segunda-feira, 27 de novembro de 2017

E.M.E.I.E.F PADRE CARLOS WECKI

NOVEMBRO
01/11/2017

Objetivo: Praticar cálculos matemáticos em jogos.

Descrição: Continuando a trabalhar com a multiplicação, iniciamos a aula escrevendo a tabuada do 4 e do 5, cada aluno em seu caderno, em seguida realizamos a correção no quadro, onde os mesmos escreveram suas respostas no quadro e juntos analisamos qual a resposta correta. Ao término, construímos um jogo utilizando a tabuada, o mesmo constituía em analisar qual a resposta correta do cálculo, onde os alunos deveriam montar a tabuada sem utilizar o caderno, apenas com uma folha de rascunho caso fosse necessário.

E.M.E.I.E.F PADRE CARLOS WECKI

NOVEMBRO
17/11/17

Objetivos:Compreender a qual grupo pertencem os animais;
                  Reconhecer os nomes dos animais.

Descrição: As pibidianas distribuíram primeiramente desenhos de animais em preto e branco para os alunos pintarem, em seguida os mesmos teriam que recortar e colar a qual grupo pertencem. Depois do intervalo, foi distribuído uma atividade de caça palavra, onde os alunos teriam que reconhecer os nomes dos animais e pintar.


  
OUTUBRO
27/10/17

Objetivos: Praticar a leitura;
                  Registrar palavras através do ditado.

Descrição: Começamos fazendo uma leitura do livro “Bambi” para praticar a leitura. Após realizamos um ditado para observar suas maiores dificuldades na escrita das palavras.




OUTUBRO
20/10/17

Objetivo: Comemorar o dia da criança.

Descrição: As pibidianas organizaram o filme “A Masha e o Urso” para os alunos assistirem, também levaram pipoca e suco para confraternização. Ao término do filme, foi levado 2 desenhos em tamanho grande no papel pardo. Os alunos receberam de presente uma caixa de giz de cera, e utilizaram para a pintura no desenho.


domingo, 12 de novembro de 2017

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
30/10/17
Tema: Números.

Objetivo: Aprender sobre os números por meio de vídeos.

Descrição: Em continuação à sequência didática dos números, as crianças foram levadas à sala de cinema da escola, para que elas pudessem assistir um desenho do Ursinho Pooh sobre os números e alguns vídeos de canções contando os numerais.  Após, de volta a sala, as pibidianas retomaram o conteúdo dos vídeos, podendo colocar em prática o que aprenderem, contando objetos reais.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
26/10/2017
                                             
Tema: Números de 0 a 5 seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.                               

Nome da brincadeira: Contando os números. 

Objetivo: Escrever e quantificar os números.

Descrição: As bolsistas apresentaram a música "Os números" do Reino das Crianças para relembrar o conteúdo trabalhado na atividade anterior sobre números e quantidades. Durante a canção foram colocados nos corpos das bolsistas a representação numeral conforme a música tocava. Em seguida, as bolsistas interagiram com as crianças sobre a nomenclatura dos números na medida que iam retirando os números afixados em seus corpos. Após, as bolsistas distribuíram a cada criança uma folha A4 com uma tabela de 3 colunas e duas linhas, esclarecendo o próximo passo, onde cada criança escreveria os numerais de 0 a 5 em cada quadrado da tabela e em seguida, quantificariam com palito(s) de dente a(s) quantidade(s) correspondente(s). Foi uma atividade  de aprendizado e participação ativa de todas as crianças. E as dificuldades encontradas durante o processo foram trabalhadas de forma lúdica e dialógica.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
23/10/17
Tema: História dos números.

Objetivo: Ouvir a história dos números.

Descrição: Neste dia, as pibidianas contaram a história dos números ás crianças, e após a contação, questionou-se as crianças sobre o que haviam compreendido da história, dialogando sobre o conteúdo do livro. Em seguida, contou-se junto das crianças números de 1 a 10, retomando um pouco da história.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
09/10/2017
Tema: Dia das crianças.

Objetivo: Celebrar o dia das crianças.

Descrição: Este dia de atuação foi um dia especial em comemoração ao dia das crianças. Por isso, foram realizadas pinturas faciais nas crianças pelas pibidianas, e em seguida, as crianças foram levadas a assistir uma contação de história preparada pelas professoras da Educação Infantil da escola.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
05/10/2017

Tema: Números de 0 a 5 seguindo a sequência didática “O Beija-flor”.                               

Nome da brincadeira: Conhecendo os números.

Objetivo: Aprender a identificar os números e ter noções de quantidade.

Descrição: As bolsistas realizaram a contação de história do livro “Livro de Números do Marcelo” da autora Ruth Rocha, de maneira interativa entre bolsistas e crianças, questionado, apresentando a ilustração do número e a quantidade referente ao número. Para contribuir com a aprendizagem, as bolsistas levaram os números de 0 a 10 impressos em folhas de papel A4, que foi apresentado de acordo com a leitura do livro, questionando as crianças. Após a contação de história, as bolsistas apresentaram o dado de 0 a 5 (substituindo o 6 pelo 0) e a quantidade de 6 beija-flores impressos em papel, sendo 1 deles na imagem original. E explicaram como ocorreria a brincadeira, que se deu da seguinte forma: cada criança jogaria o dado no chão, e teria por desafio identificar o nome do número que apareceria na parte superior do dado e a contagem das figuras de beija-flores que representam a quantidade do número identificado. Todas as crianças participaram com alegria e inclusive ajudaram os colegas que tinham dificuldade em identificar ou quantificar os números. Por fim, foram reforçadas a identificação dos números.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Outubro
02/10/2017

Tema: Alfabeto.

Objetivo: Relacionar imagens e suas respectivas letras iniciais.

Descrição: Neste dia, realizou-se uma atividade em que foram distribuídos às crianças balões com letras dentro. Em seguida, uma criança de cada vez, estourou o balão e a partir da letra encontrada, teve que pegar entre algumas figuras espalhadas no chão, aquela a qual correspondesse a letra inicial do nome do que estava representado na imagem com a sua letra encontrada no balão.

E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

Outubro
23/10/17

Tema: Jogos matemáticos

Objetivo: Resolver situações problemas de subtração 

Descrição: Iniciamos a aula dividindo a turma em três grupos, nos quais foram disponibilizados jogos educativos: dominó, trilha e cartas, os mesmos sucediam-se por meio da resolução de problemas de subtração. Para auxiliá-los no processo de cálculo os educandos utilizavam lápis e papel. Durante os jogos foi observado atos de competitividade, isto é, alguns queriam ser o vencedor. Em virtude disso, promovemos um diálogo enfatizando que o importante não é vencer e sim participar. Portando, devido a participação e o entusiasmo das crianças, os jogos propiciaram um aprendizado significativo e repleto de diversão.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

E.M.E.F DIONIZIO MILIOLI

SETEMBRO
05/09/2017 e 26/09/2017

Tema: Pontos turísticos de Santa Catarina

Objetivos:
 Investigar e conhecer os pontos turísticos do Estado; 
 Montar um catálogo turístico dos 10 pontos turísticos de SC;

Descrição: No primeiro momento as pibidianas explicaram o que são pontos turísticos e dialogaram com a turma sobre o tema. Depois, foram expostas imagens e filmagens por drones dos dez pontos turísticos de SC mais visitados. No segundo momento foi formado duplas que ficaram responsáveis para pesquisar informações sobre o seu ponto turístico, de acordo com o roteiro: característica do lugar, dados históricos, data de construção se houver, localização e curiosidades.

No terceiro momento ao retornarem da pesquisa, apresentaram os resultados da pesquisa, em seguida iniciaram a confecção do catálogo de pontos turísticos, na qual cada dupla desenhou o ponto turístico que pesquisou em uma folha ofício, e em tiras de papel escreveram as legendas a partir da pesquisa realizada.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

E.M.E.I.E.F PADRE CARLOS WECKI

OUTUBRO
25/10/17

Objetivo: Conversar e produzir um texto a partir da saída a campo proporcionada.


Descrição: Neste dia conversamos sobre o que eles haviam visto na saída a campo, foram feitos inúmeros comentários positivos e foi claro perceber o quanto foi aprendido, e o quanto a prática proporciona ao indivíduo conceber o conteúdo aprendido. Para finalizar fizemos um produção textual utilizando o que haviam vivenciado.

OUTUBRO
25/10/17

Objetivos: Dramatizar textos literários;
               Calcular a multiplicação na “velha da multiplicação”;

Descrição: Iniciamos com a escolha de um livro literário, cada aluno escolheu o seu e realizou a primeira leitura individual. Na sequência, leram em voz alta para todos. Juntos nomeamos alguns sentimentos em placas feita de papéis. Conforme cada placa era levantada, o aluno deveria ler e dramatizar conforme o sentimento. Após esta atividade, praticamos cálculos matemáticos na “velha da multiplicação”.


OUTUBRO
11/10/17

Objetivos: Praticar os conhecimento teóricos obtidos através de saída a campo;
Proporcionar um momento de descontração.

Descrição: Neste dia fizemos uma visita ao museu de zoologia da UNESC, para que fossem colocados em prática o conhecimento obtido e também a apropriação de novos conhecimentos através do que foi apresentado a eles. Este dia, assim como os outros, foi de grande aprendizagem e prazeroso, pois eles perceberam quanto é importante conhecer a teoria e aplica-la na realidade em que estão.


OUTUBRO
11/10/17

Objetivo: Praticar cálculos matemáticos em jogos;
                              
Descrição: Neste dia, trabalhamos com a multiplicação. Cada aluno escreveu a tabuada em seu caderno, para a correção todos escreveram no quadro as respostas e juntos analisamos qual a resposta correta. Ao término, construímos um jogo da memória do 1, 2 e 3. Começamos a jogar em seguida.

OUTUBRO
04/10/17

Objetivos: Conhecer o que são aves;
Identificar os diferentes tipos de aves;
Reconhecer as aves catarinenses.

Descrição: Como a muito tempo havia sendo solicitado pelos alunos, começamos a trabalhar sobre aves, interligando as disciplinas de português, matemática e ciências. No primeiro momento fizemos uma breve conversa sobre o que eles compreendiam sobre o assunto, posteriormente em grupo eles realizaram um pesquisa e produziram um trabalho escrito utilizando o computador.


OUTUBRO
04/10/17

Objetivo: Desenvolver um jogo de memória da tabuada;


Descrição: No primeiro momento a Pibidiana relembrou a tabuada e após os alunos continuaram a construção do jogo da memória da multiplicação. Ao término da construção, os alunos jogaram, aprenderam e foram desafiados a desenvolver as suas habilidades. Foi um momento de aprendizagem e troca de saberes, porque, um ajudava o outro.

VIII Semana de Ciência e Tecnologia





A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2017 o tema da VIII SCT UNESC será "A Matemática está em tudo".
_______________________________________________

Participação dos Bolsistas
do PIBID

                   Bolsistas: Amanda Goulart
                                     Juliana Dal Pont Becker
                                     Cinara Lino Colonetti


Titulo: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

Resumo: 

A presente pesquisa apresentada está em fase de desenvolvimento. Ela busca investigar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores na perspectiva dos bolsistas de graduação. Ela caracteriza-se por ser qualitativa com o desenvolvimento de estudos bibliográficos, análise documental e entrevistas estruturadas. Destacamos como objetivos específicos: Analisar a relação entre a teoria e a prática no contexto das escolas, verificar a partir das respostas se a prática vai de encontro aos objetivos do PIBID.  A formação docente está em contínuo aprimoramento, devido aos contextos sociais e também as novas tecnologias, entre outros fatores. Com base nessa reflexão, desenvolveu-se a metodologia: que envolveu a leitura proficiente do regulamento do PIBID, sua proposta, depois foi realizada uma roda de conversa a partir de alguns questionamentos que foram surgindo. E dentre eles, um é o nosso tema principal. Então, foram entrevistados a principio quatro bolsistas de graduação (dois bolsistas de artes visuais e dois de pedagogia).

Palavras-chave: Formação inicial do docente, Bolsistas licenciados, Contribuições do Pibid
________________________________________________

Participação dos Bolsistas
do PIBID

                   Bolsistas: Juliana Ugioni Daminelli
                                     Micleiton dos Santos Hilario
                                     Cinara Lino Colonetti



Titulo: UM OLHAR SOBRE A PRÁXIS NO PIBID COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I 

Resumo: 

Esse relato traz reflexões sobre a práxis no PIBID. Trabalhamos com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem. O objetivo da nossa atividade foi proporcionar uma alfabetização e letramento por meio da ludicidade do brincar. A atividade tinha como objetivo que os alunos buscassem/procurassem o maior número de palavras que não repetiam letras. As correções das palavras foram feitas no quadro, onde cada aluno escreveu a palavra da forma que considerada correta. Questionando-os se existia outra forma de escrever. Outra atividade proposta foi formar palavras a partir de uma letra do dado. O mesmo era jogado e os alunos teriam que falar uma palavra com a letra sorteada, esta, poderia estar no início, meio ou no fim, as palavras eram relacionadas a fruta, objeto e animal. Cada passo só é válido quando temos o reconhecimento dos nossos alunos que retribuem de maneira simplificada e de grande importância, por isso sabemos que se esforçam para buscar até a última vírgula que sabemos. Temos que dar mais importância a esses pequenos detalhes e deixar de lado a vaidade do querer quantidade e não qualidade.

Palavras-chave: PIBID, Leitura e escrita, Alfabetização.
________________________________________________

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

E.M.E.F DIONIZIO MILIOLI

OUTUBRO
31/10­/17

TEMA: Trabalhando Com Situações Problemas

Objetivos:
    Desenvolver raciocínio com situações problemas;

    Resolver problemas;
    Identificar números;
    Desenvolver leitura e escrita;


Descrição: Primeiramente foi apresentado para os alunos situações problemas referente ao cotidiano deles. Em seguida cada bolsista auxiliou um determinado grupo de alunos e apresentou individualmente diferentes situações problemas para que eles resolvessem. Logo após, foi realizado a correção dos mesmos. E para aqueles que tiveram dificuldades para compreender o problema, cada bolsista prestou auxílio para entender o que estava sendo colocado no problema e completar a resolução da atividade.


OUTUBRO
30/10/2017

Objetivo: Relacionar e conceituar os 4 tipos dos Porquês;


Descrição: Os bolsistas falaram o tema da aula, que foi os “Porquês”, em seguida questionaram os alunos se sabiam quantos existem, quais são, e para que são usados. Em seguida passamos o vídeo dos porquês, seguido de uma brincadeira do “Quem sou eu” (Com os porquês). Realizamos uma atividade impressa, para praticar o entendimento de cada porquê. Dando sequências as atividades, realizamos um jogo parecido com o jogo da memória, no qual era necessário a memorização, entregamos para cada aluno 10 frases que deviam ser completadas com os porquês. A atividade foi realizada em dupla, quem conseguisse o número maior de acertos, ganharia o jogo.


OUTUBRO
23/10/17

Objetivos: Interpretar os problemas matemáticos;
               Entender o significado das palavras chave em cada exercício.

Descrição: Primeiramente, os bolsistas relembraram o assunto de problemas matemáticos e levaram placas com as quatro operações para cada aluno. Em seguida os bolsistas leram os problemas nos quais os alunos identificaram qual a operação deverá ser usada, faram isso levantando suas placas, o objetivo dessa primeira atividade é frisar bem as palavras chave, as quais aparecerão nos exercícios seguintes. Na segunda atividade foi dividida a turma em duas equipes e houve uma competição, onde os bolsistas realizaram perguntas sobre problemas matemáticos e as equipe teriam que responder, sendo obrigatório a participação de todos nas respostas das perguntas. No final da aula foi entregue uma folha com seis perguntas sobre este mesmo assunto, que deverá ser feita, individualmente, e entregue para a professora.



OUTUBRO
17/10/17 e 24/10/17

TEMA: Formando Resultados

Objetivos:
Raciocinar rapidamente cálculos matemáticos;
Desenvolver atitudes de interação e troca de experiências;
Memorizar a tabuada de forma lúdica;


Descrição: As pibidianas confeccionaram 20 cartões com barbantes para pendurar no pescoço, sendo que foram dez de cada cor. A sala foi dividida em 2 equipes de 10, em que um era o representante da equipe. Cada membro da equipe tinha 1 carão contendo um número de 0 a 10 (menos o representante). O jogo continha uma caixa surpresa com operações matemáticas. Dessa forma, os representantes um de cada vez retiravam da caixa uma operação e escrevia no quadro a conta. Assim as equipes resolviam e formavam os resultados, pela numeração dos cartões. Esses alunos que tinham o número, deveriam se posicionar em frente ao quadro de forma que todos participantes conseguissem ler o resultado. A equipe que se posicionava primeiro de forma correta com o resultado certo ganhava o ponto da rodada. Além disso, a equipe que ficou em primeiro lugar foi premiada. Para potencializar a aprendizagem e para dar oportunidade para os dois grupos vencer foi realizado a atividade em dois dias de forma a alcançar os objetivos propostos.


OUTUBRO
16/10/2017

Objetivo: Conhecer a diferença entre contos de fadas e fábulas

Descrição: Primeiramente, o bolsista Carlos falou sobre as características das fábulas e dos contos de fadas, relembrando o que a professora havia trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi apresentado para a turma uma caixa das adivinhações, foi entregue uma folha com perguntas para todos. De dentro da caixa foram tiradas imagens de contos de fadas e fábulas, para que os alunos respondessem às perguntas que foram entregues anteriormente, diferenciando o conto e a fábula. Logo após, as crianças receberam uma fábula, para colar no caderno e identificar os parágrafos. Após todos terem respondido às perguntas, foi entregue uma folha para que os alunos escrevessem uma história usando os personagens que foram apresentados até o momento. Mas, antes de escrever, os bolsistas relembraram os alunos sobre o uso do parágrafo. A história escrita foi entregue para a professora.



OUTUBRO
03/10/2017 e 10/10/17

TEMA: Jogo Matemático Da Multiplicação e Divisão

Objetivos:
  Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem;
     Compreender a importância das regras;
     Refletir sobre diferentes estratégias;
  Resolver situações problemas por meio de diferentes estratégias;
    Realizar operações matemáticas;


Descrição: Primeiramente as bolsistas explicaram as regras do jogo aos alunos e auxiliaram na resolução das contas matemáticas propostas pelo jogo.  A sala foi dividida em grupos de cinco componentes cada, sendo que cada grupo teria uma cor: azul, verde, amarelo ou vermelho. Dessa forma, a cada rodada um componente de cada grupo jogou.  A atividade matemática consistiu em um jogo de tabuleiro grande feito com papel pardo possuindo casas com operações matemáticas a serem resolvidas pelos alunos. Ao jogarem um dado, saíram da fase inicial e seguiram um percurso até chegarem à fase final do tabuleiro. Neste percurso realizaram contas matemáticas de multiplicação e divisão.  E para resolução das mesmas, utilizaram o caderno para realização as contas e obter os resultados. Quando acertavam as contas, avançaram casas e quando erravam voltavam casas. 


OUTUBRO
02/10/2017

Objetivo: Conceituar os substantivos.

Descrição: As bolsistas começaram a aula perguntando para os alunos se eles sabem jogar stop, e em seguida explicaram o “Stop dos Substantivos”, que tem por objetivo trabalhar os substantivos simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos, comuns e próprios, e coletivos. Em seguida, entregamos a fábula “O sapo e o boi” para lerem com atenção e preencher os espaços vazios com os substantivos faltantes no texto.