domingo, 2 de julho de 2017

Junho
30/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: No primeiro momento para saber como estavam os alunos, as bolsistas realizaram um ditado das sílabas. Nessa mesma atividade realizaram um ditado de pequenas palavras. No segundo momento as bolsistas contaram a história do Bambi. No terceiro momento pedimos para os alunos desenharem um desenho relacionado à história para colocar no mural da escola. Num quarto momento as bolsistas realizaram novamente o bingo das letras e o bingo das sílabas.


JUNHO
30/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Reconhecer letras e sílabas;
                 Reescrever a própria escrita;

Descrição: Após a acolhida, jogamos o bingo das letras e das sílabas para identificar qual é a dificuldade deles. Quando retirávamos a letra ou a sílaba sorteada, não mostrávamos para eles, apenas liamos. Na sequência, escrevemos o texto de uma aluna no quadro, com a autorização da mesma, e juntos realizamos algumas inadequações. 


Junho
23/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras e sílabas do alfabeto;


Descrição: Neste dia as bolsistas distribuíram várias atividades diferenciadas (como, por exemplo, a da foto) para primeiramente saber como estavam os alunos. No primeiro momento as bolsistas apresentaram o alfabeto para os alunos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através de ditados e bingo das letras/sílabas. No segundo momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. No terceiro momento realizamos a atividade do bingo das sílabas. Em um último momento pegamos uns jogos da escola sobre alfabetização e brincamos um pouco com os alunos, para proporcionar prazer e aprendizagem ao mesmo tempo.



JUNHO
23/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Formular palavras a partir de sílabas;
               

Descrição: Após a acolhida, iniciamos as atividades com uma sílaba no quadro, e a partir dela, os alunos escreveram palavras que iniciasse com a mesma. Concluída a atividade, fizemos a correção. No segundo momento, colocamos outra sílaba no quadro para que eles copiassem, e teriam que escrever palavras onde a sílaba aparecesse no meio da mesma. E juntos fizemos a correção.



JUNHO
10/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Praticar a escrita autônoma em uma história;
                Compreender e identificar as sílabas nas palavras.


Descrição: Após feita a acolhida, realizamos a leitura de uma história em quadrinho, para posteriormente os alunos construíssem uma pequena história utilizando o mesmo gênero textual. A construção ficou livre para cada um. Disponibilizamos os materiais necessários e todos começaram a colocar a imaginação a funcionar. Após o término, cada aluno leu e explicou a sua história. Dando continuidade, foi feita uma brincadeira no fim da tarde, onde era escrito uma sílaba no quadro e a pessoa que escrevia dava o comando para que o restante descobrisse alguma palavra que continha aquela sílaba.




Junho
09/06/2017

Tema: Mundo das letras

Objetivo: Conhecer melhor as letras do alfabeto;

Descrição: no primeiro momento realizamos uma contação de história dos livros “Descobrindo os animais: a galinha” e “Descobrindo os animais: o ratinho” de uma coleção. Num segundo momento as bolsistas novamente apresentaram o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto através do ditado e bingo das letras. Num terceiro momento então as bolsistas realizaram um ditado das letras, onde foi ditado somente letras. Num último momento foi feito novamente o bingo das letras, onde os alunos se divertiram e aprenderam bastante.



Junho
02/06/2017

Tema: Entrando no mundo das letras

Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto, suas adequações e inadequações.

Descrição: No primeiro momento foi realizado um acolhendo para os alunos com uma contação de história, contando diversas histórias, num segundo momento a bolsista apresentou o alfabeto para os alunos a fim de saber qual o nível de aprendizagem dos mesmos. Foi trabalhado somente em cima das letras do alfabeto. Por fim jogamos o jogo chamado “Bingo das letras”, com cartelas que continham letras variadas do tipo bastão.



JUNHO
02/06/2017

Tema: Explorando a Língua Portuguesa

Objetivo: Construir palavras a partir de sílabas;
               
Descrição: Após a acolhida, brincamos de montar palavras com o jogo de letras, os alunos montavam uma palavra, na sequência retirávamos uma sílaba daquela palavra e montávamos uma nova palavra, e assim sucessivamente. Dando continuidade as atividades, cada dupla fez a leitura de um livro e realizaram a socialização da história. A tarefa seguinte foi a construção de um resumo do livro que os alunos leram.



Maio
24/05/2017

Objetivos: Resolver situações de problemas matemáticos por meio de jogos;

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Posteriormente explicado que iríamos utilizar do jogo da memória para que fixassem melhor o conteúdo aprendido, em um primeiro momento não houve muita comemoração, pois seria necessário a resolução de contas de adição, subtração e multiplicação para que depois pudéssemos jogar. Após ser feito isso, corrigimos as contas no quadro, diferente do momento em que falei com eles sobre o que iríamos fazer, agora estavam muito ansiosos para começarem, foi feito a explicação da regra do jogo, foram separados em dois grupos, além das contas matemáticas trabalhadas, indiretamente foi se constituindo a construção da lógica e outros fatores. Ao termino do jogo todos estavam contentes e pediram se podiam jogar novamente.




MAIO
24/05/2017

Objetivos: Conhecer a origem dos meios de transporte, suas diferenças e suas semelhanças.


Descrição: No primeiro momento foi realizado a contação da história “Do cavalo ao ônibus espacial”, em seguida apresentado em slide a evolução de cada um desses meios de transporte, os alunos ficaram bem curiosos com as diversidades e com as mudanças dos meios de transporte sofreram com o passar dos anos. Logo após os alunos desenharam os meios de transporte que mais lhe chamaram a atenção. Em seguida formaram frases e confeccionaram um livrinho de frases sobre os meios de transporte.




Maio
19/05/2017

Tema: Trabalhando as vogais

Objetivo: Reconhecer as vogais;


Descrição: No primeiro momento foi aplicada por uma bolsista uma atividade que continha as 5 vogais do alfabeto para os alunos identificar quais eram. A atividade em si propõe que os alunos conheçam as vogais. No segundo momento a bolsista pediu para que escrevessem em seu caderno as vogais juntamente com uma palavra que começava com determinada vogal. Em seguida foi entregue um texto aos alunos para os mesmos identificassem as vogais presentes do texto.



MAIO
19/05/ 2017

Tema: Brincando com as palavras

Objetivo: Construir texto individual;
                Praticar a leitura em voz alta;

Descrição: Neste dia em continuação do “projeto brincando com as palavras”, a próxima tarefa teve como proposta a construção de um texto individual, contando como havia sido o dia anterior. Com o término da atividade, cada aluno pegou um livro de histórias da biblioteca e leu em voz alta para que todos ouvissem, e a cada página os mesmos eram questionados sobre a história. A concentração na história aumentava a cada página, e assim cada aluno leu uma história e participou dos questionamentos.



MAIO
17/05/2017

Objetivo: Reconhecer o uso do M antes de P e B;


Descrição: No primeiro momento os alunos copiaram do quadro as regras gramaticais em que deve ser empregado o M antes de P e B. Em seguida fizeram a leitura do texto: PIMPINELA, identificando palavras no texto que tinham o M antes de P e B.  

Maio
17/05/2017

Objetivos:  Identificar a horas no relógio analógico e digital;
Interpretar e resolver problemas matemáticos;

Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. O aparelho relógio para muitos ainda era um “bicho de sete cabeça”, muitos sabiam mexer em um celular, mas não conseguiam compreender como o mesmo funcionava. Foi conversado com os alunos sobre como era seu funcionamento, quantas horas compunham um dia, quantos minutos possuía uma hora entre outros. Todos tiveram o contato através do tato e da visão com o relógio analógico, momento esse muito gratificante pelo fato de todos quererem mostrar qual hora estava marcando e verificando as funcionalidades dos ponteiros. Aliando o conhecimento já obtido por eles a par das contas matemáticas, fizemos a resolução de problemas que continham informações do seu dia a dia.

Maio
12/05/2017

Tema: Brincando com as letras

Objetivo: Analisar o dicionário;
                Identificar palavras;


Descrição: No primeiro momento a bolsista contou a história do livro “Jerônimo Totes e suas estranhas mascotes” Num segundo momento foi discutido com os alunos sobre os animais apresentados no livro, logo após a bolsista pediu para que os mesmos fizessem um desenho do que entenderam da história. Em seguida foi realizado um ditado interativo com os alunos utilizando a categoria animais. Em um último momento a bolsista solicitou que os alunos montassem com as letras as palavras que foram escritas em seu caderno através do ditado.


MAIO
12/05/2017

Tema: Escrevendo através da tecnologia

Objetivo: Construir um texto coletivo;

Descrição: Neste dia a aula foi na informática, o alunos digitaram o texto coletivo da aula passada no computador, que intitularam com o tema de “A nossa escola”. Na sequência, propusemos a brincadeira da “forca”, com palavras relacionadas a biblioteca da escola. A participação foi de todos.


Maio
10/05/2017

Objetivos: Conhecer e utilizar a tabuada de 0 a 10;


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Em um segundo momento fizemos o reconhecimento da tabuada, conversamos como a mesma funcionava e qual a sua função para a matemática e o seu dia a dia, colocamos alguns exemplos do cotidiano deles e para que houvesse uma melhor compreensão resolvemos algumas contas utilizando da multiplicação, a correção ocorreu de forma muito participava e com a exposição das dúvidas existentes.



MARÇO
10/05/2017

Objetivos: Identificar a letra M antes de P e B na escrita de algumas palavras;

Descrição: Iniciou-se a aula a leitura do texto “O SUPER M”, então conversamos sobre a história.  Os alunos desenharam o que entenderam da história.   No segundo momento foram passados   no quadro o conteúdo de explicação de como se usar M antes de P e B nas palavras, atividades de completar os espaços em branco e para finalizar brincamos de jogo da forca utilizando palavras com M antes de P e B.


Maio
05/05/2017

Tema: Brincando com as letras

Objetivo: Reconhecer as diversas letras do alfabeto;


Descrição: No primeiro momento uma bolsista perguntou aos alunos como foi a semana. No segundo momento foi aplicada uma atividade, onde poderia ser possível “brincar com as letras”. Em uma sacola contém várias letras, a atividade em si propõe que os alunos formem diversas palavras, aquelas que eles imaginam que dê para formar com a quantidade de letras que tem na sacola. No terceiro momento a bolsista pediu para que escrevessem em seu caderno as palavras que formaram por mais que essas palavras não tenham sentido nem significado. No quarto momento a bolsista realizou uma contação de histórias pedindo para que os mesmos tentassem ler as histórias do jeito que conseguissem e mo último momento a bolsista auxiliou os mesmos a lerem as histórias.



Maio
05/05/2017

Tema: Brincando com as palavras

Objetivo: Identificar palavras que não repetem as letras;
                      Construir texto coletivo;


Descrição: Propomos para as crianças que escrevessem no caderno palavras onde não repetissem as letras. Começamos com nomes de pessoas, depois animais e por último, os objetos. A correção foi feita no quadro, cada um escreveu uma palavra. Quando tinham dúvidas de como se escrevia, consultavam o dicionário. Na sequência, escrevemos um texto coletivo no quadro, onde a discussão era sobre escola. Por fim, copiaram em seus cadernos o texto.


MAIO
03/05/2017

Objetivos: Desenvolver a criatividade, imaginação e a comunicação dos alunos através da contação de histórias.


Descrição: Foi realizado uma contação de história do livro “Quero um bicho de estimação” do tradutor Érko Assis, então conversamos sobre a história, o que acharam da história e cada aluno deu um fim para a história pois a mesma não tinha um fim. Após pedimos para os alunos escreverem em um papel o nome de animais que eles imaginavam ter dentro do ovo que a menina segurava na história, logo após os alunos escreveram frases com o nome dos animais, todos participaram em seguida com o auxílio das Pibidianas, escrever as frases e a leitura das mesmas.



Maio
03/05/2017

Objetivos: Resolver contas de subtração;


Descrição: No primeiro momento foi feito o acolhimento dos alunos, conversamos sobre as atividades propostas. Conversamos um pouco sobre suas dificuldades ainda existentes a par de algumas contas matemáticas (subtração), fizemos atividades no caderno e posteriormente, a correção feita uma a uma no quadro com a participação deles e auxílio de um pibidiano, para que este fosse um momento de compreensão do assunto e verificar quais dúvidas ainda existentes persistiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário