Junho
30/06/2017
Tema: Mundo das letras
Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;
Descrição: No primeiro momento para saber como estavam os alunos, as bolsistas realizaram um ditado das sílabas. Nessa mesma atividade realizaram um ditado de pequenas palavras. No segundo momento as bolsistas contaram a história do Bambi. No terceiro momento pedimos para os alunos desenharem um desenho relacionado à história para colocar no mural da escola. Num quarto momento as bolsistas realizaram novamente o bingo das letras e o bingo das sílabas.
JUNHO
30/06/2017
Tema: Explorando a Língua Portuguesa
Objetivo: Reconhecer letras e sílabas;
Reescrever a própria escrita;
Descrição: Após a acolhida, jogamos o bingo das letras e das sílabas para identificar qual é a dificuldade deles. Quando retirávamos a letra ou a sílaba sorteada, não mostrávamos para eles, apenas liamos. Na sequência, escrevemos o texto de uma aluna no quadro, com a autorização da mesma, e juntos realizamos algumas inadequações.
JUNHO
28/06/2017
Objetivos: Desenvolver a leitura, interpretação de texto e produção de texto.
Descrição: Iniciamos a aula com a leitura do texto “A Corajosa” (VELOSO,s.d) . Em seguida fizemos a dobradura do rato o personagem do texto. Logo após os alunos fizeram a interpretação do texto e a atividade de separação de silabas.
Junho
23/06/2017
Tema: Mundo das letras
Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;
Descrição: Neste dia as bolsistas distribuíram várias atividades diferenciadas (como, por exemplo, a da foto) para primeiramente saber como estavam os alunos. No primeiro momento as bolsistas apresentaram o alfabeto para os alunos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através de ditados e bingo das letras/sílabas. No segundo momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. No terceiro momento realizamos a atividade do bingo das sílabas. Em um último momento pegamos uns jogos da escola sobre alfabetização e brincamos um pouco com os alunos, para proporcionar prazer e aprendizagem ao mesmo tempo.
JUNHO
23/06/2017
Tema: Explorando a Língua Portuguesa
Objetivo: Formular palavras a partir de sílabas;
Descrição: Após a acolhida, iniciamos as atividades com uma sílaba no quadro, e a partir dela, os alunos escreveram palavras que iniciasse com a mesma. Concluída a atividade, fizemos a correção. No segundo momento, colocamos outra sílaba no quadro para que eles copiassem, e teriam que escrever palavras onde a sílaba aparecesse no meio da mesma. E juntos fizemos a correção.
JUNHO
21/06/2017
Objetivos: Desenvolver atividades de forma Lúdica proporcionando aos alunos um momento de integração.
Descrição: Iniciamos a aula com atividades usando a caixa silábica, onde os alunos teriam que montar as palavras, contar as sílabas e as classifica-las em dissílabas, monossílabas, trissílabas ou polissílabas. Em seguida os alunos pintaram as imagens escolhidas por eles e montaram um quebra cabeça silábico. Logo após os alunos brincaram e se divertiram muito com os jogos.
JUNHO
14/06/2017
Objetivos: desenvolver relação a leitura, interpretação de texto e produção de texto.
Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa observando uma imagem de uma história que foi encontrada em uma montanha dos EUA em arte Rupestre. Durante a conversa fizemos algumas perguntas sobre essas imagens, quais eram os personagens da história? Onde aconteceu essa história? Quantos eram os personagens? O que eles estavam fazendo na história? Quais os objetos que estavam na história? Após a conversa e os alunos identificarem todos os personagens e objetos e a cena que estava contando a história os alunos criaram um texto coletivo. Logo após a leitura do mesmo a Pibidiana fez a leitura da história original para os alunos e fizeram uma comparação sobre as histórias.
JUNHO
10/06/2017
Tema: Explorando a Língua Portuguesa
Objetivo: Praticar a escrita autônoma em uma história;
Compreender e identificar as sílabas nas palavras.
Descrição: Após feita a acolhida, realizamos a leitura de uma história em quadrinho, para posteriormente os alunos construíssem uma pequena história utilizando o mesmo gênero textual. A construção ficou livre para cada um. Disponibilizamos os materiais necessários e todos começaram a colocar a imaginação a funcionar. Após o término, cada aluno leu e explicou a sua história. Dando continuidade, foi feita uma brincadeira no fim da tarde, onde era escrito uma sílaba no quadro e a pessoa que escrevia dava o comando para que o restante descobrisse alguma palavra que continha aquela sílaba.
Junho
09/06/2017
Tema: Mundo das letras
Objetivo: Conhecer melhor as letras do alfabeto;
Descrição: no primeiro momento realizamos uma contação de história dos livros “Descobrindo os animais: a galinha” e “Descobrindo os animais: o ratinho” de uma coleção. Num segundo momento as bolsistas novamente apresentaram o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através do ditado e bingo das letras. Num terceiro momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. Num último momento foi feito novamente o bingo das letras, onde os alunos se divertiram e aprenderam bastante.
JUNHO
07/06/2017
Objetivos: Identificar as palavras com S e SS
Descrição: Iniciamos a aula com uma conversa sobre o uso do s ou ss nas palavras. Em seguida realizamos atividades de completar as palavras com s ou ss e recortar de livros e revistas as palavras com s ou ss. Logo após os alunos escolheram um livro e cada um fez a leitura da sua história. Em seguida cada aluno comentou sobre o que mais gostou na história.
Junho
02/06/2017
Tema: Entrando no mundo das letras
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto, suas adequações e inadequações.
JUNHO
02/06/2017
Tema: Explorando a Língua Portuguesa
Objetivo: Construir palavras a partir de sílabas;
Descrição: Após a acolhida, brincamos de montar palavras com o jogo de letras, os alunos montavam uma palavra, na sequência retirávamos uma sílaba daquela palavra e montávamos uma nova palavra, e assim sucessivamente. Dando continuidade as atividades, cada dupla fez a leitura de um livro e realizaram a socialização da história. A tarefa seguinte foi a construção de um resumo do livro que os alunos leram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário