passada e os alunos ficaram ansiosos para finalizar a construção do jogo e começar a jogar. Ficou visível para os alunos a aprendizagem que tiveram ao acertar rapidamente o resultado sem olhar na tabuada.



SETEMBRO
20/09/17

Objetivo: Construir um mini livro a partir da leitura do livro escolhido.


Descrição: Cada aluno pegou seu livro que havia lido na aula anterior para que fosse feito uma releitura da obra. Um momento muito gratificante, pois o trabalho deles ficou muito claro neste momento pelo fato de eles produzirem um novo livro a partir do que já conheciam.


SETEMBRO
20/09/17

Objetivos: Aplicar a matemática em jogos;
                Calcular valores em dinheiro;
                              

Descrição: Como primeira atividade, os alunos enumeraram 5 itens que tem no supermercado e que possuem a letra S. Em seguida, colocaram um valor imaginário para cada item, somaram e descobriram o valor total. Em uma outra atividade, os alunos jogaram boliche, na qual deveriam anotar a quantia de garrafas derrubadas, o valor de cada uma e no final somaram todos os valores.


SETEMBRO
13/09/17

Objetivos: Promover a leitura como algo prazeroso;
Debater sobre a importância da leitura em nossa vida.

Descrição: Fomos a biblioteca onde cada aluno escolheu um livro, primeiramente foi realizado uma leitura individual, em seguida uma leitura em voz alta para conversarmos sobre o mesmo. Um momento muito prazeroso, após a leitura conseguimos perceber a importância da leitura para a fala e escrita, verificamos as regras de sinais ali existente, a diferença dos livros, uns possuem mais imagens do que texto. Algo que ficou muito claro e que os deixou entusiasmados, foi que a partir da leitura do livro sem imagens eles conseguiram trabalhar a imaginação.



SETEMBRO
13/09/17

Objetivo: Examinar a escrita;
                              
Descrição: Iniciamos as atividades analisando a escrita em caixa alta no caderno de caligrafia. Cada um corrigiu suas inadequações. Em seguida, realizei um ditado interativo com as palavras que encontram nos textos em que eles já haviam copiado. Iniciamos a correção com o auxílio do dicionário, onde perceberam os equívocos em suas escritas.



SETEMBRO
13/09/17

Objetivo: Compreender a tabuada e suas regras.

Descrição:  No primeiro momento a Pibidiana apresentou para eles um texto sobre a importância da tabuada, após esse momento, a bolsista mostrou para eles uma caixa e convidou os mesmos para construírem um jogo coletivo de tabuada.



SETEMBRO
06/09/17

Objetivo: Construir textos utilizando as regras de pontuação.


Descrição: Neste dia conversamos sobre como havia sido o final de semana, posteriormente começamos a falar sobre produção textual e suas regras de pontuação. Algumas regras já eram de conhecimento deles e algumas outras ainda não. Por fim foi feita a construção de um texto onde eles deveriam colocar a pontuação correta.


SETEMBRO
06/09/17

Objetivos: Conhecer a escrita em caixa alta;
                 Praticar a escrita em caixa alta;


Neste dia trabalhamos com o caderno de caligrafia. Em um primeiro momento, apresentei o alfabeto em caixa alta e na sequência utilizamos as letras nas atividades onde praticamos elas na cópia de textos. 



SETEMBRO
06/09/17

Objetivo: Compreender a tabuada;


Descrição: No primeiro momento a Pibidiana conversou com os alunos sobre a tabuada e se os mesmos a compreendiam. Após esse momento eles escolheram a tabuada do 9 para fazer um jogo diferente. Todo o jogo foi realizado com a ajuda dos alunos.



AGOSTO
30/08/2017

Objetivos: Construir um relógio;
                 Identificar as horas.

Descrição:  No primeiro momento a Pibidiana relembrou os alunos de um assunto que eles estavam aprendendo em sala de aula sobre o relógio e as horas, em seguida, produziram o seu próprio relógio e realizaram atividades sobre as horas para fixar mais o assunto.


AGOSTO
30/08/2017

Tema: Descobrindo as horas

Objetivo: Identificar as horas no relógio;  
          
Descrição: Ainda sobre o relógio produzido pelos alunos, trabalhamos com a identificação das horas no relógio. O mesmo foi utilizado para a representação das horas, tornando-se um instrumento lúdico e educativo no processo ensino aprendizagem. 


AGOSTO
23/08/2017

Objetivo: Conhecer o Folclore e suas lendas.

Descrição:  No primeiro momento a Pibidiana convidou os mesmos para escrevem um texto sobre o que eles achavam sobre o que era Folclore, após esse momento todos conversaram sobre o que é e quais lendas conheciam, em seguida, a Pibidiana distribuiu lendas que não era tão conhecidas e os mesmos aprenderam suas curiosidades, por último cada aluno criou a sua própria lenda.


AGOSTO
23/08/2017

Tema: Descobrindo as horas

Objetivo: Identificar as horas no relógio; 
           
Descrição: Na acolhida, lemos um pequeno texto sobre a história do relógio. Na sequência, construímos um relógio a partir dos materiais disponíveis (CD, papel colorido, caixa de leite, adesivo de bolinha, tesoura, fita adesiva, caneta, lápis, percevejo e cola quente. Nas atividades impressas, utilizamos o relógio confeccionado para ilustrar e tornar a atividade dinâmica. Os alunos conseguiram compreender um pouco mais de como identificar as horas e minutos no relógio.


AGOSTO
16/08/2017

Objetivos: Conhecer a Torre Eiffel;
                    Produzir a sua própria cartela de bingo.

Descrição:  No primeiro momento a Pibidiana apresentou um texto sobre a ‘’Torre Eiffel‘’ onde os alunos no encontro anterior haviam demonstrado conhecer sobre suas curiosidades. Após a leitura do texto eles puderam pegar um objeto que representava a torre Eiffel na mão e assim entender um pouco melhor de sua estrutura. No momento seguinte ocorreu um bingo diferente, onde cada um escolheu a figura do animal que queria e montou a sua cartela, assim, a cada animal que a bolsista sorteava o aluno que tivesse o mesmo, deveria escrever embaixo da sua figura, o jogo continuou até cada aluno completar sua cartela.  


AGOSTO
16/08/2017

Tema: Tsunami

Objetivo: Conhecer sobre Tsunami em um acróstico; 
  

Descrição: Realizamos a última atividade da história “Chapeuzinho Amarelo”, em forma de caça palavras. Os alunos escolheram o tema Tsunami e a partir disso, foi solicitado que desenhassem o que conheciam sobre o mesmo. Na sequência, realizamos a leitura de um pequeno texto sobre o conteúdo, também assistimos dois vídeos que explicava como este fenômeno acontece. Conversamos sobre as curiosidades e as dúvidas que os alunos tinham a respeito do Tsunami e anotamos os prejuízos que ele causa e por fim, criamos um acróstico do Tsunami.


AGOSTO
09/08/2017

Objetivos: Identificar as palavras no dicionário;

Descrição: No primeiro momento a Pibidiana fez um acolhimento e conversou com os alunos a importância do dicionário. Após isso, explicou que faria um ditado interativo, que ocorre de maneira diferente da que eles já conheciam, assim, os mesmos fizeram o ditado interativo e juntos foram ao quadro corrigir com o auxílio do dicionário.


AGOSTO
09/08/2017

Tema: Explorando as sílabas

Objetivo: Reconhecer as sílabas nas palavras;

Descrição: Realizada a acolhida com o nome dos alunos no quadro, realizamos a separação da sílaba e a partir dela cada aluno escreveu uma nova palavra com o comando da pibidiana. Palavras relacionadas a frutas, objetos e animais. Na sequência, foi feita a leitura em grupo do livro “Chapeuzinho Amarelo”, do autor Chico Buarque. Os alunos representaram em forma de desenho alguns de seus medos e escreveram os nomes. Na atividade seguinte, deveriam trocar a posição das sílabas nas palavras formando um novo nome para cada um de seus medos, conforme a personagem principal da história fez.


AGOSTO
02/08/2017

Objetivo: Recepcionar os alunos do recesso escolar;
                 Realizar um breve diálogo individualmente;

Descrição: Fizemos uma acolhida com todos os alunos juntos. Tivemos uma tarde mais diferente e tranquila, com direito a filme, pipoca, pirulito, bala, bolacha e suco. Ao término do filme, conversamos com os alunos sobre suas principais dificuldades, para assim começarmos a planejar as atividades para os mesmos.



JUNHO
30/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: No primeiro momento para saber como estavam os alunos, as bolsistas realizaram um ditado das sílabas. Nessa mesma atividade realizaram um ditado de pequenas palavras. No segundo momento as bolsistas contaram a história do Bambi. No terceiro momento pedimos para os alunos desenharem um desenho relacionado à história para colocar no mural da escola. Num quarto momento as bolsistas realizaram novamente o bingo das letras e o bingo das sílabas.



JUNHO
30/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Reconhecer letras e sílabas;
                 Reescrever a própria escrita;

Descrição: Após a acolhida, jogamos o bingo das letras e das sílabas para identificar qual é a dificuldade deles. Quando retirávamos a letra ou a sílaba sorteada, não mostrávamos para eles, apenas liamos. Na sequência, escrevemos o texto de uma aluna no quadro, com a autorização da mesma, e juntos realizamos algumas inadequações. 


JUNHO
28/06/17

Objetivo: Desenvolver a escrita e leitura por meio da construção de um relato pessoal.

Descrição: Os bolsistas perguntaram para os alunos se eles sabiam o que era um relato pessoal. Em seguida os alunos pesquisaram na internet o conceito. Logo apôs foi feito uma leitura de um relato chamado EDGAR das autoras Anabel Kindersley e Barnabás Kindersley que direcionou os alunos a escreverem seu próprio relato, finalizando com uma leitura coletiva com a produção de cada um.



JUNHO
28/06/2017

Objetivos: Desenvolver a leitura, interpretação de texto e produção de texto.

Descrição: Iniciamos a aula com a leitura do texto “A Corajosa” (VELOSO,s.d) . Em seguida fizemos a dobradura do rato o personagem do texto. Logo após os alunos fizeram a interpretação do texto e a atividade de separação de silabas.



JUNHO
23/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: Neste dia as bolsistas distribuíram várias atividades diferenciadas (como, por exemplo, a da foto) para primeiramente saber como estavam os alunos. No primeiro momento as bolsistas apresentaram o alfabeto para os alunos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através de ditados e bingo das letras/sílabas. No segundo momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. No terceiro momento realizamos a atividade do bingo das sílabas. Em um último momento pegamos uns jogos da escola sobre alfabetização e brincamos um pouco com os alunos, para proporcionar prazer e aprendizagem ao mesmo tempo.



JUNHO
23/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Formular palavras a partir de sílabas;
               

Descrição: Após a acolhida, iniciamos as atividades com uma sílaba no quadro, e a partir dela, os alunos escreveram palavras que iniciasse com a mesma. Concluída a atividade, fizemos a correção. No segundo momento, colocamos outra sílaba no quadro para que eles copiassem, e teriam que escrever palavras onde a sílaba aparecesse no meio da mesma. E juntos fizemos a correção.


JUNHO
21/06/17

Título: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Objetivo: Desenvolver a criatividade através da construção das histórias em quadrinhos.

Descrição: Os bolsistas conversaram com os alunos sobre o que cada um sabia sobre histórias em quadrinhos. Em seguida foi feito  uma leitura de histórias do grande escritor e autor, Maurício de Souza. Para finalizar a atividade os alunos construíram a sua própria história em quadrinhos.


JUNHO
21/06/2017

Objetivos: Analisar o livro

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, com a apresentação de seus nomes, no segundo momento foi dado início a leitura de dois respectivos livros, feito leitura individual, logo após foram feitas perguntas sobres os livros que leram.


JUNHO
21/06/2017

Objetivos: Desenvolver atividades de forma Lúdica proporcionando aos alunos um momento de integração.

Descrição: Iniciamos a aula com atividades usando a caixa silábica, onde os alunos teriam que montar as palavras, contar as sílabas e as classifica-las em dissílabas, monossílabas, trissílabas ou polissílabas. Em seguida os alunos pintaram as imagens escolhidas por eles e montaram um quebra cabeça silábico. Logo após os alunos brincaram e se divertiram muito com os jogos.


JULHO
14/06/17

Objetivo: Conhecer Monteiro Lobato, bem como suas obras

Descrição: Relembramos sobre o que é fabula realizado no encontro anterior. Em seguida conhecemos a biografia do Monteiro Lobato. Os alunos levaram um de seus livros com o gênero fabula para uma leitura coletiva em grande círculo.



JULHO
14/06/2017

Objetivos: desenvolver relação a leitura, interpretação de texto e produção de texto.


Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa observando uma imagem de uma história que foi encontrada em uma montanha dos EUA em arte Rupestre. Durante a conversa fizemos algumas perguntas sobre essas imagens, quais eram os personagens da história? Onde aconteceu essa história? Quantos eram os personagens? O que eles estavam fazendo na história? Quais os objetos que estavam na história? Após a conversa e os alunos identificarem todos os personagens e objetos e a cena que estava contando a história os alunos criaram um texto coletivo. Logo após a leitura do mesmo a Pibidiana fez a leitura da história original para os alunos e fizeram uma comparação sobre as histórias.



JUNHO
09/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Praticar a escrita autônoma em uma história;
                Compreender e identificar as sílabas nas palavras.


Descrição: Após feita a acolhida, realizamos a leitura de uma história em quadrinho, para posteriormente os alunos construíssem uma pequena história utilizando o mesmo gênero textual. A construção ficou livre para cada um. Disponibilizamos os materiais necessários e todos começaram a colocar a imaginação a funcionar. Após o término, cada aluno leu e explicou a sua história. Dando continuidade, foi feita uma brincadeira no fim da tarde, onde era escrito uma sílaba no quadro e a pessoa que escrevia dava o comando para que o restante descobrisse alguma palavra que continha aquela sílaba.




JUNHO
09/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Conhecer melhor as letras do alfabeto;

Descrição: no primeiro momento realizamos uma contação de história dos livros “Descobrindo os animais: a galinha” e “Descobrindo os animais: o ratinho” de uma coleção. Num segundo momento as bolsistas novamente apresentaram o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através do ditado e bingo das letras. Num terceiro momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. Num último momento foi feito novamente o bingo das letras, onde os alunos se divertiram e aprenderam bastante.


JUNHO
07/06/2017

Objetivo: Conhecendo as palavras.

Descrição: No primeiro momento foi mostrado algumas palavras com sílabas separadas e aleatórias, no segundo momento pedimos para cada aluno formar palavras, logo em seguida jogamos a brincadeira de caça palavras para que os alunos encontrassem palavras que conheciam. 

JUNHO
07/06/17

Título: FÁBULA

Objetivo: Conhecer o que é uma fábula.


Descrição: No primeiro momento foi realizado uma breve conversa sobre FÁBULA. No segundo momento foi feito a leitura da fábula: o gato, o galo e o ratinho, do autor Esopo, grande escritor da Grécia. Após a leitura coletiva, os alunos foram até a biblioteca pesquisar livros com o gênero fábula. Logo após os alunos realizaram uma breve leitura individual ao ar livre. Ao final da aula, retornamos ao livro da fábula, o gato, o galo e o ratinho em seguida cada aluno fez uma releitura em forma de desenho sobre a moral de sua fábula escolhida.


JUNHO
07/06/2017

Objetivos: Identificar as palavras com S e SS
Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa sobre o uso do s ou ss nas palavras. Em seguida realizamos atividades de completar as palavras com s ou ss e recortar de livros e revistas as palavras com s ou ss. Logo após os alunos escolheram um livro e cada um fez a leitura da sua história. Em seguida cada aluno comentou sobre o que mais gostou na história.



Junho
02/06/2017

Tema: Entrando no mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto, suas adequações e inadequações.

Descrição: No primeiro momento foi realizado um acolhendo para os alunos com uma contação de história, contando diversas histórias, num segundo momento a bolsista apresentou o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto. Por fim jogamos o jogo chamado “Bingo das letras”, com cartelas que continham letras variadas do tipo bastão.



JUNHO
02/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Construir palavras a partir de sílabas;
               
Descrição: Após a acolhida, brincamos de montar palavras com o jogo de letras, os alunos montavam uma palavra, na sequência retirávamos uma sílaba daquela palavra e montávamos uma nova palavra, e assim sucessivamente. Dando continuidade as atividades, cada dupla fez a leitura de um livro e realizaram a socialização da história. A tarefa seguinte foi a construção de um resumo do livro que os alunos leram.



Maio
24/05/2017

Objetivos: Resolver situações de problemas matemáticos por meio de jogos;

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Posteriormente explicado que iríamos utilizar do jogo da memória para que fixassem melhor o conteúdo aprendido, em um primeiro momento não houve muita comemoração, pois seria necessário a resolução de contas de adição, subtração e multiplicação para que depois pudéssemos jogar. Após ser feito isso, corrigimos as contas no quadro, diferente do momento em que falei com eles sobre o que iríamos fazer, agora estavam muito ansiosos para começarem, foi feito a explicação da regra do jogo, foram separados em dois grupos, além das contas matemáticas trabalhadas, indiretamente foi se constituindo a construção da lógica e outros fatores. Ao termino do jogo todos estavam contentes e pediram se podiam jogar novamente.




MAIO
24/05/2017

Objetivos: Conhecer a origem dos meios de transporte, suas diferenças e suas semelhanças.


Descrição: No primeiro momento foi realizado a contação da história “Do cavalo ao ônibus espacial”, em seguida apresentado em slide a evolução de cada um desses meios de transporte, os alunos ficaram bem curiosos com as diversidades e com as mudanças dos meios de transporte sofreram com o passar dos anos. Logo após os alunos desenharam os meios de transporte que mais lhe chamaram a atenção. Em seguida formaram frases e confeccionaram um livrinho de frases sobre os meios de transporte.




Maio
19/05/2017

Tema: Trabalhando as vogais

Objetivo: Reconhecer as vogais;


Descrição: No primeiro momento foi aplicada por uma bolsista uma atividade que continha as 5 vogais do alfabeto para os alunos identificar quais eram. A atividade em si propõe que os alunos conheçam as vogais. No segundo momento a bolsista pediu para que escrevessem em seu caderno as vogais juntamente com uma palavra que começava com determinada vogal. Em seguida foi entregue um texto aos alunos para os mesmos identificassem as vogais presentes do texto.



MAIO
19/05/ 2017

Tema: Brincando com as palavras

Objetivo: Construir texto individual;
                Praticar a leitura em voz alta;

Descrição: Neste dia em continuação do “projeto brincando com as palavras”, a próxima tarefa teve como proposta a construção de um texto individual, contando como havia sido o dia anterior. Com o término da atividade, cada aluno pegou um livro de histórias da biblioteca e leu em voz alta para que todos ouvissem, e a cada página os mesmos eram questionados sobre a história. A concentração na história aumentava a cada página, e assim cada aluno leu uma história e participou dos questionamentos.



MAIO
17/05/2017

Objetivo: Reconhecer o uso do M antes de P e B;


Descrição: No primeiro momento os alunos copiaram do quadro as regras gramaticais em que deve ser empregado o M antes de P e B. Em seguida fizeram a leitura do texto: PIMPINELA, identificando palavras no texto que tinham o M antes de P e B.  


Maio
17/05/2017

Objetivos:  Identificar a horas no relógio analógico e digital;
Interpretar e resolver problemas matemáticos;

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. O aparelho relógio para muitos ainda era um “bicho de sete cabeça”, muitos sabiam mexer em um celular, mas não conseguiam compreender como o mesmo funcionava. Foi conversado com os alunos sobre como era seu funcionamento, quantas horas compunham um dia, quantos minutos possuía uma hora entre outros. Todos tiveram o contato através do tato e da visão com o relógio analógico, momento esse muito gratificante pelo fato de todos quererem mostrar qual hora estava marcando e verificando as funcionalidades dos ponteiros. Aliando o conhecimento já obtido por eles a par das contas matemáticas, fizemos a resolução de problemas que continham informações do seu dia a dia.

Maio
12/05/2017

Tema: Brincando com as letras

Objetivo: Analisar o dicionário;
                Identificar palavras;


Descrição: No primeiro momento a bolsista contou a história do livro “Jerônimo Totes e suas estranhas mascotes” Num segundo momento foi discutido com os alunos sobre os animais apresentados no livro, logo após a bolsista pediu para que os mesmos fizessem um desenho do que entenderam da história. Em seguida foi realizado um ditado interativo com os alunos utilizando a categoria animais. Em um último momento a bolsista solicitou que os alunos montassem com as letras as palavras que foram escritas em seu caderno através do ditado.



MAIO
12/05/2017

Tema: Escrevendo através da tecnologia

Objetivo: Construir um texto coletivo;

Descrição: Neste dia a aula foi na informática, o alunos digitaram o texto coletivo da aula passada no computador, que intitularam com o tema de “A nossa escola”. Na sequência, propusemos a brincadeira da “forca”, com palavras relacionadas a biblioteca da escola. A participação foi de todos.


Maio
10/05/2017

Objetivos: Conhecer e utilizar a tabuada de 0 a 10;


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Em um segundo momento fizemos o reconhecimento da tabuada, conversamos como a mesma funcionava e qual a sua função para a matemática e o seu dia a dia, colocamos alguns exemplos do cotidiano deles e para que houvesse uma melhor compreensão resolvemos algumas contas utilizando da multiplicação, a correção ocorreu de forma muito participava e com a exposição das dúvidas existentes.



MARÇO
10/05/2017

Objetivos: Identificar a letra M antes de P e B na escrita de algumas palavras;

Descrição: Iniciou-se a aula a leitura do texto “O SUPER M”, então conversamos sobre a história.  Os alunos desenharam o que entenderam da história.   No segundo momento foram passados   no quadro o conteúdo de explicação de como se usar M antes de P e B nas palavras, atividades de completar os espaços em branco e para finalizar brincamos de jogo da forca utilizando palavras com M antes de P e B.


Maio
05/05/2017

Tema: Brincando com as letras

Objetivo: Reconhecer as diversas letras do alfabeto;


Descrição: No primeiro momento uma bolsista perguntou aos alunos como foi a semana. No segundo momento foi aplicada uma atividade, onde poderia ser possível “brincar com as letras”. Em uma sacola contém várias letras, a atividade em si propõe que os alunos formem diversas palavras, aquelas que eles imaginam que dê para formar com a quantidade de letras que tem na sacola. No terceiro momento a bolsista pediu para que escrevessem em seu caderno as palavras que formaram por mais que essas palavras não tenham sentido nem significado. No quarto momento a bolsista realizou uma contação de histórias pedindo para que os mesmos tentassem ler as histórias do jeito que conseguissem e mo último momento a bolsista auxiliou os mesmos a lerem as histórias.



Maio
05/05/2017

Tema: Brincando com as palavras

Objetivo: Identificar palavras que não repetem as letras;
                      Construir texto coletivo;


Descrição: Propomos para as crianças que escrevessem no caderno palavras onde não repetissem as letras. Começamos com nomes de pessoas, depois animais e por último, os objetos. A correção foi feita no quadro, cada um escreveu uma palavra. Quando tinham dúvidas de como se escrevia, consultavam o dicionário. Na sequência, escrevemos um texto coletivo no quadro, onde a discussão era sobre escola. Por fim, copiaram em seus cadernos o texto.



MAIO
03/05/2017

Objetivos: Desenvolver a criatividade, imaginação e a comunicação dos alunos através da contação de histórias.


Descrição: Foi realizado uma contação de história do livro “Quero um bicho de estimação” do tradutor Érko Assis, então conversamos sobre a história, o que acharam da história e cada aluno deu um fim para a história pois a mesma não tinha um fim. Após pedimos para os alunos escreverem em um papel o nome de animais que eles imaginavam ter dentro do ovo que a menina segurava na história, logo após os alunos escreveram frases com o nome dos animais, todos participaram em seguida com o auxílio das Pibidianas, escrever as frases e a leitura das mesmas.




Maio
03/05/2017

Objetivos: Resolver contas de subtração;


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Conversamos um pouco sobre suas dificuldades ainda existentes a par de algumas contas matemáticas (subtração), fizemos atividades no caderno e posteriormente, a correção feita uma a uma no quadro com a participação deles e auxílio de um pibidiano, para que este fosse um momento de compreensão do assunto e verificar quais dúvidas ainda existentes persistiam.



Abril
07/04/2017

Tema: Alfabetização

Objetivo: Reconhecer as letras em textos escritos.

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento para as crianças, foi realizado uma contação de história pelos bolsistas e em seguida as crianças reliam novamente. No segundo momento foi distribuído algumas atividades sobre as letras do alfabeto para ver se os mesmos reconheciam as letras. Depois disso as crianças escreveram a data e as palavras que estavam observando nas atividades. 


Abril 
07/04/2017

Título: Um olhar atento a nossa escrita.


Objetivos: Reconhecer a escrita da norma padrão;


Descrição: No primeiro momento, nós pibidianos ficamos com as crianças na biblioteca. Contamos a história do livro “Não”, de Marta Altés, onde cada aluno desenhou o que achou de mais interessante na história. Terminada a atividade, expomos no mural da escola. No segundo momento, continuamos com a correção do “Ditado Interativo”, onde os alunos foram no quadro e escreviam a palavra como achavam que seria o “correto”, e caso tivessem dúvidas, eram auxiliadas pelo dicionário.  Em seguida fizemos um jogo usando dados. Nesses dados continham letras do alfabeto e dividimos o quadro em três partes com as palavras: fruta, objeto e animal. Um de cada vez jogava o dado e pensava/dizia uma palavra (fruta, objeto, animal) com a letra sorteada. A letra poderia aparecer no começo, no meio ou no final da palavra.   



Abril
12/04/2017

Objetivos: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades que iríamos promover com eles. Em seguida foi dado a cada aluno duas folhas impressas com atividades, contendo decomposição, adição, subtração, ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor. Toda a atividade foi lida juntamente com eles. Ao decorrer da atividade o bolsista estava sempre auxiliando.




ABRIL
12/04/2017

Objetivos: Identificar as atividades propostas.


Descrição: Iniciamos a aula com atividades de separação de sílabas com R e RR.  No segundo momento em cima da mesa foi espalhado imagens de animais, com as letras R e RR foi realizado com as crianças um texto coletivo registrando em todo momento cada um em seu caderno. Para o encerramento das atividades foi realizado com as crianças várias brincadeiras com jogos silábicos. 


ABRIL
19/04/2017

Objetivo:  Reconhecer a escrita;

Descrição: Iniciou-se a aula com o estudo gramatical do S e SS, utilizando atividades de folhas e separação das sílabas. No segundo momento receberam material para colorir onde iriam construir o jogo da memória. O jogo continha palavras com S e SS e sua respectiva figura. Completada a ação, os educandos tiveram um momento para que em dupla pudessem explorar o jogo.



ABRIL
19/04/2017

Objetivo: Conhecer as sílabas e formar palavras.


Descrição: No primeiro momento foi feito uma tabela de sílabas por uma bolsista, com o objetivo de analisar quais sílabas as crianças conheciam. Uma bolsista leu para as crianças todas as sílabas associando as letras e sílabas a objetos do cotidiano. No segundo momento foi realizado uma atividade com as sílabas em ordem aleatória para que as crianças formassem palavras simples.


ABRIL
26/04/2017

Objetivo: Desenvolver atividades de forma Lúdica proporcionando as crianças momentos de integração e construção de um texto coletivo.


Descrição: Iniciamos a aula com o filme “Pets a vida secreta dos animais”. Em seguida foi realizado uma conversa sobre o filme, e juntos criamos um texto e um desenho coletivo que será exposto no mural da escola.




Abril
07/04/2017

Tema: Contação de história como incentivo à leitura.

Objetivo: Proporcionar as crianças um momento diferente de contação de história, fazendo com que as mesmas desenvolvessem o gosto pela leitura.

Descrição: Recebemos as crianças nesse dia na biblioteca da escola, em seguida realizamos a contação de história sobre o livro “Não” as crianças ficaram curiosas para saber por que o nome do livro era não, mas no decorrer da história descobriram que era na verdade o nome do cachorro Apollo que todos chamavam de não por que vivia aprontando todas em sua casa. No final da história solicitamos que todas as crianças criassem um desenho que representava a cena que elas mais tinham gostado no livro, logo após que todas terminaram o desenho, cada uma contou para seus colegas o que o seu desenho representava, essa atividade foi realizada até o recreio com o objetivo principal de incentivar as crianças a terem o gosto pela leitura. Logo após fomos para sala onde foi realizada algumas atividades de formar palavras com as letras do alfabeto com as crianças, depois que as mesmas conseguiram finalizar as atividades realizamos a leitura das palavras formadas por elas.


Abril
05/04/2017

Objetivos: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades que iríamos promover com eles. Em seguida foi passado no quadro atividades de decomposição de números até a unidade de milhar e contas de adição e subtração. Em seguida, começaram a fazer com o auxílio dos pibidianos. Ao termino da atividade fizemos a correção no quadro e em seguida utilizamos o material dourado para melhor fixação do conteúdo.



ABRIL

05/04/2017

Objetivos: Identificar as palavras com R ou RR.


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento com as crianças.  Em seguida as crianças realizaram a leitura do texto “O almoço de domingo” depois discutimos sobre a história. No segundo momento foi explicado como utilizar o R ou RR nas palavras, com atividades de completar os espaços em branco, caça palavras e formar frases.


Março
29/03/2017

Objetivos: Conhecer os alunos;

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades que iríamos promover com eles. Em seguida foi feito algumas perguntas no quadro para que eles respondessem em uma folha e lessem posteriormente na frente da turma para todos. Em seguida os pibidianos realizaram o diagnóstico da turma.


MARÇO
29/03/2017

Objetivos: Desenvolver atividades de forma lúdica proporcionando aos alunos a integração.
                

Descrição: No primeiro momento foi feito acolhimento com as crianças, com a apresentação de seus nomes, idade e local onde moram, quantas pessoas moram na sua casa, quais são, o que mais gosta de fazer dentro e fora da escola e o querem ser quando crescer. Em seguida foi feito uma contação do livro “A menina que não era maluquinha” história de Ruth Rocha. Foi discutido em grande grupos sobre a história, logo após cada criança apresentou através de um desenho o que entenderam da história. As Pibidianas , escreveram no quadro atividades de balões de sílabas, os alunos tiveram que formar palavras com as sílabas do balão. 



MARÇO
31/03/2017


Tema: Alfabetização

Objetivo:  Reconhecer e trabalhar as dificuldades na escrita e na oralidade.


Descrição: No primeiro momento foi realizado uma apresentação contando sobre a função do Pibid na escola, após a recepção foi feito uma contação da história do livro Não, pedimos para que eles representassem a história com desenhos. No segundo momento foi distribuído letras do alfabeto para ver se os mesmos conheciam as letras logo após fomos trocando as letras e pedindo para eles lerem.




Março
31/03/2017

Tema: Iniciando a docência

Objetivo: Conhecer os alunos através de contação de histórias.

Descrição: No primeiro momento realizado um acolhimento das crianças, com a apresentação de seus nomes, idade e local onde moram. No segundo momento foi distribuído uma atividade sobre as letras do alfabeto para ver se os mesmos reconheciam as letras. Em seguida uma bolsista pediu para que às crianças fizessem o alfabeto e as vogais em seus cadernos para os bolsistas observar o nível de aprendizagem que as crianças se encontravam. Depois do recreio foi realizado uma contação de história pedindo para que as crianças tentassem ler, do jeito que conseguissem e depois os bolsistas auxiliaram as mesmas a lerem o livro que escolheram na biblioteca da escola.


Março 
31/03/2017

Título: Um olhar atento a nossa escrita.


Objetivos: Reconhecer a escrita da norma padrão;
                    Praticar a leitura;


Descrição: No primeiro momento foi feito a acolhida das crianças, com a apresentação dos mesmos e de nós pibidianos: nome, idade e local onde moram. Em seguida fomos a biblioteca, onde cada aluno escolheu um livro, o mesmo teria que ler em silêncio e apresentar para os demais o que aquele livro contava. Dando sequência na atividade, foi feito um ditado com palavras do livro que eles escolheram, a correção foi feita no quadro com todos juntos, o quadro foi dividido em quadro partes, onde todos escreviam a palavra da forma com que achavam correto e juntos fizemos a correção com o auxílio do dicionário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário