Junho
26/06/2017
Objetivo geral: Construir um ábaco e resolver situações problemas matemáticos utilizando o mesmo e panfletos de supermercado.
Descrição: No primeiro momento finalizamos a produção do ábaco com os alunos, e auxiliamos os mesmos a colocar a unidade, dezena, centena, unidade de milhar, unidade de dezena e unidade de centena em cada espaço demarcado no ábaco, para em seguida passarmos as informações de como se utiliza o mesmo. Depois foi colocado no quadro seis balões com números dentro e foi solicitado que um aluno por vez fosse estourando um balão e colocando o número que estava dentro do mesmo no quadro, para que assim forma-se um número no qual eles iriam representar utilizando o ábaco. Após esse momento foi proposto que eles resolvessem algumas questões que iam de encontro com o tema abordado. Esta atividade de estourar o balão e formar o número para ser representado no ábaco foi repetida por algumas vezes para em seguida passamos para próxima atividade planejada para o dia. Logo após este momento, foi proposto então pelas Pibidianas algumas questões matemáticas de adição, subtração e multiplicação utilizando os panfletos de supermercado, no qual cada aluno copiou as questões que foram passadas no quadro e devido ao tempo reduzido eles levaram as mesmas como tarefa de casa. As questões foram produzidas pelas Pibidianas com informações contidas nos panfletos, que foram distribuídos para cada aluno, com a intenção que eles procurassem o produto que estava sendo citado na questão e recorta-se e cola-se o mesmo na resolução das questões.
Junho
19/06/2017
Objetivos: Identificar os preços dos produtos.
Selecionar os produtos que tem na sala de aula com os produtos que constam no mercado,
Separar os matérias reutilizáveis de acordo com a sua classificação nos sacos de lixo;
Formular preços para colocar nos produtos;
Organizar o mercado de acordo como vimos no Triunfo (por prateleiras e de acordo com o que é o produto);
Descrição: No primeiro momento as Pibidianas relembraram a ida até o mercado Triunfo e pediram para que os alunos pegassem as suas anotações com os preços anotados. Em seguida terminamos todos juntos de colocar os preços nos produtos e começamos a organizar o mercado de acordo como observamos no Triunfo. Após o momento da organização separamos alunos para ficar no caixa e para realizar as compras. Os alunos puderam comprar o que desejavam e no final passavam no caixa, pagando com dinheiro e calculando o seu troco, oportunizando assim aos alunos um momento de trocas de conhecimento.
Junho
12/06/2017
Sistema monetário e Mercado
Objetivos:Conhecer a forma de organização de um mercado;
Investigar os preços das mercadorias;
Registrar preços das mercadorias;
Descrição: No primeiro momento os alunos do 4° ano foram oportunizados a visitarem o mercado do bairro. Nesta saída de estudo, eles observavam atentamente como era organizado o mercado, as prateleiras, quais mercadorias ficavam perto do que e também observavam e faziam anotações dos preços. Posteriormente de volta a sala de aula, iniciamos à organização do “mercadinho” com as embalagens que eles trouxeram de suas casas, para o próximo encontro darmos sequência à atividade.
MAIO
30/05/2017
Objetivos: Compreender quais os cuidados que devemos ter com o nosso planeta;
Produzir frases sobre o meio ambiente;
Descrição: As pibidianas levaram dois globos de isopor pintados, simbolizando o planeta terra. Nestes globos foram colocados barbantes pendurados transformando-os em mobiles. Cada aluno elaborou uma frase e um desenho sobre a importância de cuidar do planeta terra em um coração confeccionado pelas pibidianas, que foram pendurados nos barbantes do globo terrestre. Depois de pronto, o trabalho dos alunos ficou exposto em sala de aula.
22/05/2017
Objetivo Geral: Relacionar o sistema de numeração decimal com os números propostos.
Objetivos Específicos: Desenvolver um material concreto;
Identificar os números propostos e classifica- lós;
Descrição: No primeiro dia deste planejamento as Pibidianas relembraram o bilhete que foi para a casa pedindo uma caixa de ovo, após esse momento, as mesmas questionaram os alunos se aquela caixa poderia virar algum material concreto que pudesse os ajudar na separação dos números em milhar, centenas, dezenas e unidades e explicaram como seria feito. Em seguida os alunos foram encaminhados para a sala de artes, as bolsistas distribuíram guaches e pinceis para os alunos pintarem a sua caixa e com o auxílio das pibidianas construírem um ábaco com matérias reutilizáveis no segundo dia, após a tinta secar.
MAIO
16/05/2017
Objetivos: Destacar e discutir aspectos que fortalecem e os que prejudicam os vínculos de amizade no âmbito escolar;
Construir a importância da confiança e do relacionamento;
Descrição: Neste dia os alunos foram levados para o pátio onde foi realizada uma “Dinâmica da confiança”. Em dupla um aluno será vendado e o outro não, através da voz do colega o aluno vendado terá que andar sobre obstáculos colocados pelas bolsistas mostrando a importância de ouvir e confiar no próximo, em seguida, o colega troca de lugar com o outro.
MAIO
09/05/2017
Objetivos: Analisar o alfabeto datilológico;
Conhecer a história da Libra;
Descrição: Neste dia as pibidianas iniciaram a aula com alguns sinais em Libras como: bom dia, boa tarde e boa noite. Logo após uma bolsista apresentou em slide para os alunos a história e as leis conquistadas pelos surdos. Em seguida cada aluno recebeu o alfabeto datilológico para apresentar o seu nome para turma através de sinais. Foi um momento prazeroso e de retorno de cada aluno, segundo o relato da professora no dia seguinte os alunos utilizaram os sinais nas aulas.
MAIO
08/05/2017
Objeto geral: Aprender a escrita correta das palavras utilizando o ditado interativo e o uso dicionário.
Objetivos específicos: Identificar palavras complexas;
Analisar o dicionário;
Descrição: Neste dia iniciamos a aula com uma contação de história da fábula “A lebre e a tartaruga”, no segundo momento trabalhamos palavras encontradas no texto com as sílabas complexas “SS, Ç, RR, CH, LH” em seguida os bolsistas deram início ao ditado interativo, após ditadas todas as palavras os alunos foram convidados a escrever no quadro as mesmas como achavam que era correta. No último momento, cada aluno ganhou um dicionário e procuraram a forma correta de escrever as palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário