segunda-feira, 11 de setembro de 2017


O SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual) tem como propósito socializar resultados de estudos decorrentes de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura (Artes, Pedagogia, História, Letras, etc.) e programas de pós-graduação Stricto Sensu de Criciúma e região.
_______________________________________________
Participação dos Bolsistas

do PIBID

Bolsistas: Thainá Serafim Pereira
                         Vanessa Budny Boaventura



TÍTULO: LITERATURA: IMAGINAÇÃO EM AÇÃO


RESUMO:
A literatura é um recurso importante no processo de ensino aprendizagem, principalmente na alfabetização e letramento. Visto que, auxilia no desenvolvimento cognitivo e linguístico dos educandos, buscamos em uma atuação do PIBID, propiciar autoria dos mesmos por meio de uma obra literária. Deste modo, apresentamos à turma do 2° ano o livro sem palavras, de Micheli Iococca “As Aventuras de Bambolina”, com intuito de eles desenvolverem a imaginação e a criatividade na construção coletiva da escrita para esta obra. Com isso, obtivemos um retorno positivo por parte das crianças, as quais foram participativas e dedicadas durante toda a atividade.

Palavras-chave: Literatura. Aprendizagem. Letramento.
________________________________________________

Participação dos Bolsistas

do PIBID

 Bolsistas: Isadora da Silva Lemos
    Luana Zampoli

TÍTULO: A BRINCADEIRA DA AMARELINHA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

RESUMO:
O Pibid/Pedagogia atuando na turma do 1° ano da escola EMEIEF Acácio Alfredo Villain, percebeu a importância de trabalhar com o reconhecimento das letras do alfabeto. Desta forma, constatou-se a necessidade em apresentar as letras de modo lúdico, fazendo o uso da brincadeira “Amarelinha”. Feita a contação da história da amarelinha, trazendo a história de como essa brincadeira chegou no Brasil, as crianças desenharam suas amarelinhas com letras no lugar de números. Assim, brincaram de “Amarelinha Alfabética” no pátio da escola, de modo com que ao pular nas “casas”, foram nomeando as letras, de maneira lúdica.

Palavras-chave: Alfabeto, PIBID, Lúdico.
________________________________________________

Participação dos Bolsistas

do PIBID

Bolsistas: Gisele da Silva Milanez
                           Morgana Marcelino de Souza



TÍTULO: CONHECENDO AS CORES

RESUMO:
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência proporciona ao acadêmico na educação infantil uma experiência sistematizada entre teoria e prática. No planejamento e execução das atividades realizadas em grupo, será relatado neste SELEP o tema “Contação de história”, cujo nome da brincadeira foi “Conhecendo as cores” que teve por objetivo “Identificar as cores em sala de aula” de forma lúdica, didática e participativa. Nesta atividade as bolsistas contaram a história do livro “Bom dia todas as cores” da autora Ruth Rocha. A história foi contextualizada por meio da imaginação e brincadeiras.

Palavras-chave: Educação infantil, Aprender brincando, PIBID.
________________________________________________

Participação dos Bolsistas

do PIBID

Bolsistas: Alicia De Brida Andrade
             Liliane de Bem Vieira



TÍTULO: A HISTÓRIA DA ESCRITA: CONHECENDO E APRENDENDO


RESUMO: 
Realizamos uma atividade com as crianças do Grupo V (4 a 5 anos) com o objetivo de conhecer a história da escrita. A atividade deu início com “A história do Lápis” da autora Ruth Rocha. Após a leitura, distribuímos folhas de papel, onde as crianças desenharam com carvão um objeto que chamou a atenção na história. Ao pronunciarem o nome do objeto, escreveram ao lado da figura uma letra que fazia parte da palavra referente ao objeto desenhado. Os desenhos foram colados no papel pardo pelas crianças e afixados no mural externo da escola. 

Palavras-chave: História da escrita, crianças, desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário