OUTUBRO
31/10/17
TEMA: Trabalhando Com Situações Problemas
Objetivos:
Desenvolver raciocínio com situações problemas;
Resolver problemas;
Identificar números;
Desenvolver leitura e escrita;
Descrição: Primeiramente foi apresentado para os alunos situações problemas referente ao cotidiano deles. Em seguida cada bolsista auxiliou um determinado grupo de alunos e apresentou individualmente diferentes situações problemas para que eles resolvessem. Logo após, foi realizado a correção dos mesmos. E para aqueles que tiveram dificuldades para compreender o problema, cada bolsista prestou auxílio para entender o que estava sendo colocado no problema e completar a resolução da atividade.
OUTUBRO
30/10/2017
Objetivo: Relacionar e conceituar os 4 tipos dos Porquês;
Descrição: Os bolsistas falaram o tema da aula, que foi os “Porquês”, em seguida questionaram os alunos se sabiam quantos existem, quais são, e para que são usados. Em seguida passamos o vídeo dos porquês, seguido de uma brincadeira do “Quem sou eu” (Com os porquês). Realizamos uma atividade impressa, para praticar o entendimento de cada porquê. Dando sequências as atividades, realizamos um jogo parecido com o jogo da memória, no qual era necessário a memorização, entregamos para cada aluno 10 frases que deviam ser completadas com os porquês. A atividade foi realizada em dupla, quem conseguisse o número maior de acertos, ganharia o jogo.
OUTUBRO
23/10/17
Objetivos: Interpretar os problemas matemáticos;
Entender o significado das palavras chave em cada exercício.
Descrição: Primeiramente, os bolsistas relembraram o assunto de problemas matemáticos e levaram placas com as quatro operações para cada aluno. Em seguida os bolsistas leram os problemas nos quais os alunos identificaram qual a operação deverá ser usada, faram isso levantando suas placas, o objetivo dessa primeira atividade é frisar bem as palavras chave, as quais aparecerão nos exercícios seguintes. Na segunda atividade foi dividida a turma em duas equipes e houve uma competição, onde os bolsistas realizaram perguntas sobre problemas matemáticos e as equipe teriam que responder, sendo obrigatório a participação de todos nas respostas das perguntas. No final da aula foi entregue uma folha com seis perguntas sobre este mesmo assunto, que deverá ser feita, individualmente, e entregue para a professora.
OUTUBRO
17/10/17 e 24/10/17
TEMA: Formando Resultados
Objetivos:
Raciocinar rapidamente cálculos matemáticos;
Desenvolver atitudes de interação e troca de experiências;
Memorizar a tabuada de forma lúdica;
Descrição: As pibidianas confeccionaram 20 cartões com barbantes para pendurar no pescoço, sendo que foram dez de cada cor. A sala foi dividida em 2 equipes de 10, em que um era o representante da equipe. Cada membro da equipe tinha 1 carão contendo um número de 0 a 10 (menos o representante). O jogo continha uma caixa surpresa com operações matemáticas. Dessa forma, os representantes um de cada vez retiravam da caixa uma operação e escrevia no quadro a conta. Assim as equipes resolviam e formavam os resultados, pela numeração dos cartões. Esses alunos que tinham o número, deveriam se posicionar em frente ao quadro de forma que todos participantes conseguissem ler o resultado. A equipe que se posicionava primeiro de forma correta com o resultado certo ganhava o ponto da rodada. Além disso, a equipe que ficou em primeiro lugar foi premiada. Para potencializar a aprendizagem e para dar oportunidade para os dois grupos vencer foi realizado a atividade em dois dias de forma a alcançar os objetivos propostos.
OUTUBRO
16/10/2017
Objetivo: Conhecer a diferença entre contos de fadas e fábulas
Descrição: Primeiramente, o bolsista Carlos falou sobre as características das fábulas e dos contos de fadas, relembrando o que a professora havia trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi apresentado para a turma uma caixa das adivinhações, foi entregue uma folha com perguntas para todos. De dentro da caixa foram tiradas imagens de contos de fadas e fábulas, para que os alunos respondessem às perguntas que foram entregues anteriormente, diferenciando o conto e a fábula. Logo após, as crianças receberam uma fábula, para colar no caderno e identificar os parágrafos. Após todos terem respondido às perguntas, foi entregue uma folha para que os alunos escrevessem uma história usando os personagens que foram apresentados até o momento. Mas, antes de escrever, os bolsistas relembraram os alunos sobre o uso do parágrafo. A história escrita foi entregue para a professora.
OUTUBRO
03/10/2017 e 10/10/17
TEMA: Jogo Matemático Da Multiplicação e Divisão
Objetivos:
Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e aprendizagem;
Compreender a importância das regras;
Refletir sobre diferentes estratégias;
Resolver situações problemas por meio de diferentes estratégias;
Realizar operações matemáticas;
Descrição: Primeiramente as bolsistas explicaram as regras do jogo aos alunos e auxiliaram na resolução das contas matemáticas propostas pelo jogo. A sala foi dividida em grupos de cinco componentes cada, sendo que cada grupo teria uma cor: azul, verde, amarelo ou vermelho. Dessa forma, a cada rodada um componente de cada grupo jogou. A atividade matemática consistiu em um jogo de tabuleiro grande feito com papel pardo possuindo casas com operações matemáticas a serem resolvidas pelos alunos. Ao jogarem um dado, saíram da fase inicial e seguiram um percurso até chegarem à fase final do tabuleiro. Neste percurso realizaram contas matemáticas de multiplicação e divisão. E para resolução das mesmas, utilizaram o caderno para realização as contas e obter os resultados. Quando acertavam as contas, avançaram casas e quando erravam voltavam casas.
OUTUBRO
02/10/2017
Objetivo: Conceituar os substantivos.
Descrição: As bolsistas começaram a aula perguntando para os alunos se eles sabem jogar stop, e em seguida explicaram o “Stop dos Substantivos”, que tem por objetivo trabalhar os substantivos simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos, comuns e próprios, e coletivos. Em seguida, entregamos a fábula “O sapo e o boi” para lerem com atenção e preencher os espaços vazios com os substantivos faltantes no texto.