sexta-feira, 21 de julho de 2017

Junho
30/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: No primeiro momento para saber como estavam os alunos, as bolsistas realizaram um ditado das sílabas. Nessa mesma atividade realizaram um ditado de pequenas palavras. No segundo momento as bolsistas contaram a história do Bambi. No terceiro momento pedimos para os alunos desenharem um desenho relacionado à história para colocar no mural da escola. Num quarto momento as bolsistas realizaram novamente o bingo das letras e o bingo das sílabas.


JUNHO
30/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Reconhecer letras e sílabas;
                 Reescrever a própria escrita;

Descrição: Após a acolhida, jogamos o bingo das letras e das sílabas para identificar qual é a dificuldade deles. Quando retirávamos a letra ou a sílaba sorteada, não mostrávamos para eles, apenas liamos. Na sequência, escrevemos o texto de uma aluna no quadro, com a autorização da mesma, e juntos realizamos algumas inadequações. 


Julho
28/06/17

Objetivo: Desenvolver a escrita e leitura por meio da construção de um relato pessoal.

Descrição: Os bolsistas perguntaram para os alunos se eles sabiam o que era um relato pessoal. Em seguida os alunos pesquisaram na internet o conceito. Logo apôs foi feito uma leitura de um relato chamado EDGAR das autoras Anabel Kindersley e Barnabás Kindersley que direcionou os alunos a escreverem seu próprio relato, finalizando com uma leitura coletiva com a produção de cada um.



JUNHO
28/06/2017

Objetivos: Desenvolver a leitura, interpretação de texto e produção de texto.

Descrição: Iniciamos a aula com a leitura do texto “A Corajosa” (VELOSO,s.d) . Em seguida fizemos a dobradura do rato o personagem do texto. Logo após os alunos fizeram a interpretação do texto e a atividade de separação de silabas.


Junho
23/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: Neste dia as bolsistas distribuíram várias atividades diferenciadas (como, por exemplo, a da foto) para primeiramente saber como estavam os alunos. No primeiro momento as bolsistas apresentaram o alfabeto para os alunos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através de ditados e bingo das letras/sílabas. No segundo momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. No terceiro momento realizamos a atividade do bingo das sílabas. Em um último momento pegamos uns jogos da escola sobre alfabetização e brincamos um pouco com os alunos, para proporcionar prazer e aprendizagem ao mesmo tempo.



JUNHO
23/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Formular palavras a partir de sílabas;
               

Descrição: Após a acolhida, iniciamos as atividades com uma sílaba no quadro, e a partir dela, os alunos escreveram palavras que iniciasse com a mesma. Concluída a atividade, fizemos a correção. No segundo momento, colocamos outra sílaba no quadro para que eles copiassem, e teriam que escrever palavras onde a sílaba aparecesse no meio da mesma. E juntos fizemos a correção.


Julho
21/06/17

Título: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Objetivo: Desenvolver a criatividade através da construção das histórias em quadrinhos.

Descrição: Os bolsistas conversaram com os alunos sobre o que cada um sabia sobre histórias em quadrinhos. Em seguida foi feito  uma leitura de histórias do grande escritor e autor, Maurício de Souza. Para finalizar a atividade os alunos construíram a sua própria história em quadrinhos.


Junho
21/06/2017

Objetivos: Analisar o livro

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, com a apresentação de seus nomes, no segundo momento foi dado início a leitura de dois respectivos livros, feito leitura individual, logo após foram feitas perguntas sobres os livros que leram.


JUNHO
21/06/2017

Objetivos: Desenvolver atividades de forma Lúdica proporcionando aos alunos um momento de integração.

Descrição: Iniciamos a aula com atividades usando a caixa silábica, onde os alunos teriam que montar as palavras, contar as sílabas e as classifica-las em dissílabas, monossílabas, trissílabas ou polissílabas. Em seguida os alunos pintaram as imagens escolhidas por eles e montaram um quebra cabeça silábico. Logo após os alunos brincaram e se divertiram muito com os jogos.


Julho
14/06/17

Objetivo: Conhecer Monteiro Lobato, bem como suas obras

Descrição: Relembramos sobre o que é fabula realizado no encontro anterior. Em seguida conhecemos a biografia do Monteiro Lobato. Os alunos levaram um de seus livros com o gênero fabula para uma leitura coletiva em grande círculo.



JUNHO
14/06/2017

Objetivos: desenvolver relação a leitura, interpretação de texto e produção de texto.


Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa observando uma imagem de uma história que foi encontrada em uma montanha dos EUA em arte Rupestre. Durante a conversa fizemos algumas perguntas sobre essas imagens, quais eram os personagens da história? Onde aconteceu essa história? Quantos eram os personagens? O que eles estavam fazendo na história? Quais os objetos que estavam na história? Após a conversa e os alunos identificarem todos os personagens e objetos e a cena que estava contando a história os alunos criaram um texto coletivo. Logo após a leitura do mesmo a Pibidiana fez a leitura da história original para os alunos e fizeram uma comparação sobre as histórias.



JUNHO
10/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Praticar a escrita autônoma em uma história;
                Compreender e identificar as sílabas nas palavras.


Descrição: Após feita a acolhida, realizamos a leitura de uma história em quadrinho, para posteriormente os alunos construíssem uma pequena história utilizando o mesmo gênero textual. A construção ficou livre para cada um. Disponibilizamos os materiais necessários e todos começaram a colocar a imaginação a funcionar. Após o término, cada aluno leu e explicou a sua história. Dando continuidade, foi feita uma brincadeira no fim da tarde, onde era escrito uma sílaba no quadro e a pessoa que escrevia dava o comando para que o restante descobrisse alguma palavra que continha aquela sílaba.




Junho
09/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Conhecer melhor as letras do alfabeto;

Descrição: no primeiro momento realizamos uma contação de história dos livros “Descobrindo os animais: a galinha” e “Descobrindo os animais: o ratinho” de uma coleção. Num segundo momento as bolsistas novamente apresentaram o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através do ditado e bingo das letras. Num terceiro momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. Num último momento foi feito novamente o bingo das letras, onde os alunos se divertiram e aprenderam bastante.


Junho
07/06/2017

Objetivo: Conhecendo as palavras.

Descrição: No primeiro momento foi mostrado algumas palavras com sílabas separadas e aleatórias, no segundo momento pedimos para cada aluno formar palavras, logo em seguida jogamos a brincadeira de caça palavras para que os alunos encontrassem palavras que conheciam. 

JUNHO
07/06/17

Título: FÁBULA

Objetivo: Conhecer o que é uma fábula.


Descrição: No primeiro momento foi realizado uma breve conversa sobre FÁBULA. No segundo momento foi feito a leitura da fábula: o gato, o galo e o ratinho, do autor Esopo, grande escritor da Grécia. Após a leitura coletiva, os alunos foram até a biblioteca pesquisar livros com o gênero fábula. Logo após os alunos realizaram uma breve leitura individual ao ar livre. Ao final da aula, retornamos ao livro da fábula, o gato, o galo e o ratinho em seguida cada aluno fez uma releitura em forma de desenho sobre a moral de sua fábula escolhida.


JUNHO
07/06/2017

Objetivos: Identificar as palavras com S e SS
Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa sobre o uso do s ou ss nas palavras. Em seguida realizamos atividades de completar as palavras com s ou ss e recortar de livros e revistas as palavras com s ou ss. Logo após os alunos escolheram um livro e cada um fez a leitura da sua história. Em seguida cada aluno comentou sobre o que mais gostou na história.



Junho
02/06/2017

Tema: Entrando no mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto, suas adequações e inadequações.

Descrição: No primeiro momento foi realizado um acolhendo para os alunos com uma contação de história, contando diversas histórias, num segundo momento a bolsista apresentou o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto. Por fim jogamos o jogo chamado “Bingo das letras”, com cartelas que continham letras variadas do tipo bastão.



JUNHO
02/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Construir palavras a partir de sílabas;
               
Descrição: Após a acolhida, brincamos de montar palavras com o jogo de letras, os alunos montavam uma palavra, na sequência retirávamos uma sílaba daquela palavra e montávamos uma nova palavra, e assim sucessivamente. Dando continuidade as atividades, cada dupla fez a leitura de um livro e realizaram a socialização da história. A tarefa seguinte foi a construção de um resumo do livro que os alunos leram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário