sexta-feira, 21 de abril de 2017



Coordenadoras de área subprojeto Pedagogia PIBID: 







Cinara Colonetti












Gislene Camargo
                               








Professoras do subprojeto Pedagogia PIBID: 

Bolsistas do subprojeto Pedagogia PIBID: 


AMANDA DA SILVA LOURENÇO
ANA KAROLYNE R. MATIAS
ALINE RODRIGUES BORBA
CELINA MARIA MORETTI ZANETTE
DESIREE
ELISANDRA
ELLEN MATOS FRIGO MELO
FERNANDA CARDOSO ROCHA
FERNANDA V.
GABRIELA BORGES DA CUNHA
GABRIELA DE ABREU GHISLERI
JULIANA RODRIGUES
JULIANA UGIONI DAMIELLI
LEDIR MARQUES CARDOSO
MARIA APARECIDA RODRIGUES BRIGIDO GHIZI
MARINA INÁCIO MATEUS
MICLEITON DOS SANTOS HILÁRIO
MORGANA MARCELINO DE SOUZA
NATÁLIA DE OLIVEIRA DOS REIS
RICARDO KLIMA

sábado, 15 de abril de 2017

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Março
30/03/2017

Tema: Contação de História.

Nome da brincadeira: Conhecendo as cores

Objetivo: Aperfeiçoar o conhecimento das cores

Descrição: Apresentamos a história do livro “Flicts” do autor Ziraldo Alves Pinto. Levamos um dado de E.V.A. colorido para brincar e contextualizar a história. Esta atividade foi realizada apenas com a segunda turma (4 a 5 anos). A professora supervisora incorporou a dinâmica o reconhecimento dos nomes de cada criança em papel cartolina no chão. Ou seja, após a identificação da cor do dado jogado pela criança, esta procuraria seu nome no papel, junto aos dos demais, sobre o chão. O resultado foi positivo e divertido, a grande maioria conseguiu realizar a brincadeira com sucesso.
Posteriormente, ajudamos a professora supervisora a organiza-los para o almoço.  


E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

                                Março                           
27/03/2017

Tema: Identidade

Nome da Brincadeira: Quem é meu amigo.

Objetivo: Respeitar as diferenças, e reconhecer-se como uma crianças importante perante ao grupo.

Descrição: Nesse dia a brincadeira foi “Quem é meu amigo", no qual era vendado  os olhos da criança e através do tato ela tinha que adivinhar quem era o(a) amigo(a), sempre com o questionamento das acadêmicas, em que as mesmas perguntavam se o amigo era maior ou menor, se tinha cabelos longos ou curtos entre outras perguntas. Mostrando que todos nós somos diferentes e que através de nossas diferenças somos reconhecidos. 


E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

                                                          Março
27/03/2017

Tema: Produção de um texto coletivo.

Objetivo: Explorar a história da arca de Noé por meio de um conto.

Descrição: No encontro anterior trabalhamos a história da arca de Noé por meio de uma música. Neste dia, buscamos levar a mesma história, no entanto, apresentada por meio de um conto. Iniciamos com a contação da história “O dilúvio”, após conversamos sobre a mesma e pedimos para que eles recontassem a história. Considerando a oralidade primordial no processo de ensino aprendizagem, visto que esta tem papel fundamental na apropriação do conhecimento. As crianças foram participativas durante a conversa e com a fala delas construímos um texto coletivo para que copiassem no caderno, assim, exercitando a escrita.                                             

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Março
23/03/2017

Tema: Contação de História
Nome da brincadeira: A importância do abraço.

Objetivo: Desenvolver a afetividade com as crianças.

Descrição: Apresentamos a história do livro “Douglas quer um abraço” do autor David Melling. Levamos um urso para contextualizar a história. A professora supervisora apropriou-se da história do livro e trabalhou lateralidade, grande e pequeno. Houve a participação de todas as crianças das duas turmas.
Na segunda turma (4 a 5 anos) após a prática, aproveitamos o dia lindo de sol e levamos as crianças para brincar no parque. Posteriormente, ajudamos a professora supervisora a organiza-los para o almoço.

E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

                          Março                         
  22/03/2017

Tema: História da escrita.

Brincadeira: Bingo de letras.

Objetivo: Conhecer a história da escrita e o alfabeto.

Descrição: Primeiramente as bolsistas questionam sobre a história da escrita e se os alunos conheciam outro tipo de alfabeto que não fosse o deles. Feita a contação da história da escrita, os alunos foram levados ao pátio, onde havia uma tira de papel pardo e lápis de carvão, com a proposta de se comunicarem através de desenhos. Posteriormente, o trabalho foi levado a sala de aula, onde os alunos explicaram seus desenhos aos colegas, sendo este fixado ao lado da sala de aula. Num segundo momento, foram distribuídas as cartelas aos alunos e iniciou-se o bingo com diálogo entre a letra e o que conhecem com ela, relacionando a brincadeira com o cotidiano deles.

Março
21/03/2017

Neste dia juntamente com a coordenadora Gislene Camargo as bolsistas debateram sobre suas primeiras impressões em relação ao primeiro dia de atuação nas escolas. Após esse momento de debate as bolsistas apresentaram seus relatos de experiência do ano de 2016 no subprojeto PIBID.

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Março
20/03/2017



Tema: Identidade

Nome da Brincadeira: Contação de História "NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”

Objetivo:
 Trabalhar a Identidade e as diferenças. Cada um tem sua identidade, e todos somos diferentes.

Descrição: Nesse dia contamos a história “NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”,  a mesma foi contada por meio da sombrinha literária, e com a ajuda das  crianças  na hora de fazer a mágica para que a história aparece-se, os mesmos ficaram encantados. E quando foi feito o questionamento todos souberam responder. A história relata que não somos iguais no caso da história a girafa (Nina) não era igual, e que mesmo não sendo igual ela tinha sua identidade e seu lugar no mundo, todas as conheceram por suas característica de uma boa treinadora, e todas as sua amigas passaram a respeitar a girafa Nina.

E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

Março
20/03/2017


Tema: A caça ao tesouro.

Objetivo: Explorar a história “A arca de Noé” através da música.

Descrição: Neste dia, levamos a música “A arca de Noé” de Toquinho. Inicialmente, foi distribuída a letra da música para cada criança, apresentamos seu cantor e sua estrutura, a qual contém 12 estrofes. Em seguida, ouvimos e conversamos sobre a mesma. Diante algumas dúvidas e estranhamento das crianças em relação algumas palavras, pedimos para que fizessem a leitura individual e silenciosa e sublinhassem as palavras que não entendiam, para que posteriormente pudéssemos procurar no dicionário seus significados.
Após os esclarecimentos necessários, realizamos a atividade: “A caça pela música”. A turma foi divida em 3 grupos, sendo 2 deles com 4 integrantes e 1 com 5 integrantes. A música foi dividida pelas estrofes, resultando em 12 partes, e escondido pelo pátio da escola. As crianças ficaram animadas com a atividade e foram muito participativas. Correram pelo pátio com olhar atento para todos os espaços da escola, e ao achar uma estrofe comemoravam contentes. A busca pelas estrofes da música durou aproximadamente 10 minutos, pois as crianças eram rápidas e ágeis. Retornando para a sala, cada grupo se reuniu para ver as estrofes que tinham encontrado. Com o auxilio da letra da música completa e das pibidianas, as crianças iam procurando a sequência correta das estrofes, ao encontrá-las foi feita a leitura e colada em um papel pardo. Quando todas as estrofes foram coladas, as crianças decoraram o papel para colocá-lo em exposição.    

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Março
16/03/2017

Tema: Apresentação

Nome da brincadeira: Dinâmica do cachorro de pelúcia

Objetivo: Conhecer a professora supervisora e as crianças

Descrição: Apresentamos o cachorro de pelúcia com o nome de Ted para as crianças. Solicitamos para formar um grande círculo, em que o brinquedo de pelúcia passou de mão-em-mão, nos incluindo na brincadeira. Então, cada criança apresentou-se ao cachorro e ficou livre para fazer nele o que estivesse com vontade. Algumas abraçaram, outras fizeram carinho, outras rejeitaram.
Na primeira turma da Educação Infantil (2 a 3 anos) nem todos conseguiram participar, logo improvisamos cantigas e obteve a participação do grupo.
Na segunda turma da Educação Infantil (4 a 5 anos) todos participaram e souberam dizer seus nomes.

E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

Março
15/03/2017

Tema: Apresentação

Brincadeira: “Eu sou ...., e você quem é?”

Objetivos: Conhecer as crianças; Apresentar as bolsistas;

Descrição: Inicialmente as crianças foram levadas para o pátio e organizadas em forma de roda, para que a brincadeira fosse explicada e realizada. Após a explicação, as crianças juntamente das bolsistas e a professora mantiveram-se em roda com as mãos unidas, sendo uma por cima e outra por baixo das mãos do colega. A brincadeira iniciou por uma bolsista que perguntou ao aluno do lado esquerdo “Eu sou Luana, e você quem é?” e assim sucessivamente até que chegasse na mesma. Acabada a brincadeira, foi dada uma lembrança aos alunos que posteriormente voltaram para a sala de aula e tiveram um  acompanhamento das bolsistas até o fim do período, auxiliando a professora e reconhecendo as especificidades da turma .

E.M.E.I.E.F PE Paulo Petruzzellis

Março
13/03/2017
                               

Tema: Conhecendo as crianças 

Nome da Brincadeira: Piquenique da Apresentação

Objetivo: Conhecer as crianças e a professora, e nos apresentar aos mesmos;

Descrição: Nosso primeiro dia no PIBID foi conhecer as crianças por meio de um piquenique no bosque. Realizamos uma brincadeira do “Bom dia” com o objetivo de conhecê-los melhor, percebendo como está a audição, memória e concentração. Durante essa brincadeira as crianças tinham que acertar o nome do colega que estava falando “bom dia”  a mesma encontrava-se de olhos vendados, quem acertava passava a vez. Foi um dia muito divertido, conversamos bastante, falamos um pouquinho de nós e contamos porque estávamos ali. Fomos bem recebidas pelas crianças, professoras e todos da instituição!!!

E.M.E.I.E.F Acácio Alfredo Villain

Março
13/03/2017

Tema: Apresentação da turma e das pibidianas.

Objetivo: Conhecer os alunos e nos apresentar através de uma dinâmica.

Descrição: Neste dia, nós retornamos às atividades na escola EMEIEF Acácio Alfredo Villain. Para nos apresentar e conhecer as crianças, preparamos uma dinâmica. Inicialmente foi feito a leitura do livro “Mundo de Coisas” de Marcelo Xavier, o qual apresenta de maneira divertida, diversos objetos e suas respectivas utilidades. Após, disponibilizamos em uma mesa os objetos mencionados na história, com o objetivo de que cada criança escolhesse determinado objeto, dizendo o porquê e em seguida se apresentando. As crianças gostaram da dinâmica e estavam dispostas para participar, escolheram distintos objetos, entre eles: “urso, porque gosto de brincar”, “dinheiro porque da para comprar as coisas” e “travesseiro porque gosto de dormir”.

Março
07/03/2017

Neste dia as bolsistas retornaram para suas atividades na UNESC, houveram as apresentações das bolsistas e a distribuição dos grupos para atuarem nas escolas. Também foram debatidos temas sobre as suas perspectivas e expectativas em relação ao projeto PIBID para este ano de dois mil e dezessete. Por fim as bolsistas começaram a preparar seus planejamentos para a sala de aula.