A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2017 o tema da VIII SCT UNESC será "A Matemática está em tudo".
_______________________________________________
do PIBID
________________________________________________
Bolsistas: Amanda Goulart
Juliana Dal Pont Becker
Cinara Lino Colonetti
Titulo: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
Resumo:
A presente pesquisa apresentada está em fase de desenvolvimento. Ela busca investigar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores na perspectiva dos bolsistas de graduação. Ela caracteriza-se por ser qualitativa com o desenvolvimento de estudos bibliográficos, análise documental e entrevistas estruturadas. Destacamos como objetivos específicos: Analisar a relação entre a teoria e a prática no contexto das escolas, verificar a partir das respostas se a prática vai de encontro aos objetivos do PIBID. A formação docente está em contínuo aprimoramento, devido aos contextos sociais e também as novas tecnologias, entre outros fatores. Com base nessa reflexão, desenvolveu-se a metodologia: que envolveu a leitura proficiente do regulamento do PIBID, sua proposta, depois foi realizada uma roda de conversa a partir de alguns questionamentos que foram surgindo. E dentre eles, um é o nosso tema principal. Então, foram entrevistados a principio quatro bolsistas de graduação (dois bolsistas de artes visuais e dois de pedagogia).
Palavras-chave: Formação inicial do docente, Bolsistas licenciados, Contribuições do Pibid
Participação dos Bolsistas
do PIBID
Bolsistas: Juliana Ugioni Daminelli
Micleiton dos Santos Hilario
Cinara Lino Colonetti
Titulo: UM OLHAR SOBRE A PRÁXIS NO PIBID COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo:
Esse relato traz reflexões sobre a práxis no PIBID. Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem. O objetivo da nossa atividade foi proporcionar uma alfabetização e letramento por meio da ludicidade do brincar. A atividade tinha como objetivo que os alunos buscassem/procurassem o maior número de palavras que não repetiam letras. As correções das palavras foram feitas no quadro, onde cada aluno escreveu a palavra da forma que considerada correta. Questionando-os se existia outra forma de escrever. Outra atividade proposta foi formar palavras a partir de uma letra do dado. O mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início, meio ou no fim, as palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal. Cada passo só é válido quando temos o reconhecimento dos nossos alunos que retribuem de maneira simplificada e de grande importância, por isso sabemos que se esforçam para buscar até a última vírgula que sabemos. Temos que dar mais importância a esses pequenos detalhes e deixar de lado a vaidade do querer quantidade e não qualidade.
Palavras-chave: PIBID, Leitura e escrita, Alfabetização.
________________________________________________
________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário