31/05/2017
Tema: Pontos Cardeais
Objetivo: Ampliar as noções de localização por meio dos pontos cardeais.
Descrição: Primeiramente as bolsistas problematizaram junto aos alunos como as pessoas se localizavam antes da invenção da tecnologia, indagaram se reconheciam qual era o lado direito e esquerdo. Em conseguinte, foi situado um fitilho no braço de cada um, para que pudessem reconhecer seu lado direito.
Apresentaram os pontos cardeais por meio da rosa dos ventos, demonstrando a movimentação da terra, em relação ao nascer e o pôr do sol (Leste/Oeste). Ao apresentar os hemisférios Norte e Sul, as bolsistas demonstraram que aquilo que estava a frente dos alunos, representava o Norte e o que estava atrás, representava o Sul.
Posteriormente, os alunos foram convidados a irem ao centro da sala de aula, lugar em que o mapa Mundi estava exposto ao chão, para que pudessem observar como poderiam se localizar através do mapa e dos pontos cardeais. Deste modo, as crianças brincaram no mapa, identificando os hemisférios Norte e Sul e encontraram o Leste e o Oeste, a partir da linha do Equador, inclusive, compreendendo em que hemisfério o Brasil está localizado no globo terrestre.
Por fim, foram convidados a participar de uma brincadeira na quadra da escola, em que um aluno representava o sol, e a partir desta referência, todos tinham de localizar os pontos cardeais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário