sábado, 13 de maio de 2017

ABRIL 
 03/04/2017

Objetivos: Reconhecer os encontros vocálicos
                  Identificar os encontros vocálicos.
            Classificar os encontros em hiatos, ditongo ou tritongo.

Descrição:No primeiro momento as Pibidianas relembraram em uma roda de conversa o que são os encontros vocálicos, após esse momento as mesmas convidaram os alunos a realizar uma cruzadinha gigante e coletiva, onde foi feita no papel pardo em um tamanho adequado para que todos participassem.

 Cada aluno achou uma palavra com encontro vocálico sendo que na cruzada também apareceu palavras que não são encontros vocálicos, conforme cada aluno encontrava os mesmos, cada um escrevia no quadro, após esse momento cada um escreveu no seu caderno as palavras encontradas e classificaram em hiatos, ditongo ou tritongo também separando as sílabas de forma correta. Foi um momento muito prazeroso e com trocas de conhecimentos.



Abril
11/04/2017

Tema: Sistema Decimal

Objetivo: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.
               Resolver problemas simples de adição e subtração.

Descrição: No primeiro momento foi feito um acolhimento com as crianças conversando sobre o projeto pibid e a função das bolsistas na escola. No segundo momento foi realizado com as crianças uma gincana Decimal. A turma foi dividida em cinco grupos, uma bolsista escrevia no quadro contas de adição ou subtração onde cada grupo resolveria a conta sem utilizar os números, mas o material dourado usando apenas o cognitivo sem utilizar papel ou lápis para resolver as contas.



ABRIL
17/04/2017

Objetivos: Conhecer alguns animais ameaçados de extinção no Brasil;
·                   Relacionar o nome dos animais à suas respectivas imagens;

Descrição:Neste dia as bolsistas apresentaram o vídeo “Animais ameaçados de extinção no Brasil” e posteriormente fizeram uma rodada de jogos com o tema “Animais em extinção”. Primeiramente todos as crianças participaram do Bingo dos animas, onde uma bolsista ia sorteando os animais e eles teriam que achar na cartela se tinha o respectivo animal e escrever o nome do mesmo, depois do bingo jogaram quebra-cabeças, dominós e jogo da memória. As bolsistas sempre auxiliando os alunos durante o jogo e posteriormente durante o andamento da aula. 


Abril

18/04/2017
 Tema: Sistema Decimal
 Objetivo: Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional.
               Resolver problemas simples de adição e subtração.
 Descrição: Neste dia as bolsistas trouxeram para sala de aula a casa Decimal feito com material reutilizáveis. Uma bolsista escrevia no quadro contas de adição ou subtração onde cada criança colocava a conta e o resultado dentro da casa Decimal utilizando apenas o material dourado sem utilizar os números. Depois da conta resolvida a criança transcrevia a conta no quadro.




Abril
25/04/2017

Tema: Povoamento em Santa Catarina

Objetivo: Conhecer as histórias dos povos indígenas;
Identificar onde esses povos vivem;


Descrição:  Neste dia foi realizado pelas bolsistas um teatro sobre os povos indígenas discutindo o início do povoamento trazendo as culturas de Umbu, Humaitá, Xokleng, Kaingang, Guarani.

TEATRO INTERATIVO- POVOS INDÍGENAS EM SANTA CATARINA

Pesquisador (GABI):  Analisando artefatos de pedras, rochas frágeis, quartzo etc. Nossa! Os primeiros povos indígenas que viveram em Santa Catarina foram os povos que se chamam: UMBU HUMAITÁ. E eles utilizavam rochas, pedras, para esculpir as peças desejadas (flechas, lanças, e outras coisas. 

Narrador (GABI):  Existiram vários povos indígenas no Estado de Santa Catarina.Com costumes, culturas, línguas e práticas diferentes. Cada povo com suas características.  Vamos viajar agora em alguns anos atrás e ver algumas características de cada povo.

Os Xokleng (ALINE)
(Entra correndo com medo gritando com uma música e me escondo atrás de um aluno)

Pesquisador (narrador ) GABI: Quem é você? O que está fazendo?

ALINE: Estou fugindo dos Bugreiros somos um povo vítimas da colonização os imigrantes europeus querem invadir o nosso território, se esconda, rápido!

Pesquisador (narrador) GABI:  De onde você veio? De onde você é?

ALINE: Sou do Paraná, mas também tem outros grupos da minha tribo no Rio grande do sul. Somos os povos mais sofridos e mais massacrados de Santa Catarina, o nome da minha tribo e Xokleng mais somos conhecidos como Botocudos.

Pesquisador (narrador) GABI:  Mas por que chamam sua tribo de botocudos?

ALINE: Porque lá na minha tribo a caça é feita por homens e grupos de oito pessoas com flechas e lanças pontudas de bambu ou ossos bem afiados. Por volta de 5 a 6 anos existe um ritual feito nos lábios inferior, onde colocamos pedra ou madeira, por isso somos chamados de botocudos.

Pesquisador (narrador) GABI: Mas o que vocês comem lá?

ALINE: No Outono e inverno vamos para a floresta de araucárias nos alimentamos de pinhão. Na primavera e verão vamos para Itajaí lá construímos casas de paus traçados amarrados com cipó. Nos Alimentamos de palmito, frutas, mel e larvas de inseto. Fabricamos cestas e cremamos os corpos em festas de casamentos e rituais religiosos.
(Agora a tribo Xokleng sai entra a tribo Kaingang.)

TRIBO KAINGANG

LEDIR: Entrar com duas meninas e um menino.
e vocês quem são?

LEDIR: Nós somos parente dos XOKLENG, vivemos no oeste de Santa Catarina, a nossa tribo é chamada de KAINGANG.

Narrador (GABI) e como são as casas de vocês?

LEDIR:  de dois tipos: uma construída na superfície do solo e a outra é subterrânea.

Narrador (GABI) Do que a tribo de vocês se alimenta?

LEDIR: nós comemos pinhão também assim como os XOKLENG, feito pão, assado e em sopas. Mas além do pinhão nos caçamos, pescamos, plantamos milho e palmito.

Narrador (GABI) e o costume de vocês como é?

LEDIR: a gente divide a aldeia em dois grupos e demos o nome de um grupo KAMÉ e o outro de KAIRU. E as pessoas que pertence ao KAMÉ só podem casar com as do grupo dos KAIRU, a gente se conhece pela pintura do rosto.

Narrador (GABI) e a tribo de vocês são muitos hoje?

LEDIR: desde o século XIX, estamos em conflito com os colonos que querem se apoderar de nossas terras, perdemos muitos territórios e vimos nossas florestas serem devastadas, mas mesmo assim ainda somos 30 mil que vivemos em 32 reservas indígenas localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
No final apresentaremos a pinha e juntamente com as crianças abriremos para conhecer de onde vem o pinhão que é o alimento das duas tribos.

FIM!




MAIO
02/05/2017

Tema: Povoamento em Santa Catarina

Objetivo: Conhecer as histórias dos povos indígenas;
                 Identificar onde esses povos vivem;


Descrição:  Neste dia trabalhamos com o tema “O povoamento indígenas em Santa Catarina” as bolsistas construíram um pequeno resumo de cada tribo onde foi distribuído para cada criança e também foi apresentado a última tribo os Guarani (Carijó).

Os Guarani (Carijó)

Eram originários da região Norte do Brasil e falavam diversas línguas. Eram sedentários, ou seja, fixavam-se em determinadas regiões, nas quais construíam suas aldeias. Nelas viviam até duzentas pessoas. Eles praticavam a agricultura e faziam plantações. Viviam também da pesca, da caça, e da coleta de mariscos, insetos, mel e frutas. Utilizavam canoas para percorrer grandes distancias. Vivem hoje em diversas regiões do Brasil e em nações vizinhas como Paraguai e Argentina.

Depois do teatro sobre os Guarani foi entregue um texto, cada criança leu em voz alta, no segundo momento as bolsistas discutiram com as crianças sobre cada tribos discutindo as palavras chave e a importância de estudar e preserva as tribos que ainda existem em Santa Catarina. Logo após a discussão as bolsistas dividiram as crianças em grupos de quatros pessoas, cada grupo fez uma reportagem falando a história de uma tribo e a importância da preservação dela. As bolsistas levaram microfones e câmeras de materiais reutilizáveis.




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